TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas – Motivação e Satisfação Profissional

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão de Pessoas – Motivação e Satisfação Profissional

3º Administração – Trabalho de Estatística

Nova Odessa-SP

Resumo

O motivo deste trabalho foi estudar aspectos relacionados à motivação dos colaboradores e satisfação profissional no município de Campinas. Mediante uma sociedade onde as organizações estão passando por grandes transformações, a questão motivar pessoas está em alta, ou seja, motivar é ter motivos. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para quem quer vencer, para se dedicar aquilo que faz em busca de resultados.

Ao longo deste trabalho serão apresentados no referencial teórico os conceitos de motivação e satisfação profissional. A metodologia trás os métodos que foram utilizados para a realização da pesquisa de campo. Resultados e discussões apresentará os gráficos com as respostas dos entrevistados e análises. E por fim a conclusão do trabalho em relação a toda a pesquisa e os dados coletados.

Índice

Introdução 2

Referencial teórico 4

Metodologia 9

Resultados e Discussões 11

Conclusão 12

Introdução

Todo gerente, diretor, ou gestor que exerce atividades de liderança dentro de sua empresa, está diariamente buscando soluções para tornar as equipes mais produtivas, focadas nas metas da área em que atuam, e principalmente, comprometidas com os objetivos estratégicos da organização. E, quando falamos em produtividade, foco e comprometimento, estamos lidando basicamente com a motivação das pessoas.

Cada vez mais ter empregados satisfeitos e motivados tornou-se algo essencial para qualquer organização, pois é através dos mesmos que as empresas buscarão alcançar seus objetivos perante a rivalidade do mundo dos negócios. Estar preparada para isso é essencial para qualquer empresa que pense em sobreviver dentro de um mercado que a cada ano que se passa se torna mais concorrido. Ter empregados trabalhando com alegria, dedicação, comprometimento e orgulho é saber que se têm pessoas satisfeitas, motivadas e dispostas a dar o melhor de si em prol da empresa.

Segundo Chiavenato (2002), a motivação acontece com o surgimento de necessidades. Toda vez que surge uma necessidade se rompe o estado de equilíbrio criando uma insatisfação. Satisfeita essa necessidade, o organismo volta ao seu ambiente habitual.

É necessário as organizações entender quais os possíveis motivos que levam os colaboradores a desempenhar seus papéis sem grandes expectativas, interferindo em uma boa execução de suas atividades. As metas estabelecidas pela organização só serão realizadas com o auxílio e supervisão dos gestores que trabalham juntos ao indivíduo podendo assim analisar cada insatisfação.

Esta pesquisa explorou a motivação e satisfação profissional dentro da gestão de pessoas, onde serão apresentados dados estatísticos, bem como demonstrações em gráficos da pesquisa em campo, realizada para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em diferentes aspectos.

O referencial teórico apresenta conceitos e definições de autores renomados sobre o assunto, também mostra situações cotidianas e problemas decorrentes da insatisfação dos colaboradores em relação a empresa.

A metodologia esclarece quais foram os métodos utilizados para a realização da pesquisa e coletas de dados, assim como toda a parte teórica do trabalho.

Em resultados e discussões serão apresentados os gráficos elaborados através do resultado da pesquisa e resolução do questionário em anexo.

A conclusão do trabalho traz a junção dos resultados percebidos ao fim do projeto.

Referencial Teórico

Percebe-se que nunca, na história das organizações, houve tanta preocupação com o bem estar das pessoas e a valorização das mesmas. A evolução do comportamento humano tem se dado justamente ao sucesso das empresas e compreender essa evolução é essencial para os novos e modernos gestores. A satisfação tem se tornado foco e grande ferramenta na gestão moderna, uma vez que, vem-se concluindo e reafirmando que por mais que a tecnologia avance e precise avançar, as pessoas ainda são e sempre serão os grandes vetores que geram energia para o motor organizacional funcionar.

Como vimos, uma das características essenciais para um ótimo alcance de metas, sem dúvidas, é a motivação, porém um complemento para os resultados de uma motivação que podemos perceber imediatamente é o grau de satisfação que os colaboradores possuem no trabalho.

Não há uma ótima motivação se a satisfação no trabalho não for tratada com importância pela empresa. Conforme Keith Davids & John W. Newstrom (1992), “satisfação no trabalho é um conjunto de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis com os quais os empregados veem seu trabalho. Como qualquer outro tipo de atitude, é geralmente formada durante um determinado período de tempo, na medida em que o empregado vai obtendo informações sobre o ambiente.”

Uma boa satisfação começa pelo ambiente de trabalho, o conforto, a liberdade de expressão para trabalhar, os relacionamentos interpessoais e a política da organização. Quando se fala em ambiente de trabalho, a primeira coisa que vem à mente dos administradores é: O ambiente de trabalho nunca deve ser sempre o mesmo, pois as necessidades da empresa mudam com o passar do tempo e também as necessidades de cada indivíduo mudam constantemente, portanto esse ambiente deve ser sempre satisfatório para os colaboradores, ser flexível e aberto para novos desafios e tarefas, pois satisfazendo o colaborador, a empresa construirá o seu sucesso.

Satisfação no trabalho representa uma parcela da satisfação com a vida. Mas essa satisfação dentro da empresa depende de muitos fatores, entre eles: organização, respeito, responsabilidades, dedicação, comprometimento e muita das vezes de um planejamento estratégico eficiente.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com