TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Para uma empresa ser uma empresa de sucesso é preciso ter sua organização nos seus três segmentos níveis institucional, intermediário e operacional, organização essa que pode ser formal e informal.

Partindo da organização institucional engloba o desenho operacional onde se aborda configurações da estrutura da empresa e dos processos utilizados para fazê-lo funcional e alcançar seus objetivos; portanto, o desenho organizacional não é só um meio para programar uma estratégia empresarial, mas é uma importante parte dela. A principal característica do desenho organizacional é diferenciação; formalização; centralização; e integração.

O desenho organizacional é afetado pelos objetivos empresariais, tecnologia utilizada, ambiente de tarefas e pela estratégia empresarial; um ou outro desses fatores pode prevalecer sobre os demais, mas todos eles, em conjunto, contribuem sistematicamente para as escolhas estratégicas do desenho organizacional seus modelos mais importantes são organização linear; organização funcional e organização de linha-staff, esta ultima compatibilizada unidades de linha com áreas de apoio e suporte técnico. Cada um desses tipos de estrutura organizacional apresenta características próprias, vantagens e desvantagens. A estrutura matricial é uma decorrência da complexidade e da incerteza que reina no ambiente da empresa. A advocacia representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável como resposta rápida e profundas mudanças que ocorrem no ambiente. A estrutura de rede constitui um tipo de estrutura com elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negocio.

Já o desenho departamental esta relacionado com o nível intermediário da empresa, e tem na empresa uma divisão em departamentos; a palavra departamento relaciona uma área ou um segmento diferente da empresa sobre qual o administrador tem autoridade para desempenhar uma atividade especifica; e suas principais tipos são; funcional; por produtos ou serviços; pó base territorial; por clientela e por processo.

E no sistema operacional engloba a modelagem do trabalho onde é atribuído as pessoas suas funções, em geral a modelagem do trabalho ainda é feito pelo velho e tradicional conceito de cargo, o desenho de cargo e tarefas se refere a divisão do trabalho e consequentemente a diferenciação e a integração existente no nível operacional da empresa.

ETAPA 4

Passo 2

Toda empresa possui missão, propósitos, macro estratégias, macro políticas, objetivos, desafios, estratégias, políticas, projetos, e, para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa respeitando determinadas normas e procedimentos, decomponha, seus objetivos até serem transformados em ações e resultados.

O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de planejamento estratégico é acompanhar o desempenho do sistema através de comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa.

Controle pode ser definido como função do processo administrativo, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos, procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com