TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                   UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ELIENICE SANTANA S. OLIVEIRARA 374843

JONAS ALGUSTO FERREIRARA  1299214072

LEONICE MARGARIDA DA CONCEIÇÃORA: 358721

MARIA APARECIDA DE F. B. OLIVEIRARA 387149

STEFÂNIA CRISTINA A. OLIVEIRARA 349208

GESTÃO DE PROJEOS

Uberlândia-MG

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        EMPRESA        

3.        LAYOUTIZAÇÃO        

4.        APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE        

CONCLUSÃO        

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA.........................................................................................................................11


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de propor melhorias  em uma das principais áreas que apresentaram deficiência na administração da empresa analisada: Layoutização. As sugestões exibidas para esta área objetivam-se uma maior eficiência dos fluxos de trabalho, melhorando também a própria aparência do local.

A área de Layoutização possibilita à empresa encontrar uma disposição racional dos seus móveis e equipamentos em relação ao fluxo do processo. Isso faz com que o cliente tenha uma melhor percepção da empresa, ao entrar em seu ambiente, através de uma composição harmônica entre fachada, layout, atendimento e serviços prestados.

  1. EMPRESA

A empresa Elienice Santana de Oliveira, com o nome fantasia Molas Goiás está localizada em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, na Avenida Europa, 1550, Bairro Tibery, CEP: 38.405-088 telefones (34) 3213-7318 / 3083-2936, inscrita no CNPJ sob o número 11.184.615.0001/31.

A empresa iniciou suas atividades em 09 de setembro de 2009, cuja proprietária é a Sra. Elienice Santana da Silva Oliveira que está atuando no mercado há 4 anos. A empresa oferece serviços em geral de reparos em caminhões truck e toco de pequeno, médio e grande porte. Como o investimento era alto, a proprietária resolveu segmentar somente em prestar serviços, sem vendas de peças. Para investir nesse ramo, a Sra. Elienice Santana da Silva Oliveira, antes de começar este negócio, analisou o mercado de Uberlândia quanto à necessidade de reparos de serviços em caminhões.

Há alguns anos, o esposo da proprietária trabalhava em uma empresa do mesmo segmento, no Bairro Marta Helena, a partir daí fizeram algumas observações e percebendo que existia uma carência e deficiência em ter uma oficina prestadora de serviços de caminhões, próximo à Coca-Cola, local este onde há um grande tráfego de veículos, principalmente caminhões. Então decidiram montar seu próprio negócio, nesta localidade, contando com o apoio de seus filhos.

Segundo Longenecker (2007, p.82), “Toda empresa familiar é composta tanto por família quanto por outras pessoas. Embora ambas sejaminstituições distintas – cada qual com seu próprio membro, objetivo e valor -, elas acabam sobrepondo na empresa familiar”. A empresa Molas Goiás, por ser uma empresa familiar, tem dificuldades na tomada de certas decisões como, por exemplo, gastos, horários, etc. e para que a empresa possa cumprir os seus compromissos, a proprietária faz o possível para não afetar o desempenho dos colaboradores, contornando as situações quando elas aparecem, sejam elas, insatisfação de clientes, desentendimentos, buscando sempre resolver os problemas no momento de sua ocorrência.

“A necessidade de uma boa gestão é necessária para o sucesso de qualquer negócio, e a empresa familiar não é uma exceção” (LONGENECKER, 2007, p.92). Portanto desvios significativos por razões familiares, do que poderia ser chamado conjunto de boas práticas gerenciais servem apenas para enfraquecer o negócio.

A proprietária conhece algumas das causas que impedem o crescimento da organização e, dessa forma, toma várias decisões em relação ao padrão da organização tanto para modificá-la ou melhorá-la.

No início das atividades da empresa, o esposo da proprietária o Sr. José Wilson, era quem executava o serviço, devido à ausência de capital suficiente para contratar uma pessoa específica para cada função. Porém com o passar do tempo, a demanda foi aumentado, trazendo a necessidade de aumentar o número de colaboradores para a execução das atividades afins. Atualmente a empresa conta com a colaboração de 4 funcionários.

O mercado consumidor dos serviços da empresa Molas Goiás engloba praticamente todo o país, uma vez que os caminhões que estão em viagens e apresentam algum problema de funcionamento, nas proximidades da empresa, são direcionados à empresa. A empresa possui um capital fechado, é registrada como micro empresa e não possui sócio.

  1. LAYOUTIZAÇÃO

Uma boa layoutização possibilita uma comunicação interna e externa eficaz.  Para Maximiano (2004, p.336): “O processo de comunicação compreende a transmissão de informação e de significados. Se não há transmissão de informação ou de significado, não há comunicação”.

O projeto terá como proposta, melhoria na área de Finanças e Layoutização, causando um efeito multiplicador de aprendizado e aperfeiçoamento nos processos, em todas as áreas da organização.

A qualidade no ambiente de trabalho somente poderá ser alcançada em locais que ofereçam segurança, tanto para os homens quanto para as máquinas com os quais eles lidam. É relevante considerar as atividades que serão desenvolvidas dentro da organização, o fluxo dos processos administrativos e operacionais, ou seja, o arranjo físico funcional (layout).

Um layout funcional proporciona vantagens á todos os stakeholders da empresa, integrando todos os processos e todos os elementos envolvidos em sua execução, aumentando a produtividade e eliminando os desperdícios.

A empresa Molas Goiás está localizada na aresta na Avenida Europa, possuindo um amplo espaço físico dividido em um escritório, três banheiros e três ambientes que estocam desde ferramentas mais leves (chaves de fenda) á máquinas mais pesadas (de soldas, por exemplo). Porém o vasto ambiente não é produtivamente aproveitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com