TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  24/3/2020  •  Artigo  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Gestão de recursos humanos e gestão de pessoas é a aplicação de um conjunto de conhecimentos, no gerenciamento dos seus funcionários e dos seus contratantes. A área de gestão de recursos humanos é única e fundamental para o funcionamento saudável e para uma melhor relação entre eles.

A sua missão principal é a intermediação de seus funcionários com a empresa, fazendo com que ambos fiquem satisfeitos e atingem suas expectativas e atitudes em relação ao trabalho.

A sua importância é fundamental para qualquer empresa. Ela tem a capacidade de oferecer qualidade aos seus colaboradores, escolher entre as melhores opções para os mesmos, além de todo processo de seleção e relacionamento, afinal, é a responsável pelo desenvolvimento da empresa. Cada ação, atitude e decisão é o caminho para uma empresa realizada e bem reconhecida.

Desenvolvimento

Podemos dizer que ultimamente a gestão de recursos humanos evoluiu bastante, e ampliou, e muito, os direitos sociais no Brasil. Esses próprios direitos vão se transformando em respeito pelo colaborador e gestor. Não se dá mais para falar em recursos humanos sem pensar na relação amigável entre empregado e contratante, em uma boa conversa para assim chegar a uma melhor conclusão. O gerenciamento de Recursos Humanos, mais conhecido como “RH”, tem a função de negociação, cuidado e organização na empresa.

Na era da globalização, as organizações estão se tornando completamente competitivas, inovadoras e produtivas, e é nessa questão que é fundamental uma boa gestão de recursos humanos, assim preparando a sua equipe de colaboradores para sempre seguirem juntos e trazendo melhor resultado.

O papel do RH é evoluir nas organizações, agir como parceiro e sempre pensar no melhor para a sua organização, além de atuar como principal parceiro para estimular situações e motivar seus funcionários. Deve ser proativo, eficiente e sempre tomar atitudes adequadas na hora certa, para que não traga prejuízos e desmotivações. Já dizia ULRICH:

Os profissionais da área se tornam parceiros estratégicos quando participam do processo de definição da estratégia empresarial, quando fazem perguntas que convertem a estratégia em ação e quando concebem práticas de RH que se ajustam à estratégia empresarial. Como parceiros estratégicos, os profissionais de RH devem ser capazes de identificar as práticas que fazem com que a estratégia aconteça (2003, p. 43).

É indispensável uma gestão com excelentes profissionais, qualificados e dispostos a crescer ainda mais, afinal, o profissional é uma ferramenta essencial para o bom desenvolvimento dentro de qualquer setor na empresa. Para exercer sua função de maneira mais eficiente, ele precisa conhecer e entender adequadamente o seu setor e o mercado em que atua.

Os profissionais da área se tornam parceiros estratégicos quando participam do processo de definição da estratégia empresarial, quando fazem perguntas que convertem a estratégia em ação e quando concebem práticas de RH que se ajustam à estratégia empresarial. Como parceiros estratégicos, os profissionais de RH devem ser capazes de identificar as práticas que fazem com que a estratégia aconteça (ULRICH, 2003, p. 43).

O foco na administração e no RH está também na qualidade das organizações, tanto interna, quanto externa, sempre havendo satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com