TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  11/10/2021  •  Seminário  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

Insira neste quadro o resumo do seu trabalho (deve conter no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espaçamento simples, justificado, tamanho 12). O resumo deve conter o tema a ser tratado, o objetivo geral, a metodologia adotada e as conclusões.

  1. INTRODUÇÃO

Insira neste quadro a Introdução, que deve ser composta de no mínimo 5 parágrafos (elaborados por você ou com o uso de citações). A introdução é a apresentação inicial do trabalho e deve conter:

Uma breve apresentação sobre o tema estudado,

Pergunta de Pesquisa, e

Objetivo do trabalho.

[pic 2]

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

A origem da gestão de recursos humanos surgiu a partir da forma de se trabalhar no departamento pessoal, onde, “ os empregados se tornaram um fator de produção cujos custos deveriam ser administrados tão racionalmente quanto os custos dos outros fatores de produção”. (FISCHER, 2002, p. 19)

Assim dizia Chiavenato (2000), que existe uma nova forma de administrar quaisquer tipo de seguimentos. Mas, o mais importante que se administrado em grupo, com mais pessoas. Consolidar desde a empresa de pequeno porte até a de grande porte. Administrar com pessoas – considerando elas, as parceiras do negócio e não mais como apenas recursos organizacionais. Esse é o grande e importante desafio das empresa de hoje.

Pois conforme cita Toledo (1999, p. 24): “uma vez comprovadas não somente a importância da área de Recursos Humanos em si, mas também as grandes possibilidades de desenvolvimento de seus conhecimentos e técnicas, que passariam a influenciar diretamente os resultados da empresa”.

A gestão de recursos humanos foi crescendo, aperfeiçoando e agregando, cada vez mais, buscando desafios e responsabilidades que antes achavam não existir. As empresas percebendo a importância de manter um funcionário motivado, treinado e com aceitável remuneração, começaram a mudar suas estratégias organizacionais, tendo resultados agradavelmente positivos de ambos os lados.

Albuquerque (1992, p. 45) destaca os objetivos da área de recursos humanos:

O ambiente organizacional tem se tornado crescentemente complexo. Convive- se, atualmente, com uma enorme variedade de organizações, responsáveis pela fabricação e/ou comercialização de produtos e prestação de serviços, que venham a satisfazer necessidades individuais e/ou coletivas. Ao mesmo tempo, a atuação destas organizações presta-se à execução de certos objetivos, os quais orientarão a formulação de suas políticas e estratégias.

A alguns anos, o termo gestão de recursos humanos já está sendo substituído por gestão de pessoas. Segundo Gil (2001, p. 17), gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”.

Segundo Chiavenato (2005, p. 32) o termo recursos humanos ou gestão de pessoas pode ser compreendido de três formas diferentes:

RH como função ou departamento - RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, beneficios, etc;

RH como práticas de recursos humanos - RH se refere ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, beneficios, comunicação, higiene e segurança do trabalho;

RH como profissão - RH se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e beneficios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, etc.

  1. A GESTÃO DE PESSOAS

Para Chiavenato (2014), todo o administrador – sendo ele, presidente, diretor, gerente ou executivo – desempenha as quatro  funções administrativas  que constituem  o processo administrativo. Sendo elas: planejar, organizar, dirigir e controlar (IMAGEM 1). A gestão de pessoas procura sempre auxiliar o administrador a desempenhar todas essas importantes funções, porque ele não realiza todo o seu trabalho sozinho, mas com a ajuda das pessoas que fazem parte da sua equipe na organização. Alcançando dai, suas metas, seus objetivos e consequentemente, seus resultados esperados.

A gestão de pessoas é uma área ou departamento de uma organização, que é responsável pelas atividades relacionadas as pessoas que de forma, direta ou indireta, fazem parte desta organização. A organização é formada por pessoas e o desempenho das pessoas é diretamente  relacionado ao desempenho de uma organização.

Na imagem 1, pode-se identificar as quatro funções da administração.

[pic 3]

Fonte: Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/voce-conhece-as-funcoes-basicas-da-administracao-podc/

Os quatro pilares da administração, são a peça chave, para quaisquer organização, pois, compreendem um grande universo de ações que todo gestor deve utilizar para manter a organização no rumo certo.

Planejar – significa estabelecer os objetivos da organização e quais os caminhos que serão seguidos;

Organizar – é colocar em prática o que já foi planejado. Definir como será executado e dividido em cada setor da organização;

Dirigir – distribuir as tarefas influenciando e motivando os colaboradores de forma positiva;

Controlar –  Oliveira (2005, p. 427) “ Controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.”

  1. A GESTÃO DA QUALIDADE

De acordo com, Campos (2004, p. 31) “o grande objetivo das organizações humanas é atender as necessidades do ser humano na sua luta pela sobrevivência na terra” , a qualidade dos produtos e serviços, era a maior preocupação das organizações, o intuito era atender de forma perfeita, confiável e segura, todas as necessidades dos clientes, internos e externos.

Já dizia Moller (1999, p.21) “a qualidade não começa com algo, mas, sim com alguém”

A importante característica da qualidade é que ela possui a ação do homem, resultando positivamente em uma construção, participação e inovação da perfeição dessa qualidade. Para Moller (1994) o que é importante não é apenas a qualidade dos produtos e serviços, mas sim, a qualidade das pessoas que fazem esses produtos e prestam esses serviços. A qualidade do produto e do serviço depende, exclusivamente, dos esforços dos indivíduos e/ou grupos.

Assim, compreende-se que todo esse processo tem como ponto de partida a valorização dos funcionários e dos profissionais, com o desenvolvimento dos recursos humanos e através da utilização de programas voltados para o desenvolvimento da qualidade na execução da tarefas, desses funcionários. Na premissa de, humanizar as relações de trabalho, proporcionando  condições adequadas, para que o funcionário, desenvolva a si e posterirormente, engaje a empresa.

É certamente impossível falar sobre estão da qualidade, sem apontar os grandes autores, que contribuíram significadamente neste movimento. Chamados de "gurus da qualidade", Juran e Deming foram os pioneiros do movimento da qualidade.

De acordo com Juran (1993), um dos inúmeros significados de qualidade é o desempenho do seu produto. Esse desempenho resulta das características do produto que proporcionam a satisfação com o produto que leva os clientes a comprá-lo. Outro significado de qualidade é a inexistencia de deficiências. Porque, as deficiências de um produto criam a insatisfação dele, e isso, acarreta negativamente aos clientes a reclamação.

Deming (1986) apresenta os quatorze pontos para a execução de exemplar qualidade:

1. Criar constância de propósitos na melhoria contínua de produtos e serviços;

2. Adoção de uma nova filosofia;

3. Não depender da inspeção em massa;

4. Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços;

5. Melhorar continuamente o sistema de produção e serviços;

6. Instituir o treinamento profissional do pessoal;

7. Instituir a liderança;

8. Eliminar o medo;

9. Romper as barreiras entre os departamentos;

10. Eliminar "slogans" e exortações para o pessoal;

11. Eliminar quotas numéricas;

12. Remover barreiras ao orgulho do trabalho bem realizado;

13. Instituir um vigoroso programa de educação e reciclagem nos novos métodos;

14. Planos de ação: agir no sentido de concretizar a transformação desejada.

  1. A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

Chiavenato (2005, p. 11), se refere a importância da gestão de pessoas e recursos humanos, afirmando que:

Quando uma organização está voltada para as pessoas, a sua filosofia global e a cultura organizacional passam a refletir essa crença. A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. Os nomes – como departamento pessoas, relações industriais, recursos humanos – são utilizados para descrever a unidade, departamento ou equipe relacionada com a gestão de pessoas. Cada qual reflete uma maneira de lidar com as pessoas. O termo Administração de Recursos Humanos (ARH) ou (RH) ainda é o mais comum de todos.

Insira neste campo NO MÍNIMO DEZ PARÁGRAFOS de fundamentação teórica para o seu trabalho.

Você poderá intercalar os parágrafos em: citação direta curta, citação direta longa, ou ainda citação indireta (todas devem ser devidamente citadas)

Importante:  Deverá constar na fundamentação teórica, no mínimo uma citação de cada tipo, sendo elas: [pic 4]

- Uma citação direta curta;

- Uma citação direta longa, e

- Uma citação indireta.

Totalizando ao final dez parágrafos.

As citações utilizadas devem ser retiradas de livros e artigos científicos.

Além da parte textual, você deverá inserir um gráfico/ tabela/ imagem que esteja relacionada com o conteúdo. Em seguida descreva e disserte sobre o gráfico/tabela/imagem apresentado.

Lembre-se de inserir o título e fonte da imagem. (Veja um exemplo na trilha de aprendizagem)

3. METODOLOGIA

Insira neste campo sua metodologia, que é a parte em que é feita uma descrição minuciosa e rigorosa do objeto de estudo e das técnicas utilizadas nas atividades de pesquisa.

[pic 5]

         

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com