TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conhecimento e vantagem competitiva

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNI

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MariaLací Serafim

Belo Horizonte

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNI

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

No presente trabalho do segundo módulo do curso de gestão de Recursos Humanos da matéria Planejamento Estratégico apresenta uma resenha crítica sobre: Gestão de conhecimento como vantagem competitiva.

                                                 Orientador (a):Rodrigo Costa.

Belo Horizonte

2015

GESTÂO DE CONHECIMENTO COMO VANTAGEM COMPETITIVA

  Gestão de conhecimento é um conjunto de processos e sistemas que enriquecem o capital intelectual de uma organização, gerando vantagem competitiva. A estratégia transforma bens intelectuais da organização informações registradas e talentos de seus membros em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade. Para alcançar seus objetivos é preciso ter uma visão macro da organização e sua ambiência. O conhecimento está dentro da cabeça das pessoas (conhecimento é poder).

   Utilizando a gestão de conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento dos seus colaboradores, os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho fui com maior eficiência qualidade e educação. De forma geral, acredita-se que boa prática de gestão do conhecimento influência direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização. O papel do RH nos elementos da gestão do conhecimento usam alguns métodos;

 _padronização (uso de códigos e regimentos)

 _conversão do conhecimento(compartilhamento)

 _modelo de gestão (gestão por competência)

 _objetivos e metas. A gestão de conhecimento como vantagem competitiva, agilidade e segurança na tomada de decisão, inovação, conhecer os pontos fortes e fracos da organização, melhoria na capacidade de atrair profissionais alinhados aos objetivos organizacionais. Observar o máximo de ideias que as pessoas tem aí a junção destas ideias que vão trazer inovação, nós estamos na era da economia do conhecimento, criar um produto novo, saber qual é a essência da necessidade daquele cliente. A missão da Disney, é vender sonhos, o foco deles não e visar só o lucro e sim proporcionar diversão, alegria para as pessoas que vão visitar a Disney. Maioria das pessoas crianças, adultos independentemente da idade saem de lá encantados com o desejo de voltar no ano seguinte (no caso de estrangeiros).

 

Existem dois tipos de conhecimentos, explicito e tácito: o explicito é aquele fica claro e o tácito são experiências que está dentro de cada pessoa, o que elas sabem fazer, seus valores etc.

A google por exemplo é uma bela empresa para se trabalhar ela se preocupa com o bem estar dos funcionários, tem um ambiente que propicia as pessoas condições favoráveis a geração e/ ou ampliação de conhecimentos. Fazer processo de socialização, com os funcionários, brincadeiras, você também aprende pela observação pelo conhecimento da pessoa (no caso do treinamento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com