Big Data e Gestão do Conhecimento Como Vantagem Competitiva
Por: JorgeGomes • 29/1/2017 • Artigo • 5.079 Palavras (21 Páginas) • 468 Visualizações
Big Data e Gestão do Conhecimento
Como Vantagem Competitiva
- Jorge Gomes da Silva e José Gabriel Santana da Silva
Faculdade Estácio de Sá do Recife, Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678
- Ivaldir Junior
Faculdade Estácio de Sá do Recife, Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678
Resumo – A Informação está presente ao nosso redor em diferentes tipos e formas. Extensas quantidades de informações são produzidas diariamente em grande variedade. A informação desempenha papel decisivo para as pessoas e também para as corporações, sua sobrevivência no ambiente competitivo requer a possibilidade de possuir a informação certa no momento certo. Atualmente, o Big Data é, sem dúvida, um tema forte para se discutir, principalmente pelo fato de obter o desenvolvimento de novas tecnologias, tornando possível analisar todos os dados disponíveis mesmo em constante crescimento e de imenso acumulo de informação. No entanto, a imensa quantidade de dados coloca uma grande oportunidade e um grande desafio ao mesmo tempo, como não apenas na confiança em processá-lo, mas sim de como ele pode ser transformado em significativa do conhecimento que pode ser utilizado para tomar decisões inteligentes, daí que se aplica a Gestão do conhecimento, a fim de criar valor a partir de Big Data. O objetivo deste artigo é explorar como as pesquisas relacionam Big Data e Gestão do conhecimento como vantagem competitiva. Existe uma necessidade em crescimento das organizações buscarem novas formas de sondar e processar o grande volume de dados desordenados que não podem ser analisados pelos métodos tradicionais para gerar informações e conhecimento. Assim, para cumprir o objetivo apresentado foi executada uma verificação sistematizada de literatura, considerando artigos publicados no enfoque em vantagem competitiva, que proporciona a disponibilização das informações para as organizações com qualidade, rapidez e segurança, como ferramenta de uso estratégico.
Palavras-chaves - Big Data, Gestão do conhecimento, Decisão, Tecnologia, Estratégia, Negócios, Competitividade.
- Introdução
O Big Data e a Gestão do Conhecimento como vantagem competitiva são ferramentas estratégicas voltadas para o posicionamento mercadológico, inclusive na atribuição de valor. Na verdade, o Big Data desempenha um novo tempo na análise de dados e utilização, mudando assim a maneira de fazer as coisas no futuro, com seus três fatores volume, variedade e velocidade (DAVENPORT; BARTH; BEAN, 2012; ZIKOPOULOS, 2012), que definem Big Data como grande volume de dados estruturados ou não de várias fontes. O propósito da Gestão do conhecimento ao longo dos anos tem sido a competência de agregar informações de várias perspectivas para fornecer os conhecimentos necessários para a tomada de decisões (LAMONT; 2012).
O método de uma estratégia sustentável é a relação entre conhecimento, informação e dados proposto por (CHOO; 2006), afirmando que o conhecimento é a utilização das informações e dados, ou seja, o conhecimento tem como embasamento a coleta de dados e informações. Tanto que, a Big Data e Gestão do Conhecimento além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades organizacionais buscando sempre a vantagem competitiva (AL-AMMARY; 2014).
Devido às condições do mercado, um fator que permanece em evidência é que várias organizações ainda não sabem analisar grande dados e informações para gerar vantagem competitiva. É onde entra a Big Data e a Gestão do conhecimento que se apresentam como as principais responsáveis pela melhora da avaliação organizacional, a ponto de garantir as melhores tomadas de decisões, gerando menores custos e promovendo e impulsionando a vantagem competitiva organizacional. Portanto, buscou-se reunir dados e informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como conseguir vantagem competitiva?
O objetivo das estratégias de Big Data e Gestão do Conhecimento visa alcançar justamente a vantagem competitiva. Isso, porque à medida que as organizações passam a se identificarem com o grande volume de dados e informações a fim de gerar conhecimento com valor organizacional (ERICKSON; ROTHBERG; 2014). Logo, a Big Data pode cooperar para com a Gestão do Conhecimento nas organizações sendo entendida como um conjunto de processos que visam à criação, armazenamento, compartilhamento e utilização do conhecimento (CHYI LEE; YANG, 2000).
Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais variados ramos, as organizações buscam se destacar pela qualidade de seus serviços ou produtos. Nesse contexto, a proposta deste trabalho visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias para à tomada de decisão gerando vantagem competitiva organizacional, baseando-se em concepções do Big Data voltados às estratégias ligadas diretamente com a Gestão do Conhecimento.
Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, nessas analises adotamos o estudo sistematicamente apresentado por (WOLFSWINKEL; 2013). Que visa cinco passos do método para revisão da literatura. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas da Big Data e Gestão do Conhecimento como vantagem competitiva.
O presente trabalho estrutura-se em cinco capítulos, apresentando-se no primeiro como uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho. No segundo capítulo será exibido o referencial teórico abordando Big Data e Gestão do Conhecimento com vantagem competitiva. O terceiro será retratado o método selecionado desta pesquisa. No capítulo quatro a discussão dos resultados da pesquisa. No quinto são trazidas as reflexões finais.
II. REFERÊNCIAL TEÓRICO
Esta seção destina-se a aprofundar o estudo das duas áreas do presente artigo, a Big Data e a Gestão de Conhecimento, abordando neste contexto como vantagem competitiva organizacional.
2.1 BIG DATA
Inicialmente, o quadro I aponta quatro autores que foram pesquisados, com suas definições de Big Data servindo como embasamento na presente pesquisa.
Quadro I – Definições de Big Data
| Autores | Definições | 
| Zikopoulos et al (2012) | São informações que não podem ser processados ou analisados por meio de processos ou ferramentas tradicionais. | 
| Kim, Trimi, e JiHyong (2014) | Trata-se de um termo geral para a enorme quantidade de dados digitais coletados a partir de todos os tipos de fontes. | 
| Mahrt e Scharkow (2013) | Denotam um maior conjunto de dados ao longo do tempo, conjuntos de dados estes que são grandes demais para serem manipulados por infraestruturas de armazenamento e processamento regulares. | 
| Davenport (2012) e Kwon (2014) | Dados demasiadamente volumosos ou muito desestruturados para serem gerenciados e analisados através de meios tradicionais. | 
Fonte: (Adaptado de Freitas e Maçada; 2014).
...
