TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Big Data e Gestão do Conhecimento Como Vantagem Competitiva

Por:   •  29/1/2017  •  Artigo  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 21

Big Data e Gestão do Conhecimento

Como Vantagem Competitiva

  1. Jorge Gomes da Silva e José Gabriel Santana da Silva

Faculdade Estácio de Sá do Recife, Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678

  1. Ivaldir Junior

Faculdade Estácio de Sá do Recife, Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678

Resumo – A Informação está presente ao nosso redor em diferentes tipos e formas. Extensas quantidades de informações são produzidas diariamente em grande variedade. A informação desempenha papel decisivo para as pessoas e também para as corporações, sua sobrevivência no ambiente competitivo requer a possibilidade de possuir a informação certa no momento certo. Atualmente, o Big Data é, sem dúvida, um tema forte para se discutir, principalmente pelo fato de obter o desenvolvimento de novas tecnologias, tornando possível analisar todos os dados disponíveis mesmo em constante crescimento e de imenso acumulo de informação. No entanto, a imensa quantidade de dados coloca uma grande oportunidade e um grande desafio ao mesmo tempo, como não apenas na confiança em processá-lo, mas sim de como ele pode ser transformado em significativa do conhecimento que pode ser utilizado para tomar decisões inteligentes, daí que se aplica a Gestão do conhecimento, a fim de criar valor a partir de Big Data. O objetivo deste artigo é explorar como as pesquisas relacionam Big Data e Gestão do conhecimento como vantagem competitiva. Existe uma necessidade em crescimento das organizações buscarem novas formas de sondar e processar o grande volume de dados desordenados que não podem ser analisados pelos métodos tradicionais para gerar informações e conhecimento. Assim, para cumprir o objetivo apresentado foi executada uma verificação sistematizada de literatura, considerando artigos publicados no enfoque em vantagem competitiva, que proporciona a disponibilização das informações para as organizações com qualidade, rapidez e segurança, como ferramenta de uso estratégico.

 

Palavras-chaves - Big Data, Gestão do conhecimento, Decisão, Tecnologia, Estratégia, Negócios, Competitividade.

  1. Introdução

   O Big Data e a Gestão do Conhecimento como vantagem competitiva são ferramentas estratégicas voltadas para o posicionamento mercadológico, inclusive na atribuição de valor. Na verdade, o Big Data desempenha um novo tempo na análise de dados e utilização, mudando assim a maneira de fazer as coisas no futuro, com seus três fatores volume, variedade e velocidade (DAVENPORT; BARTH; BEAN, 2012; ZIKOPOULOS, 2012), que definem Big Data como grande volume de dados estruturados ou não de várias fontes. O propósito da Gestão do conhecimento ao longo dos anos tem sido a competência de agregar informações de várias perspectivas para fornecer os conhecimentos necessários para a tomada de decisões (LAMONT; 2012).

  O método de uma estratégia sustentável é a relação entre conhecimento, informação e dados proposto por (CHOO; 2006), afirmando que o conhecimento é a utilização das informações e dados, ou seja, o conhecimento tem como embasamento a coleta de dados e informações. Tanto que, a Big Data e Gestão do Conhecimento além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades organizacionais buscando sempre a vantagem competitiva (AL-AMMARY; 2014).

 

 Devido às condições do mercado, um fator que permanece em evidência é que várias organizações ainda não sabem analisar grande dados e informações para gerar vantagem competitiva. É onde entra a Big Data e a Gestão do conhecimento que se apresentam como as principais responsáveis pela melhora da avaliação organizacional, a ponto de garantir as melhores tomadas de decisões, gerando menores custos e promovendo e impulsionando a vantagem competitiva organizacional. Portanto, buscou-se reunir dados e informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como conseguir vantagem competitiva?

   O objetivo das estratégias de Big Data e Gestão do Conhecimento visa alcançar justamente a vantagem competitiva. Isso, porque à medida que as organizações passam a se identificarem com o grande volume de dados e informações a fim de gerar conhecimento com valor organizacional (ERICKSON; ROTHBERG; 2014). Logo, a Big Data pode cooperar para com a Gestão do Conhecimento nas organizações sendo entendida como um conjunto de processos que visam à criação, armazenamento, compartilhamento e utilização do conhecimento (CHYI LEE; YANG, 2000).

   Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais variados ramos, as organizações buscam se destacar pela qualidade de seus serviços ou produtos. Nesse contexto, a proposta deste trabalho visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias para à tomada de decisão gerando vantagem competitiva organizacional, baseando-se em concepções do Big Data voltados às estratégias ligadas diretamente com a Gestão do Conhecimento.

   Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, nessas analises adotamos o estudo sistematicamente apresentado por (WOLFSWINKEL; 2013). Que visa cinco passos do método para revisão da literatura. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas da Big Data e Gestão do Conhecimento como vantagem competitiva.

   O presente trabalho estrutura-se em cinco capítulos, apresentando-se no primeiro como uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho. No segundo capítulo será exibido o referencial teórico abordando Big Data e Gestão do Conhecimento com vantagem competitiva. O terceiro será retratado o método selecionado desta pesquisa. No capítulo quatro a discussão dos resultados da pesquisa. No quinto são trazidas as reflexões finais.

II. REFERÊNCIAL TEÓRICO

   Esta seção destina-se a aprofundar o estudo das duas áreas do presente artigo, a Big Data e a Gestão de Conhecimento, abordando neste contexto como vantagem competitiva organizacional.

2.1 BIG DATA

  Inicialmente, o quadro I aponta quatro autores que foram pesquisados, com suas definições de Big Data servindo como embasamento na presente pesquisa.

Quadro I – Definições de Big Data

Autores

Definições

Zikopoulos et al (2012)

São informações que não podem ser processados ou analisados por meio de processos ou ferramentas tradicionais.

Kim, Trimi, e JiHyong (2014)

Trata-se de um termo geral para a enorme quantidade de dados digitais coletados a partir de todos os tipos de fontes.

Mahrt e Scharkow (2013)

Denotam um maior conjunto de dados ao longo do tempo, conjuntos de dados estes que são grandes demais para serem manipulados por infraestruturas de armazenamento e processamento regulares.

Davenport (2012) e Kwon (2014)

Dados demasiadamente volumosos ou muito desestruturados para serem gerenciados e analisados através de meios tradicionais.

Fonte: (Adaptado de Freitas e Maçada; 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com