TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de frotas

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus Uberlândia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ALICE MARIANA REIS

CLEUBER CÂNDIDO DA SILVA

DEIVID BORGES RIBEIRO

HENRIQUE SAVOY COSTA

MARIA LUIZA FREITAS LEMES

        MATEUS RODRIGUES MOREIRA        

NAIARA RESENDE CAVALARO

GESTÃO DE FROTAS

SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS – PERÍODO ANUAL

UBERLÂNDIA – MG

2016[pic 2]

ALICE MARIANA REIS

CLEUBER CÂNDIDO DA SILVA

DEIVID BORGES RIBEIRO

HENRIQUE SAVOY COSTA

MARIA LUIZA FREITAS LEMES

MATEUS RODRIGUES MOREIRA

NAIARA RESENDE CAVALARO

GESTÃO DE FROTAS

SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS – PERÍODO ANUAL

Trabalho realizado para determinar se a vida econômica da frota de cinco pá-carregadeiras pertencente a uma empresa não especificada está próxima de ser alcançada ou se já foi ultrapassada através métodos CAUE medindo a periodicidade total anual, e CAUE total.  Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Orientador: Bruno Roberto Martins Arantes

UBERLÂNDIA – MG[pic 3]

2016[pic 4]

ALICE MARIANA REIS

CLEUBER CÂNDIDO DA SILVA

DEIVID BORGES RIBEIRO

HENRIQUE COSTA SAVOY

MARIA LUIZA FREITAS LEMES

MATEUS RODRIGUES MOREIRA

NAIARA RESENDE CAVALARO

GESTÃO DE FROTAS

SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULOS – PERÍODO ANUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da matéria Gestão de Frotas na Instituição Federal do Triângulo Mineiro, que foi avaliado e aprovado pelo professor examinador, em __/__/__.

[pic 5]

Prof. Bruno Roberto Martins Arantes - Orientador

Lista de Tabelas

 Tabela 1 - Valores de mercado da pá-carregadeira PC-050 ao final de cada semestre (R$).        9

Tabela 2 -  Gastos com a pá-carregadeira PC-050 (R$).        9

Tabela 3 - Cálculo CAUEt– Pá-carregadeira PC-050..        11

Tabela 4 - Cálculo CAUEt– Pá-carregadeira PC-050..        12

Lista de Ilustrações

 Imagem 1: Exemplo de software de roteirização..        6

 Imagem 2: Exemplo de dimensionamento de frotas.......................................................7

[pic 6]

SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO        

2 O CASO EM ESTUDO        

3 METODOLOGIA        

4 RESULTADOS        

5 CONCLUSÃO        

6 REFERÊNCIAS        

[pic 7]

1 INTRODUÇÃO

O termo gestão de frotas representa a atividade de reger, administrar ou gerenciar um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa. Esta tarefa tem uma abrangência bastante ampla e envolve diferentes serviços, como dimensionamento, especificação de equipamentos, roteirização, custos, manutenção e renovação de veículos, entre outros (VALENTE,2011).

Há um ditado popular, que fala “se está na mão, veio de caminhão”, portanto em todo produto consumido ou serviço prestado tem necessariamente que depender de algum veículo, seja ele transporte ou suporte.

A gestão de frotas é um ramo de conhecimento extenso, de grande aplicação e suma importância na economia do nosso país, tendo em vista que a matriz de transportes do nosso país é fortemente apoiada no transporte rodoviário. Uma correta gestão de uma frota contribui para o aumento da produtividade, da competitividade e por consequência do PIB do país como um todo.

Ela é usada para gerir os custos, de forma a compor o preço do frete cobrado por esses veículos, ou mesmo o valor de produtos que dependeram de veículos ou equipamentos da sua fabricação até a venda ao consumidor final, como por exemplo uma empilhadeira, em uma fábrica. O custo de operação dela precisa ser mensurado para poder compor o custo a ser repassado no preço dos produtos fabricados. Outro exemplo que se dá, na prestação de serviços é um veículo de apoio, como uma van ou carro para transporte de equipamentos e profissionais, deve ter seu custo mensurado também para cobrar o preço do serviço prestado. A gestão de frotas é um ramo de conhecimento extenso, de grande aplicação e suma importância na economia do nosso país, tendo em vista que a matriz de transportes do nosso país é fortemente apoiada no transporte rodoviário. Uma correta gestão de uma frota contribui para o aumento da produtividade, da competitividade e por consequência do PIB do país como um todo.

Foi possível entender durante a disciplina, que para a ação de uma logística eficaz, é necessário o conhecimento de métodos reconhecidos de roteirização. O mercado disponibiliza opções de softwares de roteirização que definem as rotas de maneira rápida e segura, com alto nível de qualidade e alavancando todo o processo. Essas ferramentas proporcionam ganhos na performance operacional e satisfazem a exigência da adoção contínua de novas tecnologias, necessária para que a empresa se mantenha em um nível de competitividade aceito pelo mercado.

Durante o estudo da disciplina, foi abordado o método de Clarke e Wright para roteirização de frotas, onde a rota é definida a partir da economia de distância e consiste em utilizar o menor número de veículos possível para atender os clientes, com menor tempo possível, considerando a distância entre os pontos de entrega. A aplicação desse método em sala fez com que os alunos vivenciassem de forma prática a importância da roteirização e os ganhos que ela proporciona.

Imagem 1: Exemplo de software de roteirização. [pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (611.3 Kb)   docx (183.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com