TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negócios

Projeto de pesquisa: Gestão de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.363 Palavras (22 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 PRIMEIRO DESAFIO........................................................................................4

2.1 Matriz SWOT..................................................................................................4

2.2 Planejamento estratégico...............................................................................7

2.3 Proposta de intervenção.................................................................................9

3 SEGUNDO DESAFIO.......................................................................................10

3.1 Fluxo de informações.....................................................................................11

3.2 Plano Diretor de Tecnologia da Informação..................................................12

4 DIAGNÓSTICO..................................................................................................14

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................36

6 REFERÊNCIAS..................................................................................................37

1 INTRODUÇÃO

A administração de empresas é um importante mecanismo para planejar eficientemente uma determinada organização, em virtude dos vários aspectos que são minusciosamente pensados. Para a determinação de um plano de ação de determinada empresa, deve-se antes de tudo ter alguns passos definidos como fisolofia, visão, missão, público alvo, objetivos, entre outros mais.

Ao administrador de empresas cabe uma função primordial dentro de uma organização, em virtude de suas funções e aplicabilidades. Dispõem de conhecimentos suficientes para planejar a organização, estabeler planos de ação, mecanismos para alcançar os objetivos propostos, sempre tendo em mente uma visão de futuro, progressiva, mas antes de tudo com os pés no chão, trabalhando dentro das possibilidades presentes.

Neste estudo são demonstrados o diagnóstico de uma empresa de gastronomia, cujo nome fantasia é Fornalha Restaurante e Pizzaria, localizado em uma município do Sudoeste Baiano (Brumado). Tal empresa encontra-se instalada na cidade há 5 anos, havendo apenas uma matriz e 12 funcionários trabalhando diariamente.

Por meio dos dados coletados na pesquisa, foi possível realizar um projeto de intervenção para tentar corrigir um dos problemas visualizados no diagnóstico. Foi construído também uma Matriz SWOT, um planejamento estratégico, um Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI), um fluxograma de informações, entre outros.

O presente estudo tem por objetivo oportunizar a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios.

SOLUÇÃO DO CASO

2 PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

2.1 MATRIZ SWOT

A Matriz Swot objetiva identificar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). De acordo com Jesus (2013), dá a possibilidade distinguir o ambiente interno, que são os fatores e realidades internas - forças e fraquezas e o ambiente externos, que são os fatores e aspectos futuros - oportunidades e ameaças da organização.

O Portal da Administração (2012) diz que os ambientes que circundam a empresa devem sempre ser estudados por seus gestores, principalmente quem está começando a empreender. Isto é necessário porque, geralmente, tudo é novo para o empreendedor. E ter uma forma de analisar o ambiente em que está inserindo o seu negócio é uma arma fundamental para ampliar o ciclo de vida da empresa. Ainda retrata que a matriz SWOT possibilita análises por meio de um anagrama utilizando os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Desenvolvida na escola de negócios de Harvard na década de 70, passou desde então a ser obrigatória dentro das cadeiras de ensino de planejamento estratégico das escolas de negócios. Salienta:

A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias. Posteriormente é feita uma averiguação das ameaças e oportunidades que circundam sua empresa, no mercado e no ambiente global (p.2).

Chiavenato e Sapiro (2003), destacam que a função da matriz SWOT é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Busca relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro áreas servem como indicadores da situação da organização.

Por meio da criação de uma matriz SWOT, permite à empresa e aos seus decisores antecipar-se face às ameaças e às oportunidades emergentes, aperfeiçoando e reforçando as suas fraquezas. A matriz SWOT permite assim uma visão interna da organização relativamente à sua concorrência e uma visão externa do mercado e das suas evoluções possíveis (JESUS, 2013).

A empresa escolhida para a realização da pesquisa é uma do ramo da gastronomia, cujo nome fantasia é Fornalha Restaurante e Pizzaria, que trabalha com a culinária regional e japonesa, atendendo de segunda a domingo, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, uma dos principais pontos do município de Brumado-BA.

Brumado localiza-se na região sudoeste da Bahia, distante 52 km de Salvador. É conhecida como a capital do minério. Limita-se com Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Aracatu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com