TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos

Por:   •  24/4/2015  •  Resenha  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A empresa escolhida para realizarmos a ATPS é:

Livre TI, empresa EPP (Empresa de Pequeno Porte), que presta serviços de Consultoria e Suporte em informática, focada na parte de rede, suporte a rede, servidores e na estação de servidores, são dois sócios aos quais, cada um cuida dos seus clientes conquistados, está localizada na cidade de Cotia, zona oeste de São Paulo, em um escritório onde somente os sócios usam, não está preparado para receber clientes.

A Livre TI começou a existir na formalidade em 2009. A empresa já existia na informalidade há alguns anos, e se tornou formal mediante as necessidades de emitir Notas Fiscais aos clientes que já atendiam, que eram 3 (três).

A história da Empresa:

Os então amigos, Mauricio Silveira e Carolina Yurie Suga se conheceram trabalhando na mesma empresa, onde exerciam funções de técnicos de informática, consultores, programadores, enfim tudo que se relacionava a TI (Tecnologia de Informação). Foi quando a empresa que trabalhavam veio ter problemas financeiros que levou a falência, sendo assim, virão com a falência uma oportunidade de “pegar” os clientes que essa empresa prestava serviço, e eles mesmos que faziam os atendimentos, sendo assim conheciam os proprietários, que por sua vez, não poderiam ficar sem suporte em TI, que nos dias de hoje é essencial. Foram empreendedores mediante duas situações, a primeira de não ficar sem trabalho e assumir uma empresa, e a segunda já começando com clientes, que já conheciam, pois prestavam serviços a elas. Então foi só dar continuidade ao trabalho que já faziam, mas agora sendo eles mesmos os “donos”.

Os amigos então viraram sócios, onde começaram a pensar realmente como empreendedores, criaram a Marca Livre TI.

Com o bom atendimento prestado a 3 (três) empresas que continuaram com eles, surgiu então a Livre TI. Mas com o passar do tempo os clientes começaram a exigir notas fiscais, foi quando “abriram” a empresa, em 2009.

Mas com o passar do tempo começaram a ter algumas diferenças, foi quando decidiram continuar sócios, porém cada um teria seus clientes e correria atrás dos seus objetivos, e é assim que trabalham hoje. Sendo assim faremos um projeto para o sócio Mauricio, atendendo as necessidades dele.

Desde então a empresa foi crescendo e hoje presta serviços a 6 (seis) clientes, já com negociação com mais 2 (dois) que logo fecharam contrato.

Os serviços prestados pela empresa são:

***Suporte e Consultoria em Informática, dividido em dois tipos de atendimento:

• Clientes que possuem departamento de TI: Presta a consultoria e atendimento específico, ou seja, conhecimento técnico.

• Clientes que não possuem departamento de TI: Faz a estação de trabalho, servidores, e atendimento a funcionários das empresas.

Um dos clientes que é uma agência de viagens, que está com a empresa desde o início da mesma e ainda hoje continua sendo o maior cliente.

Usando este cliente como exemplo os sócios salientam que a Livre TI está bem estruturada hoje, pois desde sua fundação já passaram por algumas crises financeiras (tanto mundial, como nacional) e continuam firme, sendo que o turismo sempre é muito afetado em virtude da oscilação do dólar, o que impacta seu maior cliente.

Em 2013, viram a necessidade de contratar um funcionário para atender os chamados, fazer visitas, onde seria desafogado o sócio, que é o consultor, assim, ele teria mais tempo para se dedicar a construir novos programas e aumentar a carteira de clientes. Fizeram essa tentativa colocando uma sócia, mas misturou pessoal e não deu certo, foi novamente alterada a empresa para dois sócios. Essa falta de planejamento de crescimento teve grandes consequências, que são sentidas até hoje.

Quando foi criada a Livre TI, não havia por parte dos sócios uma perspectiva de crescimento, queriam ganhar dinheiro apenas para pagar suas contas. Eles gostariam apenas de poder um dia fazer só a parte de programação e sair do suporte técnico. Mas com a falta de planejamento mostra que depois de 6 anos no mercado ainda não conseguiram realizar esse desejo.

O sócio/consultor hoje, faz tudo na empresa, o atendimento presencial e virtual aos clientes, manutenção nos servidores e programas, e toda a rotina administrativa, incluindo contas à pagar, à receber, cobrança de inadimplência. Não sobrando tempo (e sim faltando, para dar conta de toda rotina) para fazer o que mais deseja para expansão do seu negócio, fazer novos programas e daí começar a aumentar a carteira de clientes.

Definição sobre a Gestão de Projetos

Primeiro a definição do que é um Projeto:

O Projeto tem tempo definido. Início, meio e fim. Todos tem um fim, que pode ser bem sucedido ou não, o que diferencia, é a finalização. O bem sucedido cumpre todos os requisitos, o mal sucedido não tem o resultado esperado no final.

A GESTÃO DE PROJETOS existe exatamente para fiscalizar para que se cumpram todas as etapas do projeto com sucesso.

Gestão de Projetos é:

Segundo a PMI (Project Management Institute), gerenciamento de projetos pode ser definido como “a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”. Em outras palavras, gerenciar um projeto vai implicar na utilização de uma boa base para definir e planejar todo o trabalho a ser realizado, conduzir a execução das atividades (colocando o plano em prática), verificar e controlar o desempenho da execução e garantir que as características especificadas e contratadas sejam entregues no resultado do projeto, seja esse resultado um bem ou serviço. A responsabilidade de fazer com que estas ferramentas e técnicas sejam utilizadas é do gerente de projetos. Também é necessário que ele, gerente de projetos, apresente aas habilidades, conhecimentos, atitude e valores para a boa condução do projeto.

1. ESCOPO DO PROJETO DA EMPRESA

Depois de visita realizada a empresa e verificando a rotina dos sócios, identificamos que o sócio Mauricio necessita de um projeto para melhorar sua rotina dentro e fora da empresa (já que o mesmo hoje, com tantas atividades não consegue estabelecer horários de trabalho).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com