TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar o nível de satisfação dos consumidores em relação às farmácias. Este é um importante setor da economia brasileira e está diretamente ligado ao dia-a-dia da população, apresentando-se como principal meio de distribuição de medicamentos e higiene.                   Para a coleta de dados utilizou-se um questionário baseado no trabalho que foi adaptado e aplicado junto aos consumidores no município de Uruguaiana.

O estudo revela que o nível de satisfação dos consumidores é, em geral, mais alto nas dimensões Conforto e Conveniência e Organização e Infraestrutura, em relação aos Serviços. Analisando os atributos considerados mais importantes pelos consumidores e seus respectivos níveis de satisfação conclui-se que existem algumas áreas dentro da farmácia que merecem uma atenção especial por parte das empresas que atuam no setor, principalmente no que diz respeito aos medicamentos e higiene.


  1. DESENVOLVIMENTO

Primeiro Desafio: Empreendedorismo e Plano de negócios.

Analisamos duas organizações, uma de pequeno porte e outra uma rede ambas farmaceuticas, na qual a empresa de pequeno porte o perfil era de administrador, e a de grande porte de um empreendedor.

O verdadeiro empreendedor é quem tem competência e talento para gerar, desenvolver e administrar um negócio. E veja bem, abrir uma empresa é razoavelmente fácil, mas gerir um negócio de sucesso vai muito além. É preciso estar num constante auto policiamento para não se deixar levar pelas demandas, às vezes bem difícil, que a decisão de ser patrão impõe.

Ser empreendedor é algo que pode ser aprendido e exercitado por qualquer pessoa disposta a quebrar certos vícios adquiridos especialmente quando se é funcionário de uma empresa.

O empreendedor deve reunir algumas das seguintes características:

Estar sempre em busca de oportunidades

Iniciativa

Persistência

Comprometimento

Exigência de qualidade e eficiência

Correr riscos calculados

Saber estabelecer metas

Buscar informações

Planejar e monitorar sistematicamente

Capacidade de persuasão e de formar rede de contatos

Independência e autoconfiança

As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias:

Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório." O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar: pode-se constatar que […] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional(ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.".

Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o ambiente que atua.

Controlar: "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"1

Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém, dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.

 

Análise de Mercado

Requisito primordial para uma tomada de decisão. O sucesso do seu negócio depende do direcionamento do foco e dos esforços aplicados para que as estratégias de marketing sejam convertidas em consumo e no crescimento das vendas. Sem uma minuciosa análise de mercado, o seu web site poderá não corresponder às expectativas e estar fadado ao fracasso.

Para que o seu negócio, produto ou serviço tenha uma presença sólida frente ao seu mercado consumidor, obtendo êxito, atingindo as metas, cumprindo os objetivos e superando expectativas, se faz necessário uma análise de mercado.

Com a análise de mercado pode-se conhecer profundamente o ambiente onde o seu produto ou serviço está inserido. A análise de mercado permite o entendimento do mercado da empresa, dos seus clientes, dos concorrentes e quanto à organização conhece, baseando-se em dados e informações coletadas, do mercado consumidor que atua frequentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (285.9 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com