TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Uma empresa tem como atividade produzir e oferecer bens e serviços, com o objetivo de atender as necessidades humanas.

Para Moreira (2004) a empresa é um tipo de organização que possui característica, tais como: orientação para o lucro; assumem riscos, dirigidas por filosofia de negócios, justificando sua existência através das necessidades da sociedade; avaliadas no ponto de vista contábil; devendo ser reconhecidas como negócio pelas demais organizações; constituem propriedade privada.

A seguir será apresentado o histórico da empresa Lakshmi, e logo após, sua missão, visão e negócio a fim de compreender um pouco mais sobre as expectativas da empresa. Por conseguinte, irá se falar da estrutura organizacional, além das áreas funcionais, dentro das quais se destacam os Recursos Humanos, Financeiros, Marketing e Logística.

1.1 Histórico

A empresa é familiar, de médio porte, tendo como proprietário Luiz Santos. Iniciou suas atividades no centro da cidade, localizada na Rua coronel Scherer, 155 em São Pedro do Sul RS, atualmente está localizada na Rua Floriano Peixoto n° 624. Suas atividades são centralizadas em sua sede através da divisão de cinco departamentos, sendo eles: administrativo, contábil, financeiro, CPD (centro de processamento de dados), e veículos seminovos, sendo este último o objeto de estudo.

2 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

Para o desenvolvimento do projeto é necessário que o gestor tenha conhecimento de como planejar e liderar um projeto buscando a organização e construindo a equipe, pois sem ela o projeto não se desenvolverá. Assim, o gestor deve relacionar-se com a equipe de maneira que ela sinta-se que pode confiar nele, e assim realizar reuniões, delimitar tarefas, para que as metas estabelecidas sejam cumpridas, sempre aceitando opiniões e buscando resolver possíveis problemas. Durante a organização do projeto pretende-se realizar um estudo buscando estratégias e conceitos para melhor gerenciar o projeto.

Para Kerzner (2006), o projeto é empreendimento com o objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressão de prazo, custo e qualidade. Assim, verifica-se que o projeto é um esforço temporário, sendo elaborado para criar um produto ou serviço único. E para gerenciar um projeto são necessários alguns conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para que o projeto tenha um bom resultado. Segundo Daveport (1994) o projeto é definido como uma ordenação específica das atividades no tempo e no espaço, com começo e fim identificando entradas e saídas claramente identificadas. Segundo Menezes (2003; PMT 2004), projetos são definidos como empreendimentos finitos, e que, portanto possuem inicio e fim definidos. Com base nesse aspecto, podemos estabelecer conceito de um ciclo de vida de um projeto demonstra a evolução dos esforços em seu desenvolvimento, através do consumo de recursos ao longo de suas quatro fases que são: conceituar, planejar, executar, e concluir. Conforme Oliveira e Simões (2009), um gestor deve utilizar um conjunto de ferramentas para alcançar os objetivos do projeto, e que geralmente estão relacionados ao custo, a qualidade, ao tempo e o escopo. Desse modo o ideal é criar uma metodologia que aborde diversas práticas de Gerenciamento de Projetos em todas as áreas de conhecimento. Porém, dependendo das características da empresa e do projeto, pode-se criar uma metodologia própria onde nem todas as áreas de conhecimento serão abordadas.

No gerenciamento de Integração são incluídos os processos necessários para assegurar a unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são essenciais para o término do projeto, para atender com sucesso às necessidades do cliente e de outras partes interessadas e para gerenciar as expectativas.

No gerenciamento do escopo são incluídos os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho, para completar o projeto com sucesso e no gerenciamento do tempo são incluídos os processos necessários para assegurar o planejamento e execução do projeto em um prazo adequado.

Gerenciamento de Custos inclui os processos necessários para assegurar que o projeto possa ser executado dentro do orçamento aprovado. Gerenciamento da Qualidade Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto vai satisfazer as necessidades para as quais foi concebido. Gerenciamento de Recursos Humanos inclui os processos necessários para que se faça o melhor uso dos recursos humanos envolvidos no projeto.

Gerenciamento de Comunicações inclui os processos necessários para assegurar a adequada geração, disseminação e armazenamento de informações do projeto. Gerenciamento de Riscos inclui os processos relacionados com a identificação, análise e estabelecimento de contramedidas para os riscos do projeto.

Gerenciamento de Suprimentos e Contratos (Aquisições) inclui os processos necessários para a aquisição de bens e serviços fora da organização executora do projeto Portanto o escopo, prazo e custo são áreas consideradas primordiais para serem gerenciadas em um projeto. Uma metodologia simples para Gerenciamento de Projetos deve levar em consideração boas práticas nessas três áreas, e que as outras áreas, de risco, aquisições, RH, qualidade, comunicação e integração podem ser incorporadas a metodologias aos poucos. Conforme Oliveira e Simões (2009), um gestor deve utilizar um conjunto de ferramentas para alcançar os objetivos do projeto, e que geralmente estão relacionados ao custo, para o sucesso de um projeto, o seu gestor deve-se planejá-lo, executá-lo, controlá-lo e encerrá-lo de uma forma clara e eficiente a qualidade, ao tempo e o escopo.

Para Maximiano (2009, p.58):

Qualidade é o conjunto das características (ou especificações) de uma entidade (produto, serviço, evento, conceito, pessoa, grupo, organização). Os clientes costumam valorizar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa antes de comprá-lo.

Desse modo verifica-se que a qualidade do projeto é de fundamental importância, pois os clientes estão cada vez mais exigentes em relação qualidade dos produtos oferecidos na empresa.

Para Maximiano (2009), administração do tempo é planejado e o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com