TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos na Administração

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.972 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA

                                               [pic 1]

GESTÃO DE PROJETOS

PROFº: RENATO TORRES

TUTOR : CRISTINA MARTINS LEÃO  

BRUNA STELLA DE PAULA

RA 5563135844

6º SEMESTRE

CLAUDIA DO CARMO TEODORO

RA 4300066503

LARISSA SILVA DE ALMEIDA

RA 4300066513

MARIA GISELE PEREIRA LUZ

RA 4311785389

7º SEMESTRE

SOROCABA

2015

SUMÁRIO 


Introdução____________________________________________________3
1. A empresa __________________________________________________4
2.Gestão de Projetos_____________________________________________4
2.1 Projeto____________________________________________________6
2.2 Escopo____________________________________________________6
2.3 Visita_____________________________________________________8
3.Gestão de Riscos_______________________________________________8
4. Relatório Cronograma__________________________________________10
4.1 Tarefas____________________________________________________11
5. Considerações Finais___________________________________________ 12
Bibliografia_____________________________________________________13














                                                 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo retratar a importância de Gestão de projetos na

administração das empresas.         
Nele será apresentado as necessidades mais evidentes de uma empresa, analisar os membros envolvidos, levar em consideração tempo de execução, estrutura, orçamento.
Analisamos a necessidade de algumas empresas e ressaltamos as mais importantes, para apresentar resultados, melhorias e mudanças a partir de projetos.
Observamos a forma adequada de formalizar e apresentar um projeto a Diretoria e aos gestores, detalhando como seriam avaliados os resultados e a importância do mesmo para melhoria da administração da empresa.
Realizar esse projeto fez com que descobríssemos a importância de como estruturá-lo e desenvolvê-lo com pontos que fosse definido e conseguisse atingir nossos objetivos. Com as orientações certas esse desafio está sendo estimulante e prazeroso já que não só alguns mais vários têm esse objetivo comum, montar um negócio próprio realizando assim um sonho.

1. A EMPRESA

IRMÃOS CAMARGO

Desde 1978 construindo Capela do Alto, com tradição e Qualidade.

A empresa iniciou suas atividades em outubro de 1978, foi fundada pelos três Irmãos Camargo: Alcides Vicente, José Maria e João Osmir, que adquiriram uma pequena empresa do ramo de materiais de construção no centro da cidade a qual deram o nome de Materiais para Construção Irmãos Camargo Ltda. Com o desenvolvimento da cidade, o crescimento da empresa e de olho no futuro, em meados da década de 80 surgiu à necessidade de um prédio maior e que fosse a sede própria da empresa, ergueu-se um vistoso prédio na Rua São Francisco esquina com a Rua Manuel Dias, onde funciona a empresa.

Sempre trabalhando com seriedade, atenta as tendências do mercado no começo da década de 90 iniciou-se o processo de informatização da empresa sendo uma das pioneiras empresas na cidade, a fazer uso dessa prática, tão comum nos dias de hoje.

Por volta ano de 2005, começou processo de modernização da fachada e layout interno da loja, e desenvolver novas parcerias para melhor atender e diversificar os produtos oferecidos aos nossos clientes.

A empresa é constituída por 50 funcionários, sendo compostos por balconistas, atendentes, estoquistas, gerentes e diretores.

2.GESTÃO DE PROJETOS

Conforme PLT de Ralph Keeling gerenciamento de projeto é: “aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.”

Gestão de Projetos, é um trabalho a ser executado em um determinado tempo, para que haja melhorias e soluções de problemas na organização, é se esforçar em um determinado tempo definido e que traga melhores resultados, que não pode ser assimilado com as rotinas da empresa Caso isso ocorra o projeto pode correr riscos, gerando conflitos e tornando o projeto um fracasso.

Podemos dizer que consiste em executar tarefas com propósito de planejar e controlar as atividades passadas aos funcionários para que tenha o objetivo alcançado dentro do prazo.

Escopo seria como tarefas a realizar para chegar ao resultado esperado do projeto.
Entregáveis são os documentos que deveram ser entregues assim que o projeto for realizado.
Entre os demais processos que devem ser seguidos está o orçamento, cronograma, tempo de execução, melhores práticas, entre outros.
O Projeto deve ser inspecionado, monitorado, controlado, para que seja bem executado, auxiliando nos processos de documentações necessárias, divergências, dúvidas e problemas que podem ocorrer durante o processo do projeto.
Temos que, ao aplicar o projeto, ele ocorra de forma eficiente e eficaz, com habilidades, técnicas para a execução do projeto. Usar estratégia para que consigamos unir o resultado do projeto com o objetivo do negócio.


O QUE É UM PROJETO

Primeiramente é importante definir que um projeto é sempre único de alguma forma, seja em relação ao cliente ou ao produto de que se trata, e possuem um objetivo bem claro que quando atingido caracteriza o final do projeto, ou seja, missão cumprida.
Podemos dizer, que uma ideia de negócio depois de colocada no papel com base em informações sobre o produto, pesquisas de mercado atuante, analises de risco e custo, se trata de um projeto. Porém, o conteúdo do documento não pode ser considerado um projeto, pois este seria um fim do negócio teoricamente e o negócio é feito para durar para sempre.
Podemos assim exemplificar um projeto como a construção de um imóvel, uma viajem, ou a implantação de uma nova linha de montagem em uma empresa, podendo eventualmente não ter nada a ver com um novo negócio.

O QUE É GERENCIAR UM PROJETO

Gerenciar um projeto significa fazer uso de técnicas, habilidades e conhecimento para gerir um projeto desde o planejamento e execução até as atividades de controle.
É possível administrar um projeto com base em ferramentas ou apenas baseado em experiência própria de vida, dependendo do ramo em que se atua claro.
Os processos citados acima foram organizados pela PMI em nove áreas sendo:
• A gestão do escopo, que trata de todos os processos envolvidos no projeto, e como eles serão alterados ao longo do projeto.
• A gestão de custos, que trata das técnicas para gerir e administrar o custo e as despesas ao longo do projeto.
• O gerenciamento de risco, que se trata da identificação e priorização dos riscos, e as estratégias adotadas para lidar com os mesmos ao longo do projeto.
• As demais áreas que são a de gestão integrada do projeto, gestão de prazo, gestão de recursos humanos, gestão de qualidade, gestão de comunicação e gestão das aquisições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com