TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos humanos

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

O Processamento do Pedido

               

           A logística é uma sequência de atividades que visa atender o cliente. A primeira etapa da logística é o Processamento do Pedido , por meio dele que o cliente inicia seu pedido .É uma das principais áreas dentro do processo logístico, pois, junto com os sistemas de transporte e a gestão dos estoques representam as atividades denominadas como sendo primárias dentro dos sistemas logísticos. O Processamento do Pedido pode ser dividido nas seguintes atividades: Emissão ou preparação, Transmissão, Verificação, Processamento.

Preparação de Pedidos 


           A preparação de pedidos refere-se às atividades de obtenção das informações necessárias sobre os produtos ou serviços desejados e, formalmente, à requisição dos produtos a serem comprados. Escolha de um fornecedor apropriado, o preenchimento de um formulário de pedidos por um cliente ou um vendedor, a determinação da disponibilidade de estoque, a comunicação oral de pedidos de informação pelo telefone de um funcionário de vendas, ou a escolha através de um menu no computador.

Transmissão do Pedido 


 Transmitir a informação do pedido é a próxima atividade sequencial do ciclo de processamento do pedido,envolve a transferência do pedido requisitado do seu ponto de origem ao lugar ao qual a entrada de pedido pode ser manuseada. Os caminhos da transmissão de pedido  é realizada: manual e eletrônico. O tempo exigido para movimentar a informação do pedido do sistema de processamento pode variar significativamente, dependendo dos métodos escolhidos.  A coleta e a entrega de pedidos passa pelo pessoal de vendas e a transmissão por correio (forma mais lenta).

Entrada de Pedidos 
É variedade de tarefas que antecedem o verdadeiro preenchimento do pedido. Incluem: 
• Verificar a acurácia da informação do pedido, tais como descrição, número, quantidade e preço do item; 
• Verificar a disponibilidade dos itens pedidos; 
• Preparar pedido em aberto ou documentação de cancelamento de pedido, se necessário; 
• Verificar a situação de crédito do cliente; 
• Transcrever a informação do pedido quando necessário; 
• Faturamento. 
A entrada de pedidos foi beneficiada grandemente pelos melhoramentos tecnológicos, como códigos de barra, leitores ópticos e computadores. 
4) Preenchimento do Pedido 
O preenchimento do pedido é representado pelas atividades físicas exigidas para: 
• Adquirir os itens através da retirada do estoque, produção ou compra; 
• Empacotar itens para embarque; 
• Programar o embarque para entrega; 
• Preparar a documentação do embarque. 
As prioridades para processamento de pedidos podem afetar a velocidade com que todos os pedidos serão processados ou a velocidade com que os pedidos mais importantes serão manuseados.  
5) Relatório de Situação do Pedido 
Esta atividade final de processamento de pedido assegura um bom serviço ao cliente fornecendo informação sobre qual quer atraso no processamento ou na entrega do pedido. 
De acordo com Rosa (2011), o sistema de processamento de pedidos pode ser usado para: melhorar as comunicações com o cliente; reduzir o tempo do ciclo total dos pedidos; reduções substanciais no estoque total; melhorar a eficiência do transporte. 
A partir das abordagens do autor, percebe-se os Custos com Processamento de Pedidos são os que menos impactam nos Custos Logísticos Total. Porém a sua inclusão deve ser necessária, pois em alguns casos este Custo pode significar o item de controle para a determinação do Nível de Serviço. 
Na verdade, quando falamos em processamento de Pedidos, temos que analisar tanto pelo lado dos pedidos de ressuprimento (compras) quanto pelo lado dos pedidos dos Clientes (vendas). 
No capítulo sobre a Gestão de Transporte, o autor diz que a gestão do transporte é um dos pontos que a gestão estratégica da logística precisa considerar, para a eficácia da empresa. “Transportes” refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. Algumas das alternativas populares são os modos rodoviário, ferroviário e aeroviário.  
A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos. Para a maioria das empresas, o transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. Segundo Rosa (2011) é um setor essencial, pois nenhuma empresa moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma.  
Ao setor de transportes cabe a movimentação de mercadorias com a garantia de integridade da carga, a entrega no prazo combinado e custos minimizados. Para se chegar a esses objetivos, no entanto, é necessária a aplicação de práticas administrativas que venham ao encontro à necessidade das empresas, para alcançar o desenvolvimento econômico almejado e condizente com a realidade brasileira. 
Além disso, o autor apresenta em seu texto a comparação dos diversos modais e os fatores que impactam os custos do modal de transporte para poder analisar a composição do valor do frete cobrado. 
Percebe-se que o texto de Rodrigo Rosa é enriquecedor no fortalecimento da concepção de gestão e operação em logística. A intenção deste texto é desenvolver nos alunos habilidades sobre Gestão e operação de logística discutindo e analisando os fatores relevantes a gestão de processamento de pedido e transporte que servirão de alicerces fundamentais para as mudanças tecnológicas e as novas técnicas de gestão dos negócios causando várias alterações nos métodos e processos de produção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (175.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com