TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento: Atividade Colaborativa

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão do Conhecimento: Atividade Colaborativa

Willians José P. de Abreu RA: 8416135728

Santa Bárbara D’Oeste 2014

Este relatório tem o seguinte propósito de reestruturação a Casas Soberba, porque ela foi uma empresa tradicional de muito sucesso, onde sua origem foi atender seus clientes em um longo prazo, com isso, adquirindo filiais espalhadas por todo o interior do Brasil. Este estudo pretende solucionar por meio do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, e também efetuando o Conhecimento organizacional para cumprir o objetivo das Casas Soberba, assim possibilitando o conhecimento da empresa para que possa servir de apoio das ações de reestruturação.

As intenções gerais do plano de ação para empresa assumir seus compromissos, seriam a identificação da satisfação dos funcionários, com o conceito de inovação, encorajamento e atitudes ao ambiente de trabalho, e atualizando os procedimentos dos regulamentos dos funcionários de todos os níveis.

O gestor tem que apostar na multiplicação do conhecimento, Transformando o conhecimento Tácito pra explicito. Refletir o papel de cada funcionário na empresa, disseminar a liderança, com isto, melhorando os rendimentos e faze-los responsáveis pelas atividades da organização. NONAKA e TAKEUCHI (1997) enfatizam a gestão do conhecimento como um processo interativo de criação do conhecimento organizacional, definindo-o como “a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”.

Poderia sugerir um “ba”virtual-sistemático, ferramenta mais recente, pois utiliza as facilidades modernas da tecnologia da informática, como o uso de chats, vídeos conferências, redes on-line, bancos de dados, com isto, possibilita o conhecimento coletivo, que é conversão conhecimento explícito para o explícito.

Poderia usar outra ferramenta como “ba”da interação, que é o conhecimento tácito para o explicito, que os indivíduos compartilham com grupos suas experiências e convertem a criação por meio de documentos , para propiciar que outros indivíduos e grupos possam ter acesso, para que todos possam desenvolver o trabalho sem prejudicar o processo da loja.

Propondo os quatro modos diferentes de conversão do conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi:

Socialização: “Quem sabe, ensina”, a empresa precisa motivar os mais experientes a ensinar seus conhecimentos para os mais novos, levando-o a compreender a importância do seu trabalho e de como ele se insere na atividade da empresa.

Externalização: transformar os conhecimentos e experiências, em relatórios detalhados, detalhando os procedimentos que levaram ao sucesso ou insucesso, e disponibilizar em rede os relatórios destas experiências para o acesso das pessoas autorizadas e permitir a troca de opiniões entre os departamentos.

Combinação: Trocar conhecimentos em redes como e-mail, reuniões e documentos.

Internalização: Com os dados em mãos a gestão tem desenvolver normas gerais ou manuais de rotina, criando procedimentos de trabalho para fluir independente as funções com objetivos e metas.

A Inovação, criação e compartilhamento dos conhecimentos individuais e a troca de experiências e o compartilhamento do conhecimento. Criar tempo e locais para transferências do conhecimento: salas de bate-papo, redes de comunicação.

baseados no compartilhamento, com isto, influenciando a novas ideias

Avaliação de desempenho ou mapeamento de habilidades para oferecer incentivos

Primeiramente foi sugerida uma mudança da estrutura da organização para dar mais controle aos funcionários, e também o nome da empresa, missão e a visão para consistir a inovação.

Nome: CASAS MAGNIFÍCA

Fazendo Análise da concorrência, foram constatados que a ideia surgiu em relação à população existente ao redor das lojas, assim pensando nos conceitos da humildade o antigo nome “SOBERBA” pode significar um sentimento negativo como Orgulho, Arrogância e Superioridade. Agora com o nome “MAGNIFÍCA” pode ter a ideia de Grandioso, Admirável e Excelente.

Missão:

Atender e satisfazer os clientes com responsabilidades, oferecendo produtos e serviços de qualidade pelo preço justo e conservando os valores familiares.

Visão:

Ser reconhecida nacionalmente como uma empresa inovadora em produtos e serviços, por sua relação de confiança e excelência no ramo de varejo.

Em um ambiente de trabalho, o compartilhamento do conhecimento geralmente se refere ao ato de encorajar o compartilhamento de uma experiência, então, o principio é desenvolver a cultura de encorajar o compartilhamento de conhecimento para os funcionários de todos nos níveis hierárquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com