TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2 – Estudo Dirigido

Nesta etapa, o estudante deverá responder as questões apresentadas (uma de cada vez), com texto de no mínimo seis linhas. A redação das respostas, deverão apresentar clareza de ideias, coerência, vinculação com o conteúdo do material didático UA, estabelecendo relações entre o conteúdo estudado e a prática concreta com a área de Graduação Acadêmica, ou seja, deverá haver vinculação entre teoria e prática demonstrado através da contextualização do assunto estudado. (Peso – 0 a 8,0)

1 – Realize uma Pesquisa Bibliográfica em fontes confiáveis e elabore o conceito sobre o que é Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional? Esse conceito deve ser elaborado através da sua compreensão, porém a fonte de pesquisa deverá ser citada na resposta.

R.: Gestão do desenvolvimento humano e organizacional é o foco maior nas relações humanas dentro de uma organização, buscando criar um ambiente mais favorável para as pessoas mostrarem seus talentos, suas habilidades, para terem uma expectativa de crescimento pessoal e coletiva dentro da organização, se sentido mais valorizadas. Em um ambiente onde as pessoas estão mais confortável, mais felizes, tendem a mostrar o máximo de seu potencial.

2 – O estudo do desenvolvimento humano está expandindo no mundo corporativo. Considerando a sua área de graduação (cite qual é), descreva a importância da gestão do desenvolvimento humano e organizacional nessa área e justifique sua resposta.

R.: Estou cursando Administração, nessa área muitas pessoas acham que o principal é administrar os negócios, os recursos. No meu ver, devia se dar uma grande ênfase para o gerenciamento de pessoas também. Cada pessoa é única, com suas peculiaridades e no meio de uma diversidade enorme, ter a capacidade de gerir todas elas e manter um bom convívio com todas é fundamental, deixando-as motivadas. Há vários estudo que apontam que funcionários motivados são mais produtivos.

3 – Através de contato com profissionais ligados à sua área de graduação, descreva quais são os principais desafios enfrentados no que se refere a gestão do desenvolvimento humano e organizacional na contemporaneidade, na referida área. Justifique sua resposta.

R.: Muitas pessoas ainda tem uma visão muito arcaica, aquela do chefe mandão, que não cria um relacionamento saudável, trata seus funcionários como se fossem seus escravos, não ouve e não dá oportunidades do funcionário crescer, se intimida quando algum se destaca, achando que vai perder seu posto. E infelizmente ainda há muita discriminação nesse mundo dos negócios, pessoas que simplesmente não aceitam as diversidades dos outros.

4 – A partir dos desafios apresentados na questão anterior (nº3), apresente através de exemplo prático, duas ações passo a passo através das quais são possíveis sanar ou minimizar tais desafios.

R.: O problema da discriminação é um problema de conscientização das pessoas. Para sanar ou minimizar isso, o primeiro passo seria dar o exemplo, respeitar as pessoas, em segundo repreender qualquer atitude de discriminação, em terceiro deixar sempre a discussão viva, fazer palestras, trazer artigos sobre os problemas da discriminação, para que as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com