TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Recursos Humanos

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]C[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

                                                       Petrópolis

                                                           2013

ALINE FERNANDES

ANA CAROLINE MESSORI DE P. SILVA

DANIELA DIAS CARNEIRO

JAQUELINE M. DIAS BARBOSA

JULIANA S. MARQUES VIANA

RODRIGO AUGUSTO MARÇAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

                                                                Trabalho de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Metodologia Científica Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Orientadores: Prof.ª Gisleine Fregonese, Marilucia Ricieri, Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva

[pic 7]

Petrópolis

2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos um diagnóstico organizacional da empresa Grossoni Indústria e Comercio de Gêneros Alimentícios, fazendo a descrição de cargos e salários existentes, analisando seu organograma e descrevendo a estrutura de RH. Vamos analisar as formas de comunicação presentes na empresa e assim verificar como se dá o relacionamento entre os colaboradores e seus supervisores, os possíveis conflitos existentes e buscar  soluções para os mesmos. Vamos analisar também quais os projetos da empresa para promover o bem estar dos funcionários e assim melhorar a qualidade de vida na empresa.

HISTÓRICO

A fabrica de massas frescas, Grossoni, especializada em massa de pastel, pizza, talharim e lasanha, foi fundada em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro em julho de 2005. Atualmente conta com aproximadamente 70 funcionários divididos entre a produção, a entrega e a venda dos produtos. A empresa é administrada por um casal de sócios, Nelson Grossoni e Luciana Gonçalves. Ele cuida da parte da produção, que tem como prioridade apresentar produtos bem feitos e com qualidade. Para isso tem parceria com uma empresa que presta consultoria equipada com engenheiros de alimentos e nutricionistas. Ele administra também o setor de logística que tem como principais clientes as grandes redes do estado, como supermercado Prezunic, Supermercado Mundial, Supermercado Guanabara entro outros comércios de pequeno e médio porte. Com um setor de logística equipado de caminhões refrigerados próprios, é prioridade para a Grossoni fazer sua própria distribuição, fazendo com que seu produto chegue sempre fresquinho até os revendedores.

O Setor administrativo é de responsabilidade de Luciana Gonçalves. A  Grossoni terceiriza parte do seu Departamento pessoal para uma contabilidade, cuja parceria se dá desde a  fundação da empresa.  No setor financeiro é feito a emissão dos boletos, cobrança em caso de clientes inadimplentes e pagamentos das despesas e das matérias primas .

DESENVOLVIMENTO

Avaliando suas características, a empresa possui uma gestão baseada no modo autocrático, onde os sócios proprietários são responsáveis em tomar as decisões e centralizam o poder. Os encarregados de cada setor não possuem autonomia para a tomada de decisões.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Apresentação do Organograma:

[pic 9][pic 8]

DESCRIÇÃO DOS CARGOS

Sócios Proprietários: A empresa possui dois sócios proprietários, sendo que o primeiro é responsável pelo planejamento estratégico da produção, desenvolve estratégias de mercado, ajuda a definir, analisar e cumprir metas da organização,ou seja, ele ordena fatores de produção e fiscaliza sua eficiência na utilização da mão-de-obra, de modo a obter índices maiores de produtividade. O segundo é responsável por administrar, gerenciar, planejar, coordenar e controlar os empreendimentos humanos .

Os principais cargos da grossoni são:

Encarregado de Produção: Responsável por definir tarefas diárias, delegar funções e supervisionar a manutenção das máquinas.

Supervisor de Setor: Supervisionar o cumprimento das normas/tarefas diárias e acompanhando o trabalho dos funcionários.

Operadores de Máquina: Operam as máquinas no desenvolvimento da produção, visando às normas de segurança no trabalho e utilizando os devidos EPIs (equipamento de produção individual).

Embaladores: Responsáveis pela embalagem do produto acabado.

Serviços Gerais: Responsáveis pela limpeza e conservação do local de trabalho.

Logística: Responsável pelas rotas de entrega de mercadoria.

Vendas: Responsáveis por analisar o mercado, executar as atividades de venda de produtos ou serviços da empresa. Contatar clientes com o objetivo de anotarem pedidos e manter acompanhamento de suas necessidades. Realizar demonstrações sobre produtos para empresas potenciais ou para apresentação de novos lançamentos.

Promotores de Venda: Responsável por representar o produto/marca dentro de supermercados e outros.  

Faturamento: Responsável pelas emissões de notas fiscais.

Expedição: Responsável pela organização da mercadoria pronta e separação de carga para distribuição.

Motoristas e Ajudantes: Entrega de mercadorias.

Recursos Humanos/DP: Responsável pelo recrutamento e seleção de pessoal, contratações, demissões, benefícios, contato direto com a contabilidade responsável pelos terceirizados.

Financeiro: Responsável pelos pagamentos, emissão dos boletos e cobranças.

Comprador: Responsável pela cotação e aquisição de matéria prima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com