TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gigantes da Física: uma história da Física Moderna através de oito biografias

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

BRENNAN, Richard P. Gigantes da Física: uma história da Física Moderna através de oito biografias. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. ed. rev. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

Richard Brennan é um professor de técnica de Alexander, autor e treinador sediada em Galway, na Irlanda. Ele nasceu em Portsmouth, Reino Unido em 15 de Março de 1953, o Dr. James Brennan, um médico, e Joan Brennan, um professor. Ele foi educado na faculdade de St John em Southsea, Hants e Highbury Technical College, Portsmouth.

Em 1976 Brennan desenvolveu problemas nas costas dolorosas e ciática. Após vários anos de dor, e de ter tentado vários tratamentos ortodoxos e complementares, ele finalmente encontrou alívio por ter aulas de Técnica Alexander, em 1984. Ele descobriu a técnica tão eficaz que ele decidiu assumir a tempo inteiro curso de formação de professores três anos em Totnes, Devon, aprovado pela Sociedade de Professores da Técnica Alexander (STAT). Ele se classificou em 1989 e juntou-se STAT. Brennan estabeleceu sua prática em Totnes, Devon, e começou a dar palestras e ensinar todo o Reino Unido e na Europa. Ele começou a escrever seu primeiro livro sobre a técnica em 1991, e desde então tem escrito mais quatro livros. Em 1997 mudou-se para Galway, na Irlanda, e estabeleceu o primeiro curso de formação técnica de Alexander na Irlanda no ano seguinte. Em 2007, o curso de formação tornou-se aprovado pela STAT UK. Brennan é um membro fundador da Sociedade Irlandesa de Professores da Técnica Alexander (ISATT), que foi lançado em junho de 2004.

O livro faz uma abordagem pela vida e obra de cientistas, por meio de todos os fatos que foram de extrema importância, os quais revolucionaram a física durante o século XX até a historia modera, mudando assim as e transformaram nosso conhecimento do universo, através de oito bibliografias. O livro aborda o quanto sofreram foram perseguidos e humilhados aqueles que durante vários anos tiveram a certeza de um ideal. Com relatos de teses que foram descriminados por seus respectivos orientadores e futuramente si tornaram uma das maiores teorias do século.

CÁP.01 - ISAAC NEWTON

“Nesse livro, Newton resolveu o maior problema na história da ciência até aquela data — o problema da mecânica do universo.” (Pág. 19)

“O importante para nossa história é que Newton foi criado quase inteiramente pelos Ayscough e, por causa disso, provavelmente abraçou um conjunto de expectativas diferente do que teria tido se seu pai ainda vivesse.” (Pág.20)

“É possível que, em seus últimos anos, Newton fosse não um mago, como Keynes sugeriu, mas um alquimista, como o era necessariamente todo cientista sério da época.”(Pág. 40)

Newton, que ajudara a tornar a ciência e os cientistas respeitáveis e bem-vindos na altas rodas de Londres, adotou o estilo de vida dessa classe mais elevada. Mantinha uma carruagem e empregava seis criados. Sua fama tornara-se tal que todos os visitantes ilustres a Londres tentavam um encontro com o grande intelecto.(Pág.41)

PARECER: Newton possuía uma personalidade difícil, mas foi quem estabeleceu a base da física moderna. Isaac sempre teve grande envolvimento com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam de fato seu conhecimento a respeito destes assuntos.

CÁP. 02- ALBERT EINSTEIN

Não é preciso dizer que Albert Einstein figura como um dos gênios supremos de nosso tempo. Sua contribuição para nossa compreensão do tempo e seus esforços para conciliar a física das partículas com a física do espaço asseguram seu lugar na história da civilização. (Pág. 43)

Logo após a confirmação da teoria geral veio o Prêmio Nobel de Física de 1921. De fato o prêmio só foi concedido a Einstein em 1922 e, então, não pelas teorias da relatividade mas por suas contribuições à física matemática e especialmente por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico. (Pág. 67)

“Einstein foi mais que um cientista, mais que um filósofo e mais que um estadista mundial. Ele havia admitido sua própria posição na história da física e reconhecido seu eminente predecessor em 1949,(...).” (Pág.71)

PARECER: O autor faz uma abordagem acerca da vida e obra de Einstein, o qual produziu trabalhos, trabalhos sobre eletrodinâmica, as dimensões moleculares, equivalência entre a massa inerte e a energia, o acontecimento fotoelétrico e as primeiras  teorias a cerca da relatividade.

CÁP. 03- MAX KARL ERNST LUDWIG PLANCK

A física quântica começou no dia 14 de dezembro de 1900, quando o Herr Professor Max Karl Ernst Ludwig Planck, físico então com 42 anos, apresentou um novo e estranho conceito à imponente assembleia da Sociedade Alemã de Física. Esse dia seria considerado mais tarde como a data de nascimento do quantum.(Pág. 74)

Depois da guerra, Planck tentou reconstituir a ciência alemã. Em primeiro lugar, aceitou um convite da Royal Society de Londres para participar da comemoração, adiada pela guerra, do tricentésimo aniversário de Isaac Newton. Único alemão convidado, Planck sentiu-se no dever de comparecer.(Pág. 86)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com