TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIGANTES DA FÍSICA: UMA HISTORIA DA FÍSICA MODERNA ATRAVÉS DE OITO BIOGRAFIAS

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  2.497 Visualizações

Página 1 de 6

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

 BACHARELANDO EM ENGENHARIA CIVIL

ALICE CRISTINA DA SILVA BONFIM

GIGANTES DA FÍSICA: UMA HISTORIA DA FÍSICA MODERNA ATRAVÉS DE OITO BIOGRAFIAS

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Física Básica 1º período, sob orientação do Prof. Adelmo Saturnino.

Paripiranga

Abril 2015

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRENNAN, Richard P. Gigantes da física: uma historia da física moderna através de oito biografias/ Richard P. Brennan; Rio de Janeiro: Jorge Zaha, 2000.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Richard é um professor, autor e treinador baseado em Galway, na Irlanda, nasceu em Portsmouth, Reino Unido em 15 de março de 1953. Foi educado na faculdade de St John em Southsea, Hants e Highbuty Technical College, Portsmouth. Possui seis livros Alexander Technique que são traduzidos em nove idiomas e um livro sobre o tema do stress. Seu mais novo recente livro, sobre dor nas costas, em equilíbrio, publicado em julho de 2013. Ele tem escritos muitos artigos sobre a técnica, foi destaque em vários jornais e revistas, incluindo  The Irish Time, a tribuna de domingo, The Irish Examiner, Cosmopolitan, Olá e par e país. Ele apareceu na BBC 1 & RTE 1 e tem sido destaque na BBC rádio 4 & 5e na radio local, em torno da Irlanda e Reino Unido.

RESUMO DA OBRA

 

O livro relata sobre a vida e obra de cientistas cujas suas descobertas revolucionaram a física do século XX e transformaram nosso conhecimento do universo. Tomando como ponto de partida Isaac Newton, que estabeleceu as bases da física moderna, o autor percorre a trajetória de Albert Einstein, que abalou os fundamentos de todas as ciências com sua teoria da relatividade, Max Planck, pai da física quântica e Ernest Rutherford criador da física nuclear, pioneiros que delinearam um retrato completo da física moderna.

Capítulo 01 – Isaac Newton

Isaac Newton foi chamado o gênio cientifico preeminente, o intelecto supremo da Idade das Luzes. (...) Quando seu célebre livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (...) veio a público pela primeira vez em 1686, ele assombrou o mundo do conhecimento. Neste livro, Newton resolveu o maior problema na historia da ciência até aquela data – o problema mecânico do universo. (p.19)

“O cálculo é a mais eficaz ferramenta matemática de que se dispões para a resolução de problemas que envolvam variações infinitesimais em taxas de movimento e para determinação da trajetória de um corpo no espaço.” (p.27)

“A mecânica de Newton tornou-se o alicerce da estrutura sobre a qual se erguem todas as camadas das ciências físicas e da tecnologia. A física newtoniana foi, a cima de tudo, um triunfo do reducionismo.” (p.36)

Parecer sobre o capitulo:

O capitulo relata, que Newton foi considerado o cérebro mais completo que a humanidade, ou seja, um cientista renomado por todos. Que através suas leis, ele ensina para o mundo como o universo se comporta, o movimento dos planetas, satélites, conceito de força, criação do cálculo e estudo da luz da gravitação universal, que foi uma de suas maiores e importantes descobertas. Contudo, por trás de um grande gênio, Newton tinha uma personalidade marcante e era uma pessoa profundamente perturbada e rancorosa.

Capítulo 02 – Albert Einstein

“A ciência, mais que qualquer outra coisa, foi à vida de Einstein; e para compreender o homem, é necessário acompanhar sua maneira cientifica de pensar”. (p.43)

Tendo demonstrado a relatividade do tempo, Einstein foi anda mais longe e desafiou a nossa imaginação coma ideia de dilatação tempo. Previu que o tempo tal como marcado pelos relógios seria afetado pelo movimento e pela gravidade. Segundo o efeito de dilatação do tempo, os ponteiros de um relógio em movimento avançarão mais lentamente que os de um relógio imóvel. (p.57)

A essência do que Einstein mostrou na teoria geral é: primeiro, gravidade e inércia são duas palavras diferentes para a mesma coisa (o principio da equivalência). Segundo, quando se pensa sobre o espaço, é preciso considerar quatro dimensões: comprimento, largura, altura e tempo. O tempo é a quarta dimensão e todo evento que tem um lugar no universo é um evento que ocorre num mundo quadridimensional de espaço-tempo. Terceiro, o espaço-tempo é curvado pela presença de massas grandes como o sol. (p.63)

Parecer sobre o capitulo:

Relata aqui, que Albert Einstein foi considerado um dos maiores gênios científicos de todos os tempos. Como físico moderno, transformou nosso entendimento em relação ao universo, por tanto, sua carreira científica resultou em um constante desafio das leis universais, revolucionando os conceitos de tempo e espaço, energia e matéria. Einstein era muito humano, participou ativamente das questões politicas e sociais de sua época. Como suas teorias permitiram a primeira construção bomba atômica, após as explosões no Japão, no final da 2ª Guerra Mundial, defendeu a fiscalização do uso da energia atômica e a luta pelo pacifismo.

Capítulo 03 – Max Karl Ernst Ludwig Planck

(...) Planck, com sua fala mansa, apresentou um exercício matemático que elucidava um fenômeno que vinha atormentando os estudiosos da termodinâmica havia anos. Explicou por que a energia térmica nem sempre é convertida em luz ultravioleta invisível. Em si mesmo, isso não parece um feito revolucionário mas, no processo da investigação desse fenômeno, Planck havia descoberto que a matéria observe energia térmica e emite energia luminosa de maneira descontinua. (...) A partir dessa descoberta, a revolução quântica na física estava em marcha.  (p.74)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com