TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e outsourcing

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 2

GLOBALIZAÇÃO

A globalização é um fenômeno econômico, político e sociocultural, que envolve os países e a população do mundo todo, estabelecendo integração entre os mesmos e gerando uma espécie de aldeia global. Com a quebra de fronteiras, houve uma expansão capitalista que fez com que os mercados mundiais se interligassem, realizando trocas de mercadorias, financeiras, e consequentemente culturais. As ampliações e inovações nas áreas de telecomunicações e informática fizeram com que as barreiras entre países diminuíssem, facilitando a relação entre os mesmos. Tais características foram fundamentais para o desenvolvimento da globalização.

O processo de globalização teve início desde os tempos do descobrimento, onde o homem entrava em contato com outros povos de diferentes continentes. Porém, seu desenvolvimento se deu a partir da revolução industrial com a necessidade do fluxo de comércio mundial e dos grandes avanços tecnológicos (revolução tecnológica).

A fim de aumentar as relações entre os países com objetivo no aumento da circulação comercial, surgiram os blocos econômicos (NAFTA, União Europeia, MERCOSUL, dentre outros). Com isso, os países integrantes conseguem maior relação comercial internacional.

A busca constante pelo barateamento é outra característica da globalização. As empresas acabam produzindo em diversos países – onde há matéria-prima e mão de obra barata, por exemplo - a fim de reduzir seus custos de produção. Assim, tal produto pode ser desenvolvido no país Y, fabricado no X e vendido pelo resto do mundo.

O outsourcing (terceirização) é um processo onde uma empresa é contratada para desenvolver certa área de outra empresa (a contratante), buscando maior eficiência na produção e redução dos custos. Com o aumento da competitividade, a dificuldade de ganhar espaço no mercado ficou ainda maior. As empresas são obrigadas a mudarem seus métodos de produção e se adaptarem ao mercado atual, a fim de ganhar espaço e competitividade. Com isso, o outsourcing pode ser um grande diferencial, podendo desenvolver diversas áreas, tais como:

- Planejamento Estratégico;

- Marketing e Vendas;

- Recursos Humanos;

- Informática e T.I.;

Apesar das vantagens, o outsourcing pode apresentar algumas desvantagens, como por exemplo: a exploração do trabalhador. Quando uma empresa busca terceirização em outros países a fim de obter mão de obra barata para reduzir seus custos, há certa probabilidade da mesma demitir diversos funcionários.

Diversas empresas se beneficiaram com a adoção do outsourcing, obtendo melhores índices de produção e redução de seus custos. São elas:

- Grupo Fiat: Aprimoramento nas áreas de T.I. e comunicação. Obteve redução de custos e aprimoramento dos serviços ao cliente.

- Rhodia: Aprimoramento nas áreas de T.I. e comunicação. Obteve maior desempenho e flexibilidade na circulação de informações.

- ASSIST-CARD: Aprimoramento nas áreas de T.I. e comunicação. Obteve maior controle gerencial, concentrando os recursos no aprimoramento do serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com