TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduação de Recursos Humanos

Por:   •  3/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

FACULADE DE TECNOLOGIA SENAC SÃO MIGUEL DO OESTE

Graduação de Recursos Humanos

Michele Friedrich

ATIVIDADE FINAL – 5S, brainstorming e matriz gut.

São Miguel do Oeste

2016

Michele Friedrich

ATIVIDADE FINAL – 5S, brainstorming e matriz gut

Atividade final sobre as ferramentas da gestão da qualidade, 5S, brainstorming e matriz gut, apresentado a Graduação de Recursos Humanos, para a disciplina de Gestão de Qualidade e Produtividade, da Faculdade de Tecnologia SENAC, São Miguel do Oeste, como requisito de aplicar as ferramentas de pesquisa em uma empresa.

Orientadora: Sandra Mara Puhl

São Miguel do Oeste

2016

Sobre a empresa

Empresa situada na Rodovia SC 492, Bandeirante – SC, que anteriormente situada na R Bruno Dalmina, 80, Industrial, São Miguel do Oeste - SC, atuando há 18 anos no setor moveleiro, a Visão Móveis tem foco na produção de dormitórios e cozinhas. A Visão Móveis está presente em todas as regiões do Brasil, além de exportar para países da América Latina e África. Fundada em 1997, inicialmente para atender uma pequena demanda de produtos sob medida, em poucos anos sentiu a necessidade de expandir sua produção. Assim, em 2002, surge a indústria de produção seriada Visão Móveis, que hoje está instalada em uma área construída de 27.000m². A empresa atualmente possui aproximadamente 250 funcionários, trabalhando em seus setores dentre eles: expedição, embalagem, pinturas, furadeiras, coladeiras e seccionadoras, além possui refeitório, departamento pessoal (financeiro, contabilidade, recursos humanos e recepção) e caminhoneiros.  

Nestes anos, buscamos acompanhar a constante evolução deste setor, para que, com muito esforço e dedicação, consigamos oferecer aos nossos clientes um excelente produto, com ótimo custo-benefício, aliado a excelência em atendimento e logística.

[pic 1]

POP - Procedimento Operacional Padrão

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa.

OBJETIVO DO POP

O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento, através dapadronização e minimização deocorrência de desvios na execução da atividade, ou seja, assegura que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas.

[pic 2]

POP - Procedimento Operacional Padrão

Página 1 de 3

Código

RH-POP-RS 002

Data de Emissão

MAIO/2016

Data de Vigência

JUNHO/2016

Próxima Revisão

JUNHO/2016

Versão nº

01

ASSUNTO: PROCESSO DE SELEÇÃO DE PEÇAS

ÁREA EMITENDE: EMBALAGEM

OBJETIVO:

É o objetivo deste procedimento estabelecer critérios para o processo de separação de peças do móveis a serem embalados.

APLICAÇÃO:

Este POP aplica-se a todas o setor que demandam a necessidade de separar as peças para o processo de embalagem dos móveis.

INDRODUÇÃO:

Para o processo de separação de peças há necessidade de verificar qual o modelo de roupeiro e cozinhas irá ser embalado.

Após segue o processo que será divido em duas etapas: verificação e separação.

A etapa de verificação é composta por uma única etapa:

- Verificar no livro aonde consta todos móveis produzido pela empresa e as peças que contem nos mesmos e ver quais as peças que tem há necessidade de separar.

A etapa de separação é composta por duas etapas:

- Separar as peças que tem a furação semelhante, em apoios diferentes.

- Encostar as peças nos seus devidos lugares na esteira.

DIVULGAÇÃO:

Este POP é divulgado no livro que contém todos os móveis produzidos e também em folders colados em murais, na empresa. Cabe o gerente de produção Edson Oscar Marx atualizar esse POP.

Brainstorming

Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade. O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo. Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.

A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

APLICAÇÃO:

Foi aplicado essa ferramenta no dia 20/06/2016 na empresa Visão Móveis, com o objetivo de diagnosticar quais o problemas existentes no setor de embalagem da empresa e foram diagnosticados os seguintes problemas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com