TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEURÍSTICA TESTE DE HIPÓTESE POSITIVA E HEURISTICA DO AFETO

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se definir heurística como sendo o processo de simplificação, ou relativização de fatores que deveriam influir na tomada de decisão. Como muitas vezes o tempo para tomar a decisão é curto ou implica em um custo alto ao ser protelada, a mente usa de “atalhos” para que possa decidir sobre o que se deve fazer.

Toda via, o uso equivocado da heurística pode implicar em decisões erradas, e diversas vezes isso acontece sem que a pessoa que está tomando a decisão saiba que está fazendo o uso dessa ferramenta, e, por isso, é importante conhecê-las para que assim seja possível fazer um uso racional desse mecanismo, que pode ser útil, quando ele simplifica uma decisão de forma correta, que para ser encontrada de outra forma geraria um alto custo.

Um dos tipos de Heurística é a de teste de hipótese positiva, a ideia central é que ao testar uma hipótese embora existam diversos fatores que se liguem ao objeto quem toma a decisão acaba por desconsiderar muitos deles, como explicam Bazerman; Moore (2014) "em vez disso, intuitivamente usamos dados seletivos para testar hipóteses", desse modo, só uma parte dos dados vinculados aquela hipótese é analisada, e assim pode ocorrer uma escolha equivocada.

Outro tipo de Heurística é a do afeto, que é a tomada de decisões que advém da ligação entre que tem o poder de decidir e o objeto da decisão. Por exemplo, um gerente pode privilegiar um funcionário em razão de o mesmo lembrar um ente querido que faleceu, dessa forma então ele acabar por tomar decisões, não fundamentadas na capacidade que o funcionário tem, mas sim no elo afetivo que aquele colaborador proporciona.

REFERENCIAS

BAZERMAN, Max. H; MOORE, Don. Processo Decisório: Para cursos de administração e economia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com