TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEWLETT-PACKARD: CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA

Por:   •  24/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina: DESENVOLVENDO A CARREIRA

                                                Tutor: Prof. (MARA CLAUDIA ALVES BRAILE)

HEWLETT-PACKARD: CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA

Em setembro de 2001 a Hewlett-Packard havia iniciado um ambicioso e grande projeto, o de se fundir com a Compaq Computer, mais será que a empresa e seus colaboradores estavam mesmo preparados para tamanha mudança? A transação no papel abriria um leque de oportunidade para ambas as empresas, que passavam por momentos complicados naquele momento. A Compaq já não era mais uma das principais empresas do ramo e a HP não conseguia avançar seu desenvolvimento para acompanhar seus rivais em determinado setor.

        A Hewlett-Packard que foi criada por dois amigos no interior de uma garagem em 1939 em Stanford logo se tornou uma potência no setor de tecnologia, com projetos ambiciosos e criações inovadoras. Suas principais atividades eram divididas em três áreas de atuação: Instrumentos de teste e mensuração, computadores e impressoras.

        Seus fundadores mantinham uma gestão diferente para a época e voltada para um estilo caracterizado pelo comprometimento grupal em um sistema participativo onde existia boa comunicação e atingia-se um bom nível de motivação, além do tratamento informal, ético, com muita confiança e respeito, flexibilidade de horários e muita inovação e com foco voltado para grandes lucros em vez do crescimento de receita, conhecido como HP Way. Tal estilo de comando perdurou por décadas, até a chegada de uma nova líder, chamada Carly Fiorina.

        A HP era uma grande concorrente nos setores em que atuava, entre o início dos anos 1980 e 1990, quando os computadores entraram em maior evidencia e eram muito cobiçados pelo público principalmente com a internet ganhando novos seguidores. A disputa por esse novo mercado era gigantesca e muito lucrativa, pois era uma inovação e todos queriam tê-la. A grande IBM encabeçava esse mercado e entre elas havia uma chamada Compaq que por algum tempo ficou sendo a grande concorrente, porém, não durou muito esse título, pois a empresa não conseguiu acompanhar as inovações devido a um grande volume de investimento que lhe era exigido e acabou perdendo espaço para outras companhias entre elas a Dell. A Dell por sua vez, era uma empresa nova e usava de estratégias empreendedoras para a época como a venda on-line na qual muitos concorrentes não faziam, isso acabava por diminuir seus custos e ela conseguia se manter forte na concorrência.

A HP teve uma grande dificuldade nesse setor, principalmente por que seus custos eram mais elevados do que de outras companhias. Porém, a empresa era a líder no negócio de impressoras mesmo adotando um estilo diferente do abordado pelo seu sistema HP Way, no qual desta vez priorizava-se o grande volume de vendas unitárias com uma margem de lucro menor. Era talvez o grande diferencial da empresa? Além, disso o negócio de instrumentação e mensuração eram muito rentáveis e estavam indo bem e perduraram por um bom tempo, até mais tarde ocorrerem mudanças no setor.

No início da década de 90 a demanda era cada vez maior e a disputa cada vez mais acirrada entre as companhias, devido a isso ocorreram grandes mudanças na dinâmica do setor de computadores. A HP por sua vez passava por dificuldades em se encontrar nessa disputa e acabara demitindo seu CEO da época chamado John Young. Seu cargo foi ocupado por Lew Platt que era conhecido por ser um dos maiores defensores do estilo de gestão dos fundadores. Porém, Platt ficou no comando por alguns anos, mas não conseguiu implementar uma mudança na qual colocasse a empresa no rumo correto da grande disputa, foi aí então o momento em que a HP decidiu por procurar um novo nome para assumir as rédeas e recolocar a empresa de volta nos trilhos pela disputa.

Em meados de 1999 chegara então a HP a nova CEO, Carly Fiorina que começou sua grande carreira na AT&T e que mais tarde foi rebatizada como Lucent Technologies. Na Lucent Fiorina teve um enorme sucesso, fazendo com que a HP lhe desse essa oportunidade. Conhecida por ser inteligente, destemida, boa comunicadora, influenciadora e inovadora, ela começou logo traçando grandes metas para seu início de trabalho. Fiorina também mudou a logo marca retirando os nomes dos fundadores abreviando-os simplesmente para HP. Muito estrategista e com métodos agressivos foi a responsável por grande mudança na gestão conhecida como HP Way. Seus métodos eram bastante contrários e consistiam em remuneração por desempenho e valorização do crescimento em receitas e muito envolvimento com marketing e mídias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com