TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias da Hewlett-Packard (HP)

Artigo: Estratégias da Hewlett-Packard (HP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Carlos Ribeiro foi escolhido para comandar a subsidiária brasileira da Hewlett-Packard (HP), a segunda maior empresa de computação do mundo. Mas havia um porem: ele não poderia abandonar o cargo que já ocupava na diretoria de vendas. Por trás desse acúmulo de funções está uma nova estratégia da HP: todos os presidentes da empresa no mundo serão também responsáveis por uma área de negócios. O objetivo é evitar que a companhia que, atua em 120 países e fatura 47 bilhões de dólares anuais, fique lenta e não acompanhe as rápidas mudanças do mercado. A HP está passando por um processo mundial de reestruturação, dividindo-a em duas empresas: uma para cuidar dos produtos de computação e imagem e outra para os produtos de medição. Na área de computação, a tarefa é transformar a HP em uma empresa reconhecida por sua atuação na internet.

Mas, o que o mercado já conhece é o chamado HP Way, o jeito HP de administrar os negócios e as pessoas. Foi essa expressão, cunhada pelos fundadores William Hewlett e David Packard na década de 1930, que fez a HP ser reconhecida por suas práticas de recursos humanos. A filosofia da HP Way criou um ambiente interno apropriado, de motivação e estímulo. Essas são as principais condições para que as pessoas façam um ótimo trabalho e as resultados apareçam. Há uma regra que todo novato aprende quando começa a trabalhar na HP: ali não há senhor ou senhora. Não existem salas fechadas. A informalidade é uma norma geral e o tratamento pessoal sem barreiras faz parte do sistema de valores. A informalidade aproxima as pessoas e não quer dizer falta de respeito. Além do tratamento informal, O HP Way envolve ética, confiança e respeito as pessoas, trabalho em equipe, flexibilidade e inovação.

O HP Way se assenta em quatro políticas principais: Primeiro: a HP não discrimina as pessoas por sexo, raça, idade ou religião. Segunda: ninguém é demitido sem ter a chance de melhorar seu desempenho. Todas as demissões precisam ter o aval de mais de uma pessoa. Terceira: não distingue as pessoas pelo cargo que elas ocupam. Quarta: a ética é um valor inegociável. Sua quebra é a única falta grave que pressupõe demissão sumária. Os valores e princípios da HP são seus mais fortes atrativos para os funcionários. A proposta da HP é estabelecer um relacionamento duradouro com seus funcionários, que montam planos de carreira e cuidam do próprio desenvolvimento pessoal. Qualquer funcionário pode candidatar-se on line a outras funções e mudar a área, caso isso seja importante para o seu crescimento profissional – sem ser barrado pelo chefe. Os funcionários passam por avaliações e retroações frequentes, nas quais recebem uma qualificação de desempenho baseada na comparação com outros colegas que ocupam o mesmo cargo. Quem atinge o nível 5 ganha mais na remuneração variável e recebe ações da companhia. Quem estaciona no nível 1 recebe uma advertência e tem três meses para melhorar. Demissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com