TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hewlett-Packard: Cultura em Tempos de Mudança

Por:   •  15/10/2018  •  Resenha  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  1.431 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM Gestão de Operações, Produção e Serviços.

Fichamento de Estudo de Caso

Marcos Luiz Ferrari

Trabalho da disciplina de Gestão da Mudança e Cultura   Organizacional

                                                 

                                                               Tutor: Prof. Nelson Roque Schneider

Sobral CE

2018

Estudo de Caso de Harvard: Hewlett-Packard: Cultura em Tempos de Mudança

Referência: Michael Beer, Rakesh khurana, James Weber. Hewlett-Packard. Harvard Business School, 409-P01, January 25, 2005 

Texto do Fichamento:

O estudo de caso começa com o pronunciamento da presidente da HP, Carly Fiorina em setembro de 2001, onde a mesma comunica aos seus investidores e colaboradores, a fusão da HP com a Compaq, com o intuito de fortalecer as marcas e expandir os negócios, já que as duas companhias estavam com dificuldade no mercado.

Com certeza esta notícia trouxe várias polêmicas na época, isso repercutiu tanto dentro da organização quando fora, dentro da organização tinha o temor de um choque de cultura organizacional, o futuro era incerto para seus colaboradores, muitos poderiam perder seus empregos e outros teriam que passar por uma severa mudança organizacional, fora da organização os concorrentes tratavam a fusão das empresas, com um certo desprezo e parte de seus investidores da mesma forma.

Histórico da Empresa

A Empresa foi fundada por colegas de Stanford, Bill Hewlett e Dave Parkard em 1939, uma empresa conhecida pelos seus produtos inovadores e confiáveis, suas práticas administrativas também chamavam atenção, com foco nos lucros e nas pessoas. Um de seus primeiros produtos,foi um oscilador de áudio, instrumento usado por engenheiros de som, também vendiam equipamentos de teste e mensuração, produtos que tinham tecnologia de ponta, com isso suas margens de lucro eram altas.

Na década de 70 a empresa entra para o segmento de computadores e impressoras, primeiramente para atender seus negócios e depois para uso doméstico, esse novo segmento foi muito desafiador para a empresa, pois os computadores exigiam mais investimento em pesquisas e a divisão da empresa em mais setores, esses fatores reduziam as margens de lucro da empresa. Na década de 80 e 90, foram desenvolvidos computadores com tecnologia de ponta, com valor agregado maior, com isso elevando as margens de lucro.

No inicio da década de 90, a HP contava com três áreas de atuação, os instrumentos de teste e mensuração, onde as margens eram elevadas, computadores UNIX de alto desempenho, como haviam empresas que não conseguiam arcar, com os altos custos dos mainframes da IBM, usam o UNIX da HP, que também tinham suas margens elevadas, porém não podemos dizer o mesmo dos computadores domésticos, e sua terceira atividade eram as impressoras, que por sua vez usavam tecnologia da Canon, passou há ter tecnologia própria da HP, nesta atividade a HP dominava o mercado, vendia muitas impressoras com um custo baixo, que fez com que a equipe dos computadores de Dick Harborn, líder da divisão de impressoras, porém apesar de acharem que ele estava infringindo o modelo de negocio da HP Way, seus fundadores garantiram que não.

Entre os anos de 1992 e 1997 seu faturamento aumentou mais de 20% ao ano, puxado pelo belo desempenho das impressoras, agora com tecnologia própria da HP. Já neste mesmo período, os PCs da HP viam suas margens bruta caírem 31%, o futuro de computadores pessoais era incerto na HP, pois a concorrência era muito forte neste área, e a questão de continuar ou não nesta atividade pairava no ar, pois isto traria implicações econômicas e culturais dentro da empresa.

No final da década de 90 a HP passa por dificuldades, devido a crise no setor e a forte concorrência da Dell, a internet facilitou o trabalho das empresas, onde as mesmas vendiam seus produtos on-line, a Dell soube aproveitar essa ferramenta e vendia seus produtos, sob medida para os consumidores e mantinha seus estoques sem produtos acabados, dando velocidade para os negócios. A HP deveria ter se atentado, para os novos modelos de negócio que a internet proporcionava isso fez com que a empresa passa-se por várias turbulências, no segmento de computadores domésticos, foram várias trocas de gestores nesta divisão, o clima organizacional fica pesado e difícil de lidar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com