TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Harvard Case Gestão de Estratégia

Por:   •  3/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 9

Gestão Financeira

Turma T13

Estratégia Organizacional

Havard Case Study

São Paulo,16 de setembro de 2023.

Questão 1

Os componentes micro ambientais são aqueles que não podem sofrer alterações, como os colaboradores da organização (setor de marketing, vendas, comercial, financeiro e recursos humanos, etc.) e também as instalações, sistema e o clima organizacional, além desses componentes temos clientes, fornecedores de insumos ou serviços, canais (comunicação, investidores e fornecedores/distribuidores), concorrentes e públicos (são aqueles atingidos de alguma maneira pela ações da empresa que não necessariamente são clientes, mas todos aqueles que de alguma maneira são afetados por essas ações.)

Podemos considerar que as novas estratégias adotadas pela empresa Nestlé para alcançar a sua missão de se tornar líder no mercado de saúde, bem-estar e nutrição, são baseadas nas forças e fraquezas com o objetivo de entender melhor os aspectos que precisa desenvolver.

A forte posição da marca no mercado pode ser considerada uma característica positiva, antes mesmo dela alcançar a posição de referência no segmento NSB. O que possibilitou a empresa um grande poder aquisitivo, ajudando a tornar tangível os objetivos traçados a longo prazo.

Uma segunda característica positiva é o catálogo de produtos que a marca oferece, produtos esses que vão de alimentos, itens para confeitaria, chocolates, alimentos para animais e bebês entre outros, trazendo um leque de possibilidades para os seus diversos tipos de clientes. O que traz grandes vantagens para a organização, pois, permite direcionar o investimento para determinado produto ou marca de acordo com a mudança de seus clientes.

A inovação continua pode ser considerada a terceira característica positiva da marca, ela investe em pesquisas e desenvolvimento de seus produtos, como a bússola nutricional que levava para o cliente uma leitura de fácil compreensão, além do sistema 60/40+ que era voltado para o controle de qualidade, que fez com que fossem ajustadas as receitas de produtos retirando deles, ácido graxo trans, sal e açúcar tornando os seus produtos mais saudáveis.

Como um dos pontos negativos que podemos observar desta nova estratégia foi o mercado de ações que não teve aumento, anos de investimento no mercado NSB, muitos gastos para alcançar o objetivo a longo prazo, porém, o case nos mostra que a sua posição no mercado de negociação não era promissora.

O segundo ponto negativo é a diversidade de marcas que a multinacional possui, tornando a Nestlé mais propensa a conflitos internos, críticas e boicotes do público. Em 2010, por exemplo, foi criticada pela compra do negócio de pizzas congeladas, foi considerada pelos ativistas da alimentação saudável como hipócrita por comprar uma empresa que considerava o produto não saudável.

Questão 2

Componentes macro ambientais são externos, ou seja, a empresa não consegue controlar, sendo mais complexo que o microambiente. Esses aspectos podem ser políticos (leis, normas, ordens que podem interferir na gestão), geográficos (características especificas de cada região), demográficos (características da população), culturais (comportamentos de determinados grupos) ou económicos (juros, taxa e inflação).

A Nestlé teve a oportunidade de criar estratégias conforme as variáveis demográficas de cada região, a partir das pesquisas realizadas era possível analisar a necessidade de cada região, por exemplo uma região com maior concentração de idosos ou com uma busca maior por longevidade poderiam demandar uma quantidade maior de nutrientes, ou seja, uma demanda maior de produtos com as características da população analisada.

A missão de se tornar uma empresa referencia mundial em nutrição, saúde e bem-estar deu a Nestlé a oportunidade de criar estratégias culturais, tendo em vista o aumento de interesse do público por uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis.

A variável geográfica traz uma vulnerabilidade para a empresa, por estar presente em vários países do mundo, ela precisa estar preparada para mudanças climáticas repentinas, porque isso pode afetar diretamente a preferência dos seus consumidores, afinal as preferências alimentares variam de acordo com a cultura de cada país.

A missão de se tornar uma referência mundial em nutrição, saúde e bem-estar trouxe uma oportunidade de mercado gigante, apesar de já definida a algum tempo.

As decisões baseadas na estratégia da NSB fez com que a Nestlé tomasse decisões estratégicas referente a fusões e aquisições que ajudaria a empresa a ter mais credibilidade com os clientes.

Uma de suas aquisões foi o braço de nutrição médica da Novartis que traria uma inovação e credibilidade ainda maior para os produtos desenvolvidos, e que por se tratar de uma farmacêutica poderia ajudar com o crescimento no ramo de saúde. Entre outras aquisições que foram feitas com a Novartis como a gerber marca de alimentos para bebês que lhe pertencia, a qual se encaixou em um grupo já existente que tinha uma forte presença global.

Como ameaças as variáveis económicas podem ser imprevisíveis, por e tratar de uma multinacional essa questão se torna ainda mais complexa, cada país com suas taxas e juros, a flutuação cambial traz consigo um grande desafio, pois, deve-se pensar nas importações de matérias-primas e até mesmo a logística.

A questão política também é considerada uma ameaça, ela pode variar de acordo com regulamentações, políticas governamentais, políticas fiscais entre outras.

Diante dessa questão podemos pontuar possíveis cenários de mudança como por exemplo, novas regulamentações alimentares e de saúde, impostos e tarifas não apenas sobre o produto, mas também sobre a importação, novas leis trabalhistas.

Tais situações podem não ser prejudiciais de forma direta, porém as incertezas tornam as organizações vulneráveis.

Questão 3

A definição de metas e objetivos se faz necessário a curto, médio e longo prazo desenhando um plano de ação para que as metas e objetivos traçados sejam alcançados. O objetivo principal de longo prazo era se tornar referência em saúde, nutrição e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com