TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Harvard Case

Por:   •  26/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

  Uma oportunidade de mercado emergente?

[pic 4]

Resumo

O caso centra-se no potencial e nos desafios de entrar num mercado emergente: a Etiópia. Ele fornece uma breve visão geral do mercado etíope, reformas e políticas de mercado e o ambiente de negócios enfrentado por empresas estrangeiras. Três empresas multinacionais, CareCo, ShoeCo e MedCo, devem decidir se e como entrar no mercado etíope. Os alunos são convidados a fazer uma recomendação para cada empresa com base na atratividade do mercado, os fatores mais importantes para o sucesso e uma avaliação do que se aplica às empresas.

Objetivo do aprendizado

Avaliar as dimensões macroeconomicas que tornam o investimento em um mercado emergente algo atrativo para as empresas multinacionais (mas não necessariamente para todas) e a melhor estratégia para a entrada (ou não) de cada uma das empresas nesse mercado (em ambito microeconomico).


Questões propostas:

  1. A partir da análise das variáveis macroeconômicas da Etiópia apresentadas no caso, avalie os pontos positivos, que poderiam fazer com que o país se tornasse atrativo para a realização de investimentos estrangeiros, e os pontos negativos, que afastariam os investidores de lá. Considere aqui variáveis como o PIB, inflação, tributação, câmbio e etc.

  R: Os pontos positivos são os grandes incentivos na tributação, isenção de imposto de renda por 5 anos e isenção de taxas alfandegárias são exemplos de como a Etiópia buscou incentivar investimentos estrangeiros.

O PIB é um grande alicerce para defender o investimento no país, em 10 anos um país multiplicar seu PIB em 5,5 vezes representa um crescimento médio de 55% do PIB. Este PIB foi muito alavancado por outro ponto positivo para se investir no País, as mais de 300 privatizações evidencia como o governo estava ciente de que deveria incentivar mais uma livre economia e facilitar negócios, que tanto até segundo o Banco Mundial a Etiópia ocupou a terça parte superior no ranking de facilidade de fazer negócios quando comparado com os demais países da África subsaariana, um ponto positivo forte para se investir na Etiópia. Q        

Pontos negativos é que para participar de concorrências públicas empresas estatais ou afiliadas a partidos tinham vantagem diante das demandas, causando uma competição injusta e com certeza um desincentivo no investimento ao país, este fato se atenua ainda mais com a Transparência Internacional classifica a Etiópia no ranking 111° lugar entre 177 posições, ou seja, é evidente que existe corrupção dentro país.

  1. Quais fatores microeconômicos das empresas podem levá-las a realizar, ou não, o investimento? Considere aqui a facilidade de encontrar mercado consumidor, a proximidade com fornecedores, os mecanismos de produção e negociação e etc.

  R:

  1. Como você analisa a possibilidade de investimento da CareCo? Faça um breve relatório sintetizando: (i) sua sugestão para a companhia em termos de investimentos (realizar ou não); (ii) os principais atrativos econômicos que deveriam ser considerados pela empresa ao tomar sua decisão; (iii) como essa decisão sugerida estaria ao encontro da missão e objetivo organizacional.

R:

  1. Como você analisa a possibilidade de investimento da MedCo? Faça um breve relatório sintetizando: (i) sua sugestão para a companhia em termos de investimentos (realizar ou não); (ii) os principais atrativos econômicos que deveriam ser considerados pela empresa ao tomar sua decisão; (iii) como essa decisão sugerida estaria ao encontro da missão e objetivo organizacional.

R:

  1. Como você analisa a possibilidade de investimento da ShoeCo? Faça um breve relatório sintetizando: (i) sua sugestão para a companhia em termos de investimentos (realizar ou não); (ii) os principais atrativos econômicos que deveriam ser considerados pela empresa ao tomar sua decisão; (iii) como essa decisão sugerida estaria ao encontro da missão e objetivo organizacional.

R: Baixa infraestrutura. Ponto positivo da concorrência baixa, ao se construir um bom plano de marketing e um bom desenvolvimento da marca no país, há grandes chances da ShoeCo se tornar referência no mercado de varejo na Etiópia e região. Demandaria de duas grandes coisas. Primeira é de bons esforços de recursos humanos que também foi indicado existir mãos de obras qualificadas para desenvolver campanhas de Marketing que sejam aderentes a Cultura da Etiópia e que haja uma identificação dos potenciais consumidores com a marca. Segunda demanda seria a de grandes investimentos de capital nas campanhas de forma que possamos fazer alguns testes, ou seja, pagar para aprender que tipo de campanha funcionará melhor, que alcançará mais pessoas, o melhor meio de se fazer as campanhas etc. Isso tudo para que sejamos lembrados diariamente como referência em calçados assim como as Havaianas é lembrada no Brasil, coisa que não seria exageradamente custo, porque de acordo com a taxa de câmbio fornecida pela Morningstar em 2014 cada 1 Remimbi, moeda chinesa, conseguia na média comprar 3 Birr, moeda da etiópia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com