TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico de recrutamento e seleção

Artigo: Histórico de recrutamento e seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A história do recrutamento e seleção vem de muitos anos atrás, cada vez inovando, mais sem perder a originalidade do modelo tradicional.

.

Todo esse avanço vem com as grandes tecnologias que está ampliando cada dia mais com métodos e formulas de atrair candidatos para a seleção.

Recrutamento procura candidato para ocupar as vagas existentes, enquanto a seleção identifica os candidatos, mas qualificado entre aqueles recrutados.

Realizar um recrutamento e seleção em que vise o interesse da empresa direcionado ao candidato é uma pratica de muita importância para o sucesso e crescimento da empresa.

O recrutamento é dividido em partes, que são duas fontes, a interna e a externa.

Por meio da interna os candidatos são recrutados na própria empresa e mediante a externa os candidatos são recrutados no mercado de trabalho.

O processo de um recrutamento e seleção vai desde que em anunciado, recebimento de currículos, classificação dos currículos, seleção de perfis do candidato de acordo com a vaga pretendida, contato com os candidatos e finalmente o agendamento pela entrevista para o tão esperado processo seletivo.

O que antigamente é lento e burocrático e muito custoso, hoje com os meios de comunicação que temos, facilitando nossa vida, temos acessos a enviar currículos por email, agências de emprego via internet onde se torna mais fácil e rápido o processo.

Todos esses meios sociais acabam sendo muito competitivo, pois as transformações e inovações acabaram por levar o surgimento dos recursos humanos virtuais, traz resultados satisfatórios, rápido e preciso.

Após a divulgação da vaga, seleções dos currículos têm que realizar avaliações complexas como psicológicos e testes psicodinâmicos, encontrar talentos e diferenciar os melhores, pois através destes que os candidatos irão fazer parte do grupo de colaboradores da empresa.

Recrutamento e Seleção.

O recrutamento deve proporcionar resultados tanto para a organização como para o candidato.

O recrutamento não é uma atividade que possa ser isolada da estratégia da empresa.

Como os negócios mudam, surgem novas funções a cada dia e é imprescindível contar com pessoas flexíveis, capazes de adaptar - se a essas mudanças constantes.

Quando a empresa busca profissionais qualificados para participar de um processo seletivo é incrível a proporção de candidatos que se apresentam e os que são selecionados.

Os recrutadores provocam fortes pressões nos candidatos que podem ser positivas ou negativas.

Numa organização conseguimos identificar que constam dois tipos de recrutamento.

O recrutamento interno e o recrutamento externo.

O recrutamento interno traz para a organização uma série de vantagens.

A primeira é a mais importante que é o reconhecimento que a organização faz aos funcionários que estão buscando aprimorar seus conhecimentos, aumentando sua capacitação, fazendo com que os funcionários recrutados internamente venham a desempenhar bem suas tarefas atuais e os motivando a buscar novos rumos. outra vantagem é o tempo do processo seletivo, mais econômico, menos gastos com treinamento e integrações.

Recrutamento externo é o processo de recrutamento realizado fora da organização, onde se procura suprir a vaga existente com profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

Fontes de recrutamentos a serem utilizados são:

 Anúncios em jornais;

 Anúncios em faculdades e universidades;

 Anúncios em site;

 Indicações;

 Intercâmbio com outras empresas;

 Banco de dados próprio;

 Agências.

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização.

O objetivo da seleção pessoal e escolher o melhor candidato para o cargo, onde a organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível.

Considerando as atuais condições do mercado com os perfis dos candidatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com