TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA METALÚRGICA

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  1.808 Visualizações

Página 1 de 4

IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA METALURGICA

A indústria metalúrgica compreende a produção de metais em formas primárias ou semi acabados (placas, tarugos, biletes, palanquinhas), a produção de laminados, relaminados, trefilados, retrefilados (chapas, bobinas, barras, perfis, trilhos, vergalhões, fio-máquina) e a produção de canos e tubos. É considerada indústria de base, porque depois que são vendidos a outras fábricas que são produzidos a infinidade de produtos metálicos que usamos no dia-a-dia. A matéria-prima é sempre algum tipo de minério, como uma rocha que mistura com o metal desejado com oxigênio e outras impurezas, dentro das usinas, este minério passa por diversos processos de eliminação das impurezas. Para isso é necessário fundir a matéria-prima em altas temperaturas.

Os processos produtivos ocorrem da seguinte forma:

[pic 1]

 

Etapa de produção

Aspecto ambiental

Impacto ambiental

Corte / Soldagem

Emissões atmosféricas (gases, vapores e fumos)

-

Corte / Furação / Soldagem / Lixadeira / Pintura

Emissões atmosféricas (materiais particulados)

Alteração da qualidade do ar.

Emissões atmosféricas podem ser classificadas como materiais particulados, que são partículas de material nos estados sólido, gases e líquidos provenientes de fontes naturais ou industriais, capazes de permanecer em suspensão. Quando são lançadas na atmosfera concentrações superiores  que o meio ambiente não pode absorver, pode afetar a saúde, a segurança e bem-estar da população, bem como ocasionar danos a flora e a fauna, aos materiais do meio ambiente em geral.

Corte

Emissão de resíduos sólidos: sucatas e retalhos

Alteração da qualidade do solo e ocupação do aterro sanitário.

Corte / Furação / Soldagem / Lixadeira

Emissão de resíduos sólidos: limalha

Alteração da qualidade do solo.

Pintura

Emissão de resíduos sólidos: latas vazias de tinta e de solvente

Alteração da qualidade do solo

Os tipos de resíduos sólidos dependem da etapa de produção. No corte, sobram retalhos de perfis, limalha proveniente do corte, solda, furação e do uso da lixadeira, no setor de pintura os resíduos são as latas vazias de tintas e solventes. A poeira gerada no processo produtivo pode causar falta de ar nas pessoas. No processo de solda ocorrem os fumos metálicos (que são vapores e gases que em contato com o oxigênio do ar, após o resfriamento e condensação, oxidam-se, formando os fumos)

Corte / Soldagem / Lixadeira / Furação

Ruído

Poluição sonora / Incômodo ao bem-estar

As maquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos á saúde do trabalhador e da vizinhança. O ruído é um dos principais problemas ambientais dos grandes centros urbanos, a poluição sonora e o estresse auditivo é a terceira causa de maior incidência de doenças do trabalho.

-

Consumo de água / Consumo de energia elétrica

Esgotamento / Redução da disponibilidade de recursos naturais.

IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA SIDERÚRGICA

As empresas siderúrgicas são caracterizadas pela necessidade de energia, principalmente energia térmica para fundir o ferro-gussa para transforma-lo em aço.

Um terço da energia utilizada por este setor vem da queima do carvão mineral, que é uma das fontes que mais contribui para as mudanças climáticas.

Metade do carvão vegetal que também é utilizado por este setor foi produzido a partir da mata nativa de forma ilegal principalmente nas áreas do Pantanal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com