TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NAS EMPRESAS

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

I.NTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

2.1. DIREITO EMPRESARIAL.................................................................................4

2.1.1. MÉTODOS QUANTITATIVOS...........................................................................6

2.1.1.2. Gastos da empresa vaca viúva.....................................................................6

2.1.1.3. Gráfico com custos de salários.....................................................................6

2.1.1.4. Gráfico com Custo de Transporte...................................................................7

2.1.1.5. Gráfico com Custo de Energia Elétrica.........................................................7

2.1.1.6. Gráfico com Custo de Água.........................................................................8

3. IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NAS EMPRESAS...............................................9

3.1. Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)..........................................................9

4. ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA......................................................................10

5. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVO E AMBIENTAL.........................11

6. LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA............................................................11

7. CONCLUSÃO SGA............................................................................................13

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................14



  1. . INTRODUÇÃO

A empresa Vaca Viúva é uma distribuidora de carne fundada em 1997, pelos proprietários Marcos e André, bastante conceituada no mercado a empresa vem apresentando diversas dificuldades em seu funcionamento e no seu quadro administrativo, podendo ocorrer uma possível declaração de falência e caso isso ocorra a empresa deve ficar ciente das suas obrigações e deveres no processo.

Para melhor demonstrarmos a vida financeira da empresa no decorrer desse trabalho estamos apresentando através de gráficos alguns dos principais custos da empresa (salários, transporte, energia elétrica e água). Além do mais também apresentamos a media, mediana e moda de algumas variáveis, esses são recursos também importante na avaliação da empresa.

Uma das metodologias para melhorar o desempenho da empresa é a participação de seus funcionários na tomada de decisão, essa é chamada de Administração Participativa e consiste basicamente em uma maior presença dos funcionários na tomada de decisão, pois muitas vezes o conhecimento dos funcionários é importante para se identificar falhas nos processos e melhorar a eficiência da empresa. Tendo a participação direta dos colaboradores no processo a empresa consequentemente aumentara a qualidade de seus produtos.

Um problema grave da empresa é a falta de responsabilidade social corporativo o que consequentemente lhe rendeu uma ação judicial trabalhista, pois seus funcionários perdiam cerca de 30 minutos para trocar de roupas exigidas pela empresa e não recebiam por esses minutos.

Vamos também acompanhar mais alguns problemas da empresa e possíveis soluções para o mesmo.


  1. . DESENVOLVIMENTO

2.1. DIREITO EMPRESSARIAL

Para que haja conhecimento do Direito Empresarial é necessário entender sobre o conceito de sociedade empresarial, este que define - se: como aglutinação de esforços entre pessoas com o objetivo de obter lucros através de uma atividade de negocio, esse acordo é feito de maneira verbal ou escrita. Dessa forma a sociedade empresarial é uma pessoa jurídica que tem suas vontades manifestadas através de pessoas naturais, pela lei, o qualquer que seja o estatuto do contrato social.

A partir do vinculo dos envolvidos cria se a sociedade empresarial, obrigando que ambas as partes contribuam juridicamente e reciprocamente, assim o direito rege normativamente a economia, garantido a segurança da atividade do negocio.

Para encerramento de uma sociedade entre pessoas físicas ou jurídicas em um determinado negocio não é tão simples, pois há uma serie de aspectos que tem que se analisar para que os tramites ocorra de maneira correta e segura para todos os envolvidos, além do mais sempre é importante o encerramento de maneira mais respeitosa possível.

No momento que é decidido o desligamento ou encerramento da sociedade empresarial é importante saber qual a fração de capital de todos envolvidos e a divisão do capital social e demais responsabilidades. Com isso há diversos aspectos contábeis e legais ao processo de extinção das sociedades, então se faz necessário o cumprimento de procedimentos denominado dissolução.

A dissolução pode ocorrer de maneira imediata, por sentença ou deliberação no caso da empresa “’Vaca Viúva’” a dissolução esta ocorrendo em decorrência à falência, pode conceituar falência como: Um processo de execução coletiva onde todos os bens dos falidos são recolhidos e vendidos para a arrecadação meio de pagamento aos credores que não foram pagos.

De acordo com o autor Maximiliano Fuhrer, o processo de falência se divide em três fases:

Primeira fase – Vai da petição inicial ate a sentença declaratória da falência. Nesse primeiro momento se for requerido falência pelo devedor atendendo os tramites legais, cabe o juiz imediatamente dar a sentença, mas caso seja feito o pedido pelo credor determinara o juiz o posicionamento do devedor para sua defesa.

Na Segunda fase, podemos chamar de fase investigatória, pois nesse momento levanta se todos os ativos e passivos, arrecada se os bens e analisa a conduta do falido e averigua possíveis crimes de falimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (414.7 Kb)   docx (95.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com