TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE INFORMAÇÕES NO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP)

Por:   •  13/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.938 Palavras (28 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como diretrizes apresentar a importância e a influência do fluxo de informações dentro do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) aplicado a uma organização de ramo alimentício.

A comunicação interna de uma organização é um elemento decisivo e deve ser feita e enviada para os demais setores de maneira correta. Dentro do PPCP as informações serão absorvidas para direcionar os planejamentos da produção e facilitar que sejam executados.

As propostas serão apresentadas a uma empresa modelo de ramo alimentício que possui um portfólio de bebidas. A problemática desta permitirá a compreensão e exploração da importância do fluxo de informações para o PPCP.

A organização apresenta deslizes em seu fluxo de informações, aonde os dados não chegam ou chegam incoerentes a área do PPCP, dificultando o alcance das metas da produção e impedindo o cumprimento dos planos estabelecidos.

O objetivo geral deste trabalho é estudar a forma que o PPCP é desenvolvido em uma indústria de ramo alimentício e compara-lo com a teoria do mesmo. O seguimento do trabalho será enfatizado na importância do fluxo de informações ao PPCP; conscientizando a organização da influência das informações dentro de diversos setores interligados, buscando teorias que aumentem a capacidade produtiva, o nível de produtividade e as margens de lucro da empresa estudada.

Com o mercado extremamente competitivo, a informação é um fator eminente e essencial em qualquer organização por ser fundamental no ambiente interno e externo da empresa. A comunicação dentro de uma empresa deve ser feita através de informações confiáveis emitidas por setores envolvidos, pois serão repassadas para todas as áreas interligadas da produção.

Este trabalho servirá como consultoria para a empresa que poderá analisar de maneira mais ampla algumas dificuldades ocorrentes em seu fluxo de informações e as propostas apresentadas no trabalho, para facilitar a efetuação de ajustes no PPCP de maneira coerente a sua teoria.

Foi realizada uma visita técnica à empresa e ao setor de PPCP onde os responsáveis mostraram todas as fases do processo produtivo, apontando equívocos e deslizes ocorrentes. As pesquisas do trabalho foram baseadas em apostilas, livros e sites que abordam o conceito e a implantação do PPCP. Todos os métodos utilizados para concluir o trabalho são de extrema confiabilidade e segurança.

1. LOGÍSTICA

Logística é um ramo da gestão que exerce atividades voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. São responsáveis por providenciar recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, ou seja, administra os recursos materiais, financeiros e humanos, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos; monitorando as operações e gerenciando informações.

A logística tem como um de seus principais objetivos criar mecanismos eficientes a fim de disponibilizar mercadorias ou serviços no local, na hora e na quantidade certa, nas condições corretas e com menor custo possível para o cliente.

1.1. LOGÍSTICA NO PROCESSO PRODUTIVO

A logística também tem grande influência na produção dentro de uma organização. Através de sistemas e filosofias, a logística administra recursos humanos e físicos que comprometem o futuro de um processo produtivo.

“A coordenação eficiente e eficaz da estratégia de produção depende da logística para a compra de materiais e componentes, pois a logística une fornecedores e clientes com os processos industriais (BOWERSOX; CLOSS; COOPER, 2007).”

A logística auxilia a produção gerenciando estoques de produtos em processo, sendo responsável também pelo planejamento da produção, pela implementação deste disponibilizando em tempo ágil o estoque de materiais, componentes dependentes e produtos inacabados e/ou acabados.

Figura 1 Logística integrada

Fonte: Bawersax&Closs (2001, p.44)

2. HISTÓRIA DA EMPRESA

Fundada em 1951, em uma cidade do interior de São Paulo, a indústria do ramo alimentício começou distribuindo bebidas alcoólicas. Mais tarde, passou a produzir e envasar refrigerantes.

Anos depois, a empresa construiu uma nova unidade no Rio de Janeiro e, na década de 80, inaugurou uma nova planta na região metropolitana de São Paulo, onde mais tarde, expandiu suas instalações, passando a produzir, envasar e distribuir refrigerantes em garrafas PET de 2 litros, 600 ml e 350 ml.

As duas unidades fabris contam com equipamentos de alta tecnologia, incluindo um laboratório de análises que faz a verificação dos produtos em todas as fases de produção.

Hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com