TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO SELETIVO PARA A ORGANIZAÇÃO.

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

WEDSON DANILO DOS SANTOS MATIAS

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO SELETIVO PARA A ORGANIZAÇÃO.

[pic 3]

Esplanada

2014

WEDSON DANILO DOS SANTOS MATIAS

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO SELETIVO PARA A ORGANIZAÇÃO.

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental; Seminário. Professores.Janaina V. Testa, Elisete Alice Z. de Oliveira, Ana Céli Pavão, Sérgio de Goes Barboza e Fabiane T. Muzardo.

Esplanada

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução ............................................................................................................04
  2. Desenvolvimento..................................................................................................05
  1.  A busca de profissionais mais qualificados.........................................................05
  1. Conclusão.............................................................................................................08
  2. Referências ..........................................................................................................09

1.0 INTRODUÇÃO


            O trabalho tem como objetivo verificar as estratégias de recrutamento e planejamento de negócio da 212 Calçados e analisar as mudanças culturais e tecnológicas de uma empresa que tem o intuito de continuar acompanhando o desenvolvimento externo, continuando aptas as tendências do mercado. Essa organização sempre procura ter grandes participações no ambiente competitivo para se estabelecer no segmento que atua, sendo uma das empresas mais que mais cresce na indústria de calçados.

Por uma questão de sobrevivência, crescimento ou prosperidade, as  mudanças no mundo corporativo acontecem o tempo todo. E, diferente da conotação negativa que isso possa carregar, estas mudanças estão também relacionadas ao processo de inovação e transformação. Sejam causadas por fatores internos ou externos, inevitáveis ou incontroláveis, essas mudanças vêm acontecendo cada vez mais rapidamente, à medida que o processo de globalização acontece e as informações se tornam cada vez mais acessíveis. O processo de gestão de mudanças é algo extremante complexo e dinâmico que envolve uma transição da situação atual para uma situação desejada futura, definida no escopo do projeto, e que deve estar alinhado aos objetivos estratégicos da organização. Assim, os gestores tem o papel de engajar seus colaboradores na gestão da mudança organizacional, pois isto é fundamental para que se consiga alcançar os melhores resultados, minimizando as possíveis resistências e obtendo uma transformação mais eficaz, completa e em menor tempo. As mudanças impactam em diversos aspectos em uma empresa, tais como cultura e métodos de trabalho, tecnologias e formas como as pessoas interagem entre si e nos processos sobre os quais passarão a atuar. Portanto, é fundamental que as pessoas envolvidas queiram realizar a mudança, estejam realmente comprometidas, motivadas para aos resultados a serem atingidos e consigam se sentir agentes importantes neste processo.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 A BUSCA DE PROFISSIONAIS MAIS QUALIFICADOS

Recrutar e selecionar profissionais vem impondo novos desafios às organizações. As empresas de calçados vêm procurando aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção, pois o mercado de trabalho vem sofrendo várias mudanças que influênciam o setor de recursos humanos das empresas com melhores práticas e políticas que visam buscar profissionais mais qualificados. A economia brasileira passa por um momento de forte crescimento que, no entanto, não é acompanhado com a devida qualificação profissional. A falta de profissionais qualificados afeta todos os setores da economia do país, incluindo as empresas calçadista que, por sua vez, vê em a necessidade de atrair melhores profissionais para o seu quadro de funcionários.

Seleção de pessoal é uma atividade que tem por finalidade escolher candidatos a empregos recebidos pelo setor de recrutamento, para atendimento das necessidades internas da empresa (MARRAS, 2004, p.79). A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas alguns candidatos possam ingressar na organização, sendo que aqueles que apresentam características e valores desejados pela empresa é que serão escolhidos. (CHIAVENATO, 2004, p.130)

Exemplo disso é o caso das sandálias 212 Calçados Ltda, que após 9 anos de existência, investiu na contratação da execultiva Valéria Behar D’ávila para o cargo de Gerente Comercial. Profissional que tem em seu currículo além da proficiência de diversas línguas, o conhecimento de mercado necessário para expandir e conquistar novos negócios. Rueda, Martins e Campos (2004) definem a empregabilidade como as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, com os gestores da empresa, foi possível identificar as técnicas e critérios utilizados no Recrutamento e Seleção.

A Análise de Conteúdo possibilitou concluir que a empresa estudada utiliza como técnicas de recrutamento interno a intranet e anúncios na própria empresa e que no recrutamento externo são utilizados banco de dados interno, indicações e a contratação de consultoria especializada em recrutamento e seleção, além do uso de entrevista baseada no modelo de competências como técnica de seleção.

 Valéria fez um incrível trabalho de realinhamento com os distribuidores que atuavam fora do país. Graças a sua sensibilidade ela conseguiu fazer um novo reposicionamento do produto agregando consequentemente muito mais valor a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com