TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFRAN-UNIVERSIDADE DE  FRANCA

JOUBERT ALVES PEREIRA JUNIOR

1239155

PORTFÓLIO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

PROF. TUTOR ANDERSON BARROS

IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

ADMINISTRAÇÃO

POLO UBERABA

2015

A empresa RTBA desenvolve suas atividades no segmento de e-commerce e está ampliando sua atuação no mercado nacional e internacional. Visualizando o crescimento da RTBA, um grupo de investidores realizou uma proposta de compra de 30% das ações da empresa, com intuito de divulgar as ações da empresa na bolsa de valores. Durante auditoria realizada pelo grupo de investidores, foram diagnosticados alguns problemas relacionados à gestão de recursos humanos, sendo que 3 fatores foram relacionados como prioridade no relatório de não conformidades: 1- Elevada rotatividade: as medições relacionadas à rotatividade indicam que nos últimos 12 meses cerca de 80% dos funcionários foram substituídos. 2- Dificuldade de preenchimento de vagas, o RH demora até 10 dias para contratar novos funcionários. 3- Funcionários desobedecem às normas da empresa e quando são questionados argumentam que não sabem quais são as normas. 4- Falta de padronização de processos, na empresa RTBA não há descrição de cargos e os funcionários são constantemente substituídos. Diante do cenário apresentado, descreva soluções 4 soluções de Recursos Humanos que poderiam ser implantadas na RTBA, objetivando melhoria nos indicadores.

1

A elevada rotatividade dentro de uma instituição produz uma série de problemas, dentre eles a queda na produtividade, o que é péssimo para qualquer empresa. A rotatividade gera custos relativos a direitos trabalhistas, a produtividade fica prejudicada por conta de estar sempre entrando funcionários novos e é necessário constantes treinamentos de novas equipes, fazendo assim com que haja uma oscilação na produtividade e desestabilização da equipe. Para resolver esta questão, primeiro é preciso identificar quais os motivos que estão desmotivando a equipe e criar mecanismos para no futuro ter a correção destes problemas. Introduzir a filosofia do feedback em minha opinião é um passo importante para ajudar resolver este problema, porque o retorno seja por parte dos funcionários como dos superiores, além de aumentar a interação entre colaboradores e diretoria, os problemas serão identificados mais facilmente bem como as orientações serão melhor entendidas. Usar formas de incentivos através de reconhecimentos como prêmios e elogios. Criação de cargos é também um fator importante porque  visto que assim pode contratar pessoas com qualificações específicas criando lideranças, o processo passa a ter pessoas supervisionando bem como pode haver promoções, que servem como incentivo para os funcionários se qualificarem melhor para concorrer a estas promoções ou serem beneficiados por estes prêmios. Buscar qualificar as equipes com treinamentos corretos, uma bom canal de comunicação estabelecido dentro da organização, reconhecer o trabalho de todos e corrigir os problemas em tempo hábil ajudam também a diminuir a rotatividade.

2

Com relação a dificuldade de contratar novos funcionários, o RH pode começar a fazer um arquivo com currículos examinados previamente e separados por setores e cargos, para assim diante da necessidade de contratação isto pode ajudar a diminuir o tempo para preencher as vagas em aberto. Para isto se tornar realmente efetivo os responsáveis pelo setor devem estar bem treinados, especializados para escolherem os candidatos mais bem preparados, determinar o perfil e qualificações  pretendidas, nas entrevistas conseguirem extrair o máximo dos candidatos a nível de informação e também conseguir transmitir as informações corretas para os pretendentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com