TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES HOSPITALARES: A QUALIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Por:   •  10/3/2017  •  Artigo  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 13

INDICADORES HOSPITALARES: A QUALIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

RAFAEL, Mônica Maria1

VIEIRA de Macedo Brasil, Caroline2

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar como os indicadores de qualidade utilizados em uma Unidade Hospitalar são de suma importância para a administração da instituição, principalmente quando utilizados para a medir a produtividade e estabelecer metas a serem alcançadas para o bem-estar e segurança dos pacientes, a partir de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Trata-se de um artigo com revisão bibliográfica onde foi realizada uma avaliação da literatura sobre o assunto e também nas bases de dados bibliográficos Lilacs e Scielo, onde foram estudados artigos voltados para este tema e também conta com um estudo de caso sobre a implantação e monitoramento dos indicadores utilizados em um hospital público municipal. Neste trabalho são apresentados também os indicadores existentes na área hospitalar, a forma como são definidos, sua composição, utilização e a sua importância na gestão do serviço como ferramenta para mensuração da qualidade do serviço, a garantia da qualidade hospitalar, sendo a função que visa confirmar se todas as ações necessárias para o atendimento das necessidades dos clientes estão sendo atendidas de forma completa. Podemos observar que informações são imprescindíveis para a administração de qualquer empresa e o compartilhamento destas informações é essencial para ajudar a descrever a situação atual de um determinado fenômeno ou problema, servindo também para comparações, verificar mudanças ou tendências e avaliar a execução das ações planejadas durante um período de tempo, em termos de qualidade e quantidade, bem como o estabelecimento, cumprimento e acompanhamento de metas.

Palavras-chave: Indicadores Hospitalares. Qualidade. Gestão Hospitalar

1 INTRODUÇÃO

Pensar em indicadores aliados à gestão hospitalar é ter visão do futuro. Os profissionais da área da saúde estão percebendo que somente cuidando da qualidade de seus serviços vão garantir um crescimento, credibilidade e sustentação dos serviços em longo prazo.

Os indicadores são uma ferramenta a mais para as instituições de saúde que se preocupam em aprimorar o seu desempenho junto aos clientes e buscar a melhoria contínua dos seus processos, não se esquecendo da garantia da segurança dos seus pacientes.

Medir qualidade e quantidade em serviços de saúde é fundamental para o planejamento, organização, e avaliação das atividades desenvolvidas, sendo alvo dessa medição os resultados, a melhoria dos processos e a estrutura necessária ou utilizada para o desenvolvimento dessas atividades, para atingimento dos objetivos estabelecidos.

Este artigo tem como objetivos apresentar os indicadores hospitalares utilizados em um hospital público municipal, demonstrando sua aplicabilidade com o intuito de atingir os requisitos de qualidade exigidos pela ONA bem como garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

2 METODOLOGIA

Este artigo é fruto de um estudo de Fundamentação Teórica com estudo de caso, onde se pretendeu levantar as principais informações sobre o tema gestão da qualidade em instituições hospitalares, bem como o uso de indicadores como ferramentas de gestão, utilizando fontes disponíveis nas bases de dados bibliográficas LILACS (Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e também através da pesquisa bibliográfica sobre o referido tema.

Foram pesquisados alguns autores e sites e também o Manual de Acreditação ONA, que trata dos requisitos obrigatórios para se atingir o nível desejado de excelência na gestão de serviços de saúde no que se refere à qualidade e segurança do paciente.

O estudo de caso se deu em um Hospital Público Municipal, que obteve o Nível 3 de Acreditação pela ONA, onde pudemos analisar os diversos meios e critérios estabelecidos para tal obtenção, incluindo os indicadores implantados no hospital.

2.1 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 Qualidade

A definição dada pela Norma ISO 9000 (Internacional Organization for Standartization) para o termo qualidade é: “a totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas dos clientes”.

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é a responsável por coordenar o processo para acreditação de Serviços e Programas da Saúde em nível nacional. O Manual Brasileiro de Acreditação ONA, versão 2014 explicita padrões de qualidade que devem ser alcançados pelas instituições, fornecendo graduações para mensurar o grau de aderência a cada padrão.

A qualidade é definida pelo cliente e transcende os parâmetros dos produtos, contemplando aspectos relacionados com o meio ambiente e com as relações humanas. A função qualidade e o termo cliente devem ser entendidos de forma abrangente e devem ser estendidos, também, para as relações profissionais, sociais e familiares (Neves e Neves, 2000).

2.1.1.1 Qualidade em serviços de saúde

Conceito: Maximizar os cuidados e benefícios minimizando os riscos.

A qualidade nos serviços de saúde é encarada como um conjunto de atributos essenciais à sobrevivência das organizações, sendo comparada a um objeto da gerência estratégica, líder do processo, que envolve planejamento, estabelecimento de objetivos e mobilização de toda organização (Malik e Telles, 2001).

2.1.2 Indicadores

Os indicadores representam de forma quantitativa, dentro de uma organização, a evolução e o desempenho dos seus negócios, qualidade dos produtos e serviços, participação e motivação de seus colaboradores (www.abcq.org.br).

São informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação, e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo (Critério de Excelência FNQ, 2015).

Os indicadores originam-se, de acordo com Couto e Pedrosa (2003), das seguintes fórmulas básicas da estatística:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com