TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES DA QUALIDADE

Por:   •  19/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1- Introdução        

2- Desenvolvimento        

2.1  Levantamento e  Analise de dados        

2.1.1 Gráfico da Dispersão da qualidade desejada pela Empresa.        

3- Conclusão        

4- Referencias bibliográficas        

1- Introdução

         Os aspectos relacionados à qualidade têm recebido uma atenção especial entre as empresas, principalmente no que tange aos indicadores de cunho organizacional. As empresas procuram estabelecer meios para monitorar seu desempenho de forma satisfatória, obtendo uma visão gerencial, em tempo real, dos resultados decorrentes das intervenções efetuadas.

        Para as organizações, hoje, pesquisar parâmetros qualitativos passa a ser de caráter fundamental para ampliação da satisfação dos seus clientes, fornecendo ênfase ao monitoramento de processos. Tais recursos podem ser traduzidos por meio de indicadores, que fornecem aos gestores toda a posição necessária para que as ações gerenciais sejam tomadas, ou, pelo menos, parâmetros de monitoramento, porém, com o crescimento da competitividade vem também a necessidade das organizações medirem e controlarem a qualidade do serviço oferecido, exigindo assim mais qualidade, segurança e velocidade nas decisões e nos processos empresariais.

        Observa-se que um sistema robusto de indicadores de qualidade nem sempre é necessário, o primeiro passo é mensurar o porte da empresa, muitos indicadores podem deixar de ser utilizados na avaliação, e outros podem ser aplicados para possibilitar uma visão ampliada do negócio em questão. O importante é que sejam utilizados indicadores que possibilitem a obtenção de dados, forneçam informações que apoiem as decisões, direcionem o aperfeiçoamento e a melhoria contínua dos processos da organização, antecipando ações para a manutenção da organização no relacionamento com seu mercado

         Entre os diversos indicadores de qualidade, vamos tentar exemplificar neste trabalho as perdas por avarias e para que esses índices sejam levantados, buscou-se exemplificar alguns fluxos de informações, onde a quantidade de avarias ocorridas durante um período deve ser comparada com o nível de aceitação estabelecido.

        Para levantar esses indicadores vamos utilizar formas simples de questionário, esses índices analíticos são muito variados sendo e cada empresa estabelece, exemplificamos uma empresa de transportes de bebidas tais como treinamento do pessoal, fragilidade das embalagens, recolhimento das embalagens, cuidado do motorista com rodovias malconservadas e roubos de cargas.

2- Desenvolvimento

        Para NOVAES (2001), medir a eficiência e monitorar permanentemente o desempenho das empresas e subsistemas da cadeia de suprimento passam a ser atividades de grande importância no atual mercado consumidor. Dessa forma, os indicadores de desempenho apresentam-se como importante recurso de monitoramento para as organizações. Os indicadores de Qualidade são elementos que medem os níveis de eficiência e eficácia de uma organização, ou seja, medem o desempenho dos processos relacionados à satisfação dos clientes.

        LIMA JUNIOR (2001) conceitua indicadores como sendo: Relações matemáticas, medidas quantitativas de um processo ou resultado, tendo normalmente uma meta associada, e para que possam ser efetivas devem ser de fácil obtenção, compreensão e comparação.

        Indicadores de forma abrangente é uma forma de representação quantificável de características de produtos e processos, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo.

        Para que seja levantado os índices de qualidade, existem diversos mecanismos sejam eles em planilhas simples ou programas específicos que fornecem uma série de informações, esses indicadores podem ser subclassificações em categorias a qual podemos citar alguns: Indicadores Estratégicos, Indicadores de produtividade, Indicadores de efetividade, indicadores de lucratividade e o que estamos estudando Indicadores de Qualidade entre outros.

        Indicadores Estratégicos: Auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.

         Indicadores de produtividade: Podem estar relacionados à produtividade hora/colaborador, hora/máquina. Ou seja, estão ligados ao uso dos recursos da empresa com relação às entregas.

          Indicadores de capacidade: Medem a capacidade de resposta de um processo. Pode-se citar como indicadores de capacidade a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.

        Indicadores de Qualidade (eficácia): esse indicador foca as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço, eles andam juntos com os indicadores de produtividade, pois ajudam a entender qualquer desvio ou não conformidade que ocorreu durante o processo produtivo e o índice em estudo.

        Independentemente de em qual categoria os indicadores se encontram, eles são igualmente importantes, pois são eles quem fornecem a visão que a empresa necessita para enxergar seus processos e conseguir uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados.

2.1 Levantamento e Análise de dados

        Para levantar esses indicadores vamos utilizar formas simples de questionário, esses índices analíticos são muito variados sendo e cada empresa estabelece, exemplificamos uma empresa de transportes de bebidas  

        As avarias representam um dos fatores de comprometimento do nível de serviço entre as empresas de transporte. O cliente ao solicitar a entrega de um produto, espera que o mesmo seja entregue mantendo sua integridade física e características funcionais, nos mercados competitivos, a logística (entrega) pode impactar negativamente a avaliação global (produtos e serviços agregados) feita pelo cliente, por exemplo, podendo implicar perda de fidelidade ou não repetição da compra, conforme o desempenho das entregas em custo, nível de avarias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com