TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDÚSTRIA DE TINTAS

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1        Introdução        

1.1        objetivo geral        

1.2        objetivos específicos        

1.3        metodologia        

2        caracterização da empresa        

3        aspectos estratégicos        

3.1        mercado        

3.2        referencial estratégico        

3.3        swot        

4        rh        

5        processo produtivo        

6        marketing        

6.1        público-alvo        

6.2        produto        

6.3        preço        

6.4        distribuição        

6.5        comunicação        

7        ASPECTOS FINANCEIROS        

7.1        ENFOQUE OPERACIONAL        

7.2        ENFOQUE ESTRATÉGICO        

8        conclusão        

Referências        

  1. Introdução

A área abordada será da aplicação de tintas no ramo imobiliário, onde serão analisadas todas as estratégias de mercado, serão colhidas todas as informações necessárias para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa de tintas.

A tinta esta entre os produtos mais utilizados no mundo, pois sua aplicabilidade é diversa. Não sendo apenas utilizada para área imobiliária, onde o Brasil abrange 79% desse mercado, mas também inclui indústrias de alimentos, automotivas, naval, aeronáutica, eletrodomésticos, dentre outros (FAZENDA, 1995).

Por ser um dos maiores produtores de tintas imobiliárias, o Brasil é um dos cinco maiores exportadores e produtores de tinta do mundo, sempre investindo cada vez mais em tecnologia e inovação, não apenas pelo mercado ser competitivo, mas para se adequar e suprir as necessidades do mercado nacional e internacional (ABRAFITI).

A escolha de uma indústria de tintas, é justificada devido o grande uso de tinta no mundo e sua variedade, além da praticidade do seu processo produtivo o segmento imobiliário de tintas no Brasil é grande, a demanda do produto no país é extensa, o que ocasiona em um lucro relativamente alto, pois é uma área que já cresceu muito e tende a crescer cada vez mais.

  1. objetivo geral

Avaliar todos os aspectos econômicos, financeiros e mercadológicos do mercado de tinta para a produção do produto, visando à necessidade do mercado imobiliário, adequando-se aos interesses dos clientes e visando sempre em melhorias para melhor funcionamento da empresa e melhor qualidade de serviços.

  1. objetivos específicos

•    Definir as características da empresa;       •   Definir marketing mix;

•    Apresentar aspectos estratégicos;             •   Apresentar aspectos de Rh;

  1. metodologia

Bibliográfico-descritiva mais estudo de caso.

  1. caracterização da empresa

A Impactintas, de razão social Impact Ltda., com CNPJ 17.091.582/0001-76, voltada para a fabricação de tintas com fins lucrativos é situada na Av. das Nações, 186 – Araucária – PR, Brasil. Suas atividades no mercado serão iniciadas no mês de agosto de 2016. Esta nova empresa possui uma instalação grande, moderna e com profissionais altamente qualificados.

Com um total de 90 funcionários, a empresa conta com 5 técnicos especializados, auxiliados por 50 profissionais para a produção de tinta, 20 responsáveis pelas vendas e distribuição dos produtos, 5 coordenadores, 6 supervisores, 3 gerentes e 1 diretor geral. A carga de trabalho é de 44 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com uma hora para intervalo, e nos sábados das 8h às 12h.

Os produtos terão alta qualidade e características refinadas, além de embalagens com um design moderno. As vendas serão destinadas a empresas de construção, decoração e pintura e a construtoras de grande porte.

  1. aspectos estratégicos

  1. mercado

Segundo a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), o Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de tinta do mundo, possui domínio técnico e alta tecnologia, comparado com os outros produtores, em razão dos investimentos de fabricantes e da busca para atender as exigências dos clientes. No ramo de tintas há um grande investimento nos setores tecnológico, de Marketing e sustentável. Além de possuir preço diversificado, atingindo todas as classes sociais.

A produção em 2015 foi de 1,318 bilhão de litros, o faturamento de 3,054 bilhões de dólares; em 2014 produziu-se 1,397 bilhões de litros e foram faturados 4,075 bilhões de dólares.

As tintas imobiliárias, que incluem parede, piso, teto, entre outras, representam 80,3% em produção e 63% do faturamento no setor.

Imagem 1 – Gráficos de indicadores de mercado

[pic 1]

[pic 2]

Fonte: http://www.abrafati.com.br

Com a atual crise, haverá diminuição nas atividades de construção civil, reduzindo a demanda de tintas, com isso o faturamento de tintas imobiliárias terá uma queda, uma vez que novos imóveis englobam 15% dessa receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (396.3 Kb)   docx (270.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com