TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO MARKETING NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

INFLUÊNCIA DO MARKETING NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS.

        Hoje a economia mundial vems ofrendo com a constante mudança e exigência de nossos consumidores é resultante da junção de várias culturas. É possível perceber que algumas possuem características diferenciadas devido ao aumento do poder aquisitivo de nosso povo.

        Segundo kotler (2009, p. 23) “A boa noticia é que a globalização representa maior mercado para bens e serviços.A má noticia é que as empresas enfrentam agora maior número de concorrentes.

                Objetivos Específicos é Diagnosticar a influência do marketing no planejamento e controle empresarial, validar o comportamento das pessoas no ambiente competitivo e regulador. Difundir as práticas adotadas como: missão, visão e valores dos próprios proprietáriose entender a maneira com que isso traz consequências para a organização.

        Segundo kotle (2009). Marketing é muito mais que o “departamento de vendas” de uma empresa. Marketing é um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para mercados.

Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... o sucesso empresarial não é  determinado pelo  fabricante, mas pelo consumidor. Peter apud Drucker (2009).

        Marketing é interação de varias pessoas fazendo com que seus pensamento não fiquem somente em suas cabeças, mais que busquem passar a sua criatividade para o papel e tentando coloca-las em pratica.

        Ainda segundo Kotler (2009). Marketing não é como geometria euclidiana, um sistema fixo de conceitos e axiomas. Pelo contrário, marketing é um dos campos mais dinâmicos dentro da arena administrativa [...]. Por conseguinte, não é surpreender que as novas ideias de marketing mantêm-se à tona aos novos desafios do mercado.

        Visão do futuro, isso é inovação o marketing é desafio de hoje, amanhã e depois. É poder satisfazer de uma maneira superior ao esperado, é o inusitado que faz com que as organizações surpreendam seus clientes e seus oponentes.

                        “Marketing começa com necessidades e desejos humanos”. As pessoas necessitam de alimento, ar, água, vestuário e abrigo pra sobreviver. Além disso, têm forte desejo por recreação, educação e outros serviços. Têm preferências marcantes por versões e marcas especificas de bens e serviços básicos. (Kotler 2009)

        Kotler (2009) diz que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”.

        O marketing ajuda as pessoas a obter o que necessitam de maneira facilitada, através da oferta de produtos. O marketing faz é simbolicamente uma ponte que levam as pessoas a um ponto mais assertivo dentro da organização atual.

        Segundo Kotler (2009), é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

        Essa definição de Kotler busca a satisfação de ambas as partes envolvidas, reconhecendo que a administração de marketing envolve a análise e planejamento implementação e controle.

        Conforme Kotler (2009), o conceito de Marketing tem sido expresso de muitas maneiras sugestivas:

  • “Atender às necessidades de forma rentável.”
  • “Encontrar desejos e satisfazê-los.”
  • “Amar o consumidor, não o produto.”
  • “Faca ao gosto do consumidor.” (Burger King)
  • “Você é o chefe” (United Airlines)
  • “As pessoas em primeiro lugar.” (British Airways)
  • “Parceiros no lucro” (MillikenCompany)

        É necessário que o Marketing seja intendido para que quem o faça, faça de maneira com que os futuros clientes fiquem satisfeitos, o consumidor não compra pelo produto mais sim pela imagem que lhe é apresentado.

        Conforme Oliveira (2012), “o planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em funções dos objetivos empresarias que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz”.

        Ainda segundo Oliveira (2012), processo de planejar envolve, por tanto, um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, porque, por quem e onde.

        Hooley, Saunders e Piercy (2005) apresenta em sua autoria que uma vez escolhidos o posicionamento competitivo e a estratégia central, a tarefa da administração de marketing é implementar aquelas decisões mediante o esforço de marketing. Os três elementos básicos da implementação – composto de marketing, organização e controle.

        Citada por ROCHA (1992), apud Helgo Max Seitz (2005),  as estratégias competitivas podem ter duas características básicas, a concorrência em preços e a diferenciação de produtos. Na primeira busca-se oferecer a mesma satisfação ou risco ao consumidor por menor custo, colocando a disputa do mercado na concorrência de preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com