TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAR: NOVAS PRÁTICAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

GISELE SANTOS

 WESLEY TALLIS CASTANHA

INOVAR: NOVAS PRÁTICAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

 

Joaçaba

2018

GISELE SANTOS

 WESLEY TALLIS CASTANHA

INOVAR: NOVAS PRÁTICAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

 

Trabalho de Pesquisa Apresentado ao Curso de Administração, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como Requisito Parcial à Obtenção do Título de Graduado em Administração.

Orientador: Prof.º Ms. César Rodrigo Kasteller

Joaçaba

2018

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar o interesse que a população tem pelo ambiente em que vivem e se estão preocupadas com a atual situação do meio ambiente, se conhecem práticas de preservação e principalmente, se às adotam no seu dia a dia, constatando se realmente colaboram por um futuro com mais qualidade de vida.

Atualmente as enormes transformações sociais e econômicas do homem comprovam o quanto a modernização afetou a natureza e os recursos naturais. Nos últimos anos constatou-se que o meio ambiente tem sofrido uma grave degradação, na qual a humanidade enfrenta problemas ambientais desastrosos causados em decorrência da sua própria postura em ações inadequadas.

Sabe-se que a mudança de alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos ao meio ambiente sejam reduzidos e o quanto é fácil inseri-las no cotidiano, práticas simples como economizar água e reciclar o lixo já fazem muita diferença na natureza, por isso, a conscientização deve partir de todos. Cada vez mais a busca por soluções para minimizar os impactos vem crescendo. Movimentos, organizações e países no mundo inteiro iniciaram ações de preservação ambiental. Organizaram-se as grandes conferências e foram firmados tratados internacionais para controle da poluição, levando em consideração a harmonia entre o Social, Econômico e Ambiental em busca de um Desenvolvimento Sustentável.

Ao mesmo tempo, essa prática para a maioria da população mal informada vem se tornando uma novidade, poucas pessoas tem conhecimento do que realmente significa a sustentabilidade e do quanto é benéfico aderir a esse método para garantir um ambiente mais favorável de vivência atual e futuramente.

As práticas sustentáveis estão sendo cada vez mais inseridas no cotidiano da população e também apresentadas pelos governos e empresas de diversas áreas, porém, ainda falta maior colaboração para assim garantir melhora no meio ambiente e torná-lo mais proveitoso.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Podemos ter como ponto de partida a definição de políticas públicas como um conjunto de programas, ações e decisões tomadas por parte dos governos, que tem participação direta ou indireta de entes públicos ou privados, com o objetivo de assegurar um determinado direito de cidadania para a sociedade como um todo. Ou seja, nas questões ambientais, o Poder Público tem como dever constitucional a prevenção do dano. Porém, de nada adianta projetos e leis a favor do meio ambiente, se não partir da população uma mudança de hábitos urgente.

Tabela 01 – Enfoque referente às políticas públicas do meio ambiente

Alternativas

fi

fri(%)

Promover a educação ambiental nas instituições de ensino

35

33,65

Criação de programas de conscientização

16

15,38

Melhora no desenvolvimento econômico

11

10,57

Elaboração de projetos sustentáveis

21

20,19

Programas de incentivo ao uso racional dos recursos naturais

21

20,19

Total

104

100

Fonte: os autores

Gráfico 01 – Enfoque referente às políticas públicas do meio ambiente        

[pic 2]

Fonte: os autores

A sustentabilidade tem como origem relacionada ao desenvolvimento sustentável, com o objetivo de atender as necessidades das gerações presentes, sem que comprometa a capacidade das gerações futuras. Está relacionado com o equilíbrio entre presente e futuro. Diz respeito a forma que as empresas procedem na produção e descarte de resíduos, habitação, transportes, alimentação, consumo consciente e nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente.

Tabela 02 – Práticas constantes em relação à preservação ambiental

Alternativas

fi

fri(%)

Economizar água

45

43,26

Economizar energia elétrica

16

15,38

Separar o lixo reciclável

20

19,23

Deslocar-se a pé ou de bicicleta

14

13,46

Nenhuma das alternativas

9

8,65

Total

104

100

Fonte: os autores

Gráfico 02 – Práticas constantes em relação à preservação ambiental

[pic 3]Fonte: os autores

Nunca o meio ambiente sofreu tantos danos como nos últimos anos, a evolução da tecnologia tem cegado as pessoas, pois não estão se importando com a situação. “A paisagem natural da Terra está cada vez mais ameaçada pelos riscos nucleares, pelo lixo atômico, pelos dejetos orgânicos, pela “chuva ácida”, pelas indústrias e pelo lixo químico. Por conta disso, em todo mundo – e o Brasil não é uma exceção -, o lençol freático se abaixa e se contamina, a água escasseia, a área florestal diminui, o clima sofre profundas e quiçá irreversíveis alterações, o ar se torna irrespirável, o patrimônio genético se desgasta, abreviando os anos que o homem tem para viver sobre o Planeta. Isto é, “do ponto de vista ambiental o planeta chegou quase ao ponto de não retorno. Se fosse uma empresa estaria à beira da falência, pois dilapida seu capital, que são os recursos naturais, como se eles fossem eternos. O poder de autopurificação do meio ambiente está chegando ao limite”. (MILARÉ, 2011, p. 65-66).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com