TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 3

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

A resenha que será apresentada foi abordada na aula 2, o tema inteligência competitiva que tem como objetivo utilizar a habilidade e a capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva.

De acordo com Gomes et al. (1993) a inteligência competitiva é um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório.

Segundo a Society of Competitive Inteligence Professionals (SCIP, 2001), a Inteligência Competitiva é:

[...] é o processo de monitoramento do ambiente competitivo e análise dos resultados no contexto das questões internas, com o propósito de suportar o processo decisório. A IC capacita os gestores seniores em empresas de todos os tamanhos a tomar decisões mais bem informadas sobre tudo, desde marketing, P&D, e táticas de investimento para estratégias empresariais de longo prazo. IC efetiva é um processo contínuo que envolve a coleta legal e ética da informação, análise que não evite conclusões indesejadas, e difusão controlada de inteligência acionável para os tomadores de decisão.

A inteligência competitiva tem cinco etapas que são: planejamento, coleta e tratamento das informações, análise final das informações, disseminação e avaliação.

O planejamento é onde o processo é pensado, abordando principalmente seus objetivos, bem como realizar um levantamento das necessidades de inteligência e quais serão as informações para que sejam atendidas.

A coleta e o tratamento das informações é onde as fontes de informação são identificadas, se elas são interna ou externa e qual o tipo de tratamento que será dispensado à informação para armazenamento.

A análise final das informações é o local onde as informações são coletadas e tratadas para que seja elaborado os produtos de inteligência.

A informação analisada é entregue na disseminação, contendo um formato que seja coerente e convincente.

A avaliação conforme o próprio nome diz é o local onde o processo é avaliado sob dois aspectos onde o primeiro aborda sobre o desempenho de cada uma das etapas do processo e o segundo é a avaliação realizada junto aos usuários dos resultados práticos obtidos com os produtos da inteligência competitiva.

As informações são divididas em estruturadas e não estruturadas. As informações estruturadas são produzidas interna e externamente à organização, de algum modo consolidadas e sistematizadas, já as não estruturadas são produzidas externamente e não são consolidadas e nem sistematizadas, isto torna difícil serem prospectadas e monitoradas.

A Inteligência Competitiva necessita de algumas informações para que esse processo tenha êxito, são elas: informações políticas, jurídicas e regulatórias, informações de mercado, indicadores gerenciais, informações de padronização, as questões tributárias e trabalhistas, incentivos e fontes de financiamento, informações técnicas, dentre outras.

Os produtos gerados em inteligência competitiva são sumário executivo, os alertas, os relatórios analíticos, as projeções tecnológicas, as análises de situação, cada um possui funções determinantes para o bom funcionamento do processo.

Cabe ressaltar que em inteligência competitiva há um modelo de fluxo a seguir: fluxo contínuo de informações, um processo continuo de avaliações, adicionando um valor às informações ocasionando decisões estratégicas continuas, determinando assim uma vantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com