TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO ESTÁGIO

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações de trabalho já não são mais as mesmas, a globalização e o avanço da tecnologia trouxeram uma nova realidade para o mundo dos negócios, e tem como um de seus maiores desafios administrarem bem os recursos humanos.

Para uma empresa se manter firme no mercado ela precisa ser competitiva, ou seja, possuir um diferencial em relação às outras. Um destes diferenciais está relacionado à valorização das pessoas que compõe as organizações.

É fundamental que as organizações, preocupadas com o bem estar da empresa e de seus funcionários, invistam em seus colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho bom, harmonioso e produtivo, oportunidade de capacitação e desenvolvimento, motivação e bem-estar, assim, todos trabalharão harmoniosamente em prol do alcance dos objetivos e melhores resultados. Uma área que vem auxiliando muito as empresas e desempenhando funções fundamentais é a Gestão de Pessoas, que tem como sua principal finalidade administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.

A cada dia se torna mais necessário e importante investir na área de Gestão de Pessoas, pois é por meio dela que a empresa consegue aliar seus objetivos ao de seus colaboradores. Eis que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade e que o principal capital de uma organização é o humano.

São muitas as atividades pertinentes à área de Gestão de Pessoas, entre elas os seus processos que são ferramentas primordiais para uma organização. Através deles é possível Agregar Pessoas, Aplicar Pessoas, Recompensar Pessoas, Desenvolver Pessoas, Manter Pessoas e Monitorar Pessoas.

O processo de Agregar Pessoas consiste em recrutar e selecionar pessoas, com o perfil adequado, para ingressar na organização. Assim que recrutadas, as pessoas são orientadas dentro das diversas atividades da organização, esse processo caracteriza a Aplicação de Pessoas. Recompensar Pessoas é um processo fundamental para o incentivo e motivação dos funcionários, pois a remuneração é um dos meios de reconhecer o funcionário pelas tarefas desempenhadas. Além da remuneração, outra forma de motivar os funcionários é por meio do processo de Desenvolver Pessoas, que valoriza os conhecimentos que estes já têm e auxiliá-los a aprender e desenvolver aptidões. Uma organização bem sucedida é aquela que além de captar, orientar e desenvolver seus funcionários os mantém na organização satisfeitos a longo prazo, caracterizando o processo de Manter Pessoas. O último processo da Gestão de Pessoas visa acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas adequando aos princípios da organização, Monitorar Pessoas é um processo delicado e crucial para que a organização alcance seus objetivos (CHIAVENATO, 2010).

Este estágio foi realizado na empresa Distribuidora Santo Antônio, que assim como a maior parte das microempresas não possuem uma Gestão de Pessoas estruturada, mas vem buscando métodos para a sua implantação.

O presente relatório visa contribuir para a melhoria da estruturação e das atividades que vem sendo desempenhadas, por meio das pesquisas e os dados coletados.

O estudo realizado possibilitará identificar os pontos fortes, procurando mantê-los e melhorá-los e os pontos fracos, sugerindo modificações, visando saná-los ou diminuí-los.  

.

1.1 OBJETIVOS

Para melhor definir e esclarecer a intenção do presente trabalho compete definir os objetivos geral e específico.

  1. Objetivo geral

O presente trabalho tem como objetivo geral, efetuar um diagnóstico organizacional em especial na área de recursos humanos, na qual após um levantamento de todos os processos e variáveis, efetuar uma análise responsável dos pontos fortes e fracos, gerando assim ações que venham corrigir pontos fracos da organização, com o fim de prospectar melhor atendimento ao cliente e crescimento à organização.

1.1.2 Objetivos específicos

  • Identificar todas as variáveis que impactam no dia a dia da organização, em especial na área de recursos humanos;
  • Conhecer a prática desses processos, como forma de entender, para que na seqüência de possa proferir uma análise responsável;
  • Identificar necessidades dos colaboradores, com o fim de conhecer especificamente cada variável de recursos humanos que são considerados condicionantes para o resultado das ações da empresa;
  • Efetuar uma análise sem julgamento de valor, crítica e construtiva a luz de referências bibliográficas correlatas as áreas citadas e outras afins, a fim de propor mudanças e melhorias;
  • Apresentar à empresa propostas de correção e/ou melhorias dos pontos considerados preocupantes, demonstrando o custo benefício dessas ações na rotina dos processos, com o fim de prospectar melhor atendimento ao cliente e crescimento à organização.

1.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1.2.1 Técnica de Coleta de Dados

1.2.1.1 Observação participante

A observação foi realizada pelo pesquisador que também é colaborador da organização, o qual exerce o cargo de Auxiliar Administrativo. Os dados observados serviram como subsídios para caracterização da organização em estudo e delimitação da temática estudada.

1.2.1.2 Pesquisa de clima organizacional

Este instrumento de pesquisa servirá como uma ferramenta capaz de contribuir significativamente para o processo decisório organizacional e responder por desafios como mensurar a real percepção dos clientes sobre o atendimento de suas expectativas e saber efetivamente qual seu nível de satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com