TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  5/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - GST1074

Título

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Objetivo

OBJETIVOS

Objetivo Final

Compreender o funcionamento de uma organização a partir das áreas funcionais da administração.

Objetivos Intermediários

  • Desenvolver pesquisa sobre as áreas funcionais da administração e suas especificidades;
  • Conhecer a organização e o seu funcionamento;
  • Identificar as áreas funcionais da administração na organização;
  • Compreender como as áreas funcionais da administração contribuem para o desenvolvimento da organização;
  • Apresentar como as áreas funcionais da administração favorecem a tomada de decisão.


Competências / Habilidades

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

As variadas atividades deverão contribuir para o desenvolvimento do processo formativo do aluno de maneira a construir Competências e Habilidades em:

  • Desenvolver competências em práticas investigativas;
  • Identificar as áreas funcionais da administração na organização;
  • Conhecer atividades administrativas que contribuam para tomada de decisão;
  • Compreender o funcionamento da organização;
  • Construir relatórios sobre as visitas na organização;
  • Materializar os conhecimentos práticos adquiridos na organização em atividade de expressão escrita.

Ademais, tem-se por certo que a metodologia nesta atividade converte-se numa necessidade para contribuir mais para o desenvolvimento de competências e habilidades. Sendo assim, segue a proposta metodológica norteadora da Atividade estruturada:

Entende-se como fundamental a não exclusão de métodos de pesquisa para o desenvolvimento das mais variadas atividades acadêmicas e profissionais. Para tanto, a possibilidade da maior interação possível de métodos para o desenvolvimento da atividade estruturada para a ser uma condição muito importante para o seu desenvolvimento.

Inicialmente, a pesquisa bibliográfica proporcionará conhecer os conceitos e as especificidades sobre os expressivos temas da administração.

A atividade no campo (visitação na organização/empresa), independentemente, do porte da organização (pequeno, médio e grande) contribuirá para o aluno começar a significar os seus conhecimentos por intermédio de situações práticas.

Técnicas diversificadas de Investigação (pesqusia) -  (Entrevista, questionário, etc), sucessivas ou simultâneas, possibilitarão um maior entendimento sobre o desenvolvimento das atividades, assim facilitando a compreensão sobre os conceitos e teorias orientadores dos estudos. 

A elaboração de relatórios após as visitas técnicas também proporcionarão recapitular todas as ações de maneira a inter-relacionar com os conteúdos estudas e transportados para as atividades organizacionais.

Portanto, acredita-se que esta atividade é um diferencial para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem, especialmente, por integrar a academia com o mercado.


Desenvolvimento

Apresentação

Todas as atividades buscam prover maior organicidade e dinamismo entre a teoria e a prática, condição que por muito tempo foi entendida como necessária somente para alunos no final de curso; mas, tempestivamente compreendida como relevante para nortear a formação inicial.

Assim, considera-se que este é o momento para suscitar nos alunos o espírito pesquisador e empreendedor para lidar de forma mais resiliente e proativa diante das novidades da contemporaneidade.

A atividade requer pesquisa sobre os conceitos elencados na disciplina - introdução à administração ? e, necessariamente, atividades nas organizações. Faz-se necessário a emissão de relatórios (anexo) sobre as visitas na organização, fator que contribuirá bastante para a composição a Atividade Estruturada.

Pois, lembre-se que todo este processo deve ser objeto de materialização através da expressão escrita, conforme orientação, a fim de comprovar o seu efetivo desenvolvimento por intermédio de um ?Relatório Analítico? contemplando todas as supracitadas atividades. 

Nessa perspectiva, a Atividade Estruturada foi idealizada com a intenção de inserir, logo no início do curso, os alunos nas organizações; assim, podendo relacionar e significar a teoria com a prática.

Sendo assim, a atividade deverá ser desenvolvida em 4 (quatro) etapas distintas e, ainda, com a apresentação de um produto final.

1ª Etapa: Pesquisa bibliográfica para o aluno se apropriar mais dos conceitos orientadores da disciplina;

2ª Etapa: Pesquisa sobre a área de atuação da empresa e o seu mercado, ainda, da sua relação com a sociedade local/global;

3ª Etapa: Pesquisa de campo na organização, sempre, buscando relacionar a teoria com as atividades práticas;

4ª Etapa: Composição do Relatório Analítico contemplando as atividades/pesquisas (bibliográfica, informações e campo) desenvolvidas para sua produção. 


ATIVIDADES

Documentação necessária para o desenvolvimento da Atividade Estruturada:

  1. Declaração da Instituição de que o aluno está ativo e cursando o 1º período do Curso de Administração e desenvolvendo atividade acadêmica orientada;
  2. Declaração do representante legal da organização/empresa autorizando, por escrito, a possibilidade do desenvolvimento da atividade estruturada para fins educacionais;
  3. Modelo de Questionário para avaliação inicial da organização;
  4. Modelo de relatório pós-visita.

    ETAPAS

1ª ETAPA - PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - 10 horas

A pesquisa bibliográfica busca proporcionar maior entendimento aos alunos dos conhecimentos e suas particularidades, em especial, sobre os que serão trabalhados durante o desenvolvimento da disciplina: introdução à administração.

2ª ETAPA - PESQUISA DE INFORMAÇÕES - 10 horas

Assim como, a pesquisa de informações busca favorecer ao aluno conhecer e compreender melhor a organização e todo o seu ambiente. Conhecer o seu mercado, área de negócio, área geográfica de atuação, projetos desenvolvidos e possibilidade de expansão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com