TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9001 E FERRAMENTA 5s

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade - PORA

Questão

  1. Qual a relação do 5S com ISO 9001? Exemplifique sua aplicação por meio de um exemplo:

O sistema de gestão 5S utiliza uma metodologia muito simples para melhorar o ambiente de trabalho, como o conceito de utilização, organização, manutenção, padronização e disciplina. A ISO 9001 é uma certificação internacional de qualidade. A empresa que recebeu este selo tem um diferencial de mercado pela conformidade dos seus processos e o bom funcionamento da organização. Com isso, a ferramenta 5S é um ótimo método para que essa certificação (ISO 9001), seja conquistada pela empresa.

Podemos utilizar como exemplo, o departamento de logística de uma determinada empresa. Começando pelo Seiri — senso seletivo: Se bem empregado na logística, o primeiro princípio já possibilita a diminuição do tamanho do estoque ou dos itens desnecessários para a operação de determinada empresa. Além disso, ele reduz o custo com o armazenamento, facilita sua limpeza e melhora o fluxo de circulação dentro do setor com o ganho de espaço. Seiton — senso de organização: Os resultados da implantação desse senso na logística são surpreendentes. No estoque, por exemplo, ele permite a identificação ágil dos itens a serem separados, ou seja, facilita a identificação de itens no trabalho. Com isso, você ganha tempo para realizar outras atividades, diminui o deslocamento e reduz o número de locais inseguros para resguardar determinados objetos. Seiso — senso de higiene: A implantação desse senso na logística contribui com a conservação de equipamentos, melhoria na saúde dos trabalhadores e diminuição de acidentes. Seiketsu — senso de padronização: Na logística, o senso de padronização tem impacto direto no desenvolvimento das atividades. Com ele, é possível diminuir retrabalhos e perdas efetivas no desdobramento das tarefas. Afinal, rotinas padronizadas permitem a melhoria contínua em qualquer seguimento, uma vez que existe um ponto de referência. E por fim, Shitsuke — senso da autodisciplina: Com ele, é possível manter a qualidade dos processos, aumentar a produtividade, identificar falhas e gargalos e garantir o cumprimento das tarefas diárias.

PROGRAMA 5S

 o programa 5 S envolve aspectos mais profundos do comportamento corporativo das pessoas do que simplesmente uma imagem de limpeza e organização, envolve uma mudança de valores para o início de uma prática de um ambiente voltado para a qualidade.  uma sistemática própria de limpeza e arrumação para criar um ambiente de trabalho em que os processos sejam otimizados. Com a implantação desse método o que se observou é que houve aumento real da produtividade e da qualidade dos produtos e a redução do desperdício de tempo e material, pois todos os objetos necessários para a prática da atividade estavam disponíveis e prontos para a utilização imediata.

RELAÇÕES:

deve atuar de forma sistêmica na organização, pois a cada fase concluída com sucesso, o comprometimento dos funcionários aumenta e a melhoria do clima organizacional e do ambiente de trabalho é percebida com clareza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com