TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem de imagem

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS – ESTUDO DE CASO

Amanda Ramos, Élida Dutra, Lorena Ferreira, Maurício Alves, Vilmar

Professor orientador:Daniel Glória

Professores co-orientadores: Davidson Rocha, Henrique Raad, Margarete Pereira, Pedro Heller.

Belo Horizonte

2015

Resumo

  1. Introdução

Nos últimos anos o setor da construção civil vem passando por uma grande transformação, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, materiais, etc. Estas mudanças influenciam diretamente na concepção dos projetos, sendo, além disso, exigidos cada vez mais eficiência, visão de futuro, qualidade no desenvolvimento dos projetos, eficácia e sincronismo entre projeto e execução da obra.

Buscando aumento da produtividade, redução de desperdícios e retrabalho, além de menor impacto no orçamento e cronograma da obra, torna-se necessário um bom planejamento e uso de métodos eficazes na gestão do projeto, ou seja, projetos com qualidade esmerada, desde a concepção, desenvolvimento e as revisões necessárias, com estudo de viabilidade técnica e econômica aprofundados, buscando racionalização, economia,adequação praticidade, em consonância com as normas técnicas Brasileiras.

A compatibilização de projetos é uma forma de analisar os diferentes projetos existentes, a fim de se evitar que haja interferência entre eles e, principalmente, problemas já na fase deexecução.

É bem verdade que, o perfil das construções atuais tem se mostrado mais adequados para a adoção desses programas de qualidade; apresenta um elevado nível de competitividade no mercado, há uma necessidade premente de redução de custos e eliminação de desperdícios, os clientes exigem soluções cada vez mais inovadoras, cresce a necessidade de treinamento de mão-de-obra e padronização de procedimentos e métodos.        

  1. Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar um dos pavimentos de uma edificação residencialmultifamiliar, analisando a compatibilização de seus projetos estrutural, arquitetônico, hidráulico e elétrico e oferecendo possíveis soluções caso haja alguma inconsistência entre eles.

  1. Compatibilização de projetos

Segundo Graziano, compatibilização é o atributo do projeto, cujos componentes dos sistemas ocupam espaços que não se conflitam entre si e, além disso, compartilham dados consistentes e confiáveis até o final do processo do projeto e obra. (GRAZIANO, 2003)

A compatibilização de projetos pode gerar custos extras na execução da obra. Um dos problemas é que em grande parte, os erros são encontrados durante a execução do serviço. Tais ocorrências acontecem quando, por ocasião do desenvolvimento do anteprojeto, projeto básico e projeto executivo, deixam de serem conveniente e atentamente estudados e analisados com critério. É necessário, portanto, que os projetos, para serem liberados para execução, sejam objeto de revisões rotineiras, se necessário, até o projeto executivo evitando, sobretudo, paralisações nas etapas dos serviços, com reflexos negativos no custo final do empreendimento, quando da necessidade de se efetuar “As Built (projetos convenientemente adequados, corrigidos, retificados e ratificados após constatadas falhas na execução e/ou de projetos.

Compatibilizar projetosexige um investimento que pode variar de 1% a 1,5% do custo total da obra, porém, se bem realizado, pode diminuir um custo que varia de 5% a 10% desse mesmo custo. É de grande importância que se faça um bom planejamento físico antes do início da obra, pois quantitativa e, principalmente qualitativamente, as informações obtidas ainda na fase de desenvolvimento do projeto, são fundamentais para que este seja executado de forma segura, consistente, definida e, sobretudo eficiente, após vencidas todas as etapas de análise,  estudo e concretização do projeto, tudo dentro de princípios de metodologia apropriada, a exemplo da metodologia FEL – Front EndLoading, que nada mais é uma excelente ferramenta de gestão de projetos, como análise de viabilidade de projetos através de debates aprofundados e interativos.A definiçãodos serviços, incluindo preços e prazos, é a etapa inicial para o desenvolvimento do cronograma, do controle e acompanhamento. A gestão dos processos, quando bem desenvolvido, reduz tempo gasto no canteiro de obras, e garanteganhos na redução do desperdício e eliminação do retrabalho. 

A figura 1 relaciona a possibilidade de interferência nas diversas fases da concepção de um empreendimento com o custo acumulado de produção. Observa-se que as fases iniciais não possuem grande expressão no somatório total de custo. No entanto, as chances de ocorrer falhas construtivas e gastos excessivos são diminuídas quando ocorrem acertos nas tomadas de decisões principalmente nas fases inicias, assim como as decisões tardias tem grandes chances de influenciar negativamente, no custo final do empreendimento.

Figura 1: Capacidade de influenciar o custo final de um empreendimento de edifício ao longo de suas fases.

[pic 2]

Fonte: FABRICIO (2002)

Segundo Callegari, quando se valoriza pouco as etapas de projeto eles possivelmente serão entregues a obras cheios de erros e de lacunas, gerando com isso retrabalhos, levando a grandes perdas de eficiência nas atividades de execução, bem como os prejuízos materiais e desgastes de mão de obra. Callegari (2007).

Hoje em dia isso é visivelmente comprovado pelo grande número de problemas patológicos dos edifícios atribuídos às falhas de projeto, falhas de durabilidade dos componentes, da mão de obra, do serviço terceirizado, da manutenção dos materiais utilizados nas obras, dentre outros aspectos e, principalmente do acompanhamento sistemático, rotineiro e cuidadoso do responsável técnico pelo empreendimento. A figura 2exemplifica os percentuais das origens de falhas registradas em 378 empresas ligadas ao setor da construção civil no Brasil, originado do trabalho de MAWAKDYE (1993).

Figura 2: Origens dos problemas patológicos nas construções

[pic 3]

Fonte: MOTTEU e CNUDDE (1989)

 Cada novo empreendimento realizado traz consigo peculiaridades que são particulares de cada um. Tais especificações são definidas por localidade, implantação e entorno, ou custos de mercado, gerando características construtivas específicas que originam um conjunto de projetos único, de diversas especialidades, necessários para perfeita execução da construção.

No empreendimento analisado em questão, foram detectadas poucas inconsistências durante a compatibilização, pois o projeto, num todo, foi feito seguindo itens que atendem as especificações das normas brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (413.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com