TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da Evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos da evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira

        O Brasil é um país de grande extensão territorial e com uma diversidade cultural bastante miscigenada A cultura do povo brasileiro foi moldada pela mistura das raças que se iniciou com a chegada dos colonizadores e o encontro com os povos indígenas que aqui viviam. Algum tempo depois, chegaram os escravos vindos do continente africano e, por fim, os imigrantes que vieram para o Brasil fugindo de guerras e situações precárias de sobrevivência em busca de uma vida melhor no novo continente. A cultura que cada um trouxe na bagagem adaptadas às novas condições e costumes formam a diversidade cultural brasileira.

        Quando o Brasil foi descoberto, a evolução já estava em processo de andamento acelerado no mundo e desde então, só tem aumentado, tanto em extensão territorial, quanto em velocidade de conhecimento e adaptação das tecnologias.

        O Brasil, por sua grande extensão e alto índice de população de baixa renda, tem se beneficiado com o avanço da tecnologia, pois criou-se a possibilidade de que a informação chegue nas regiões mais extremas e proporcione seu acesso à população mais carente. A chegada da tecnologia nos mais remotos cantos do mundo, principalmente a do celular e da internet de banda larga, fez com que as distâncias entre países, nações e continentes diminuíssem e as fronteiras praticamente desaparecessem surgindo assim a globalização.

        Há algumas décadas, o acesso à internet era para poucos, somente para a classe média/alta, mas com o passar do tempo a tecnologia deixou de ser luxo e passou a ser essencial e acessível às classes mais pobres da sociedade. Desde a chegada da tecnologia no Brasil, por volta da década de 80, com os primeiros computadores pessoais que eram acessíveis somente à elite da sociedade até a explosão da mobilidade tecnológica, estamos caminhando para uma realidade em que os dispositivos pessoais estarão presentes praticamente em todos os lares e a maioria dos habitantes farão uso de algum tipo de tecnologia. Os dispositivos móveis são os grandes responsáveis por esse crescimento pois, atualmente é muito difícil uma pessoa não ter celular.

A tecnologia já está presente em quase todos os setores da sociedade, escolas, empresas, na maioria dos lares através de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, na agricultura, nos avanços científicos, na medicina etc., e é uma importante ferramenta não só para entretenimento, mas para desenvolvimento e propagação do conhecimento. Porém isso nem sempre é sinal de povo evoluído e país desenvolvido. É necessário que as pessoas tenham consciência da importância da educação no desenvolvimento social, ético e pessoal para que a tecnologia seja responsável por uma transformação realmente efetiva e benéfica.

As mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e essa mobilidade parece tornar tudo superficial evidenciando o consumismo desenfreado, o individualismo e a efemeridade das coisas e das relações. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman definiu isso muito bem quando disse “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Para Bauman nossa sociedade tem maior emancipação em relação às gerações anteriores, mas o que fazemos com ela? Criamos ansiedade e buscamos sempre a próxima invenção, a próxima novidade, o modelo mais novo que trará novas tecnologias e inovações que tenham o poder de nos surpreender. E quanto tempo isso pode durar? Somente até a próxima novidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com