TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira.

Por:   •  12/10/2018  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos da evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira.

A tecnologia é de uma forma geral toda criação cientifica do homem desenvolvida com o objetivo de simplificar a vida do homem. É notável os fatores positivos da evolução das tecnologias em um geral. A tecnologia facilita e muito nossa vida, na comunicação então, nem se fala. Hoje é possível se comunicar ao vivo com outra pessoa do outro lado do mundo, e convenhamos, isto é incrível.

Mas em algum momento você já pensou no impacto que a evolução da tecnologia pode causar? O impacto da Evolução das tecnologias é algo que já vem sendo debatido a algum tempo. Muitas vezes esquecemos o “preço” que pagamos por ela. Um exemplo claro é o fato de vivermos na era da informação, ficamos tão ligados a computadores, tablets e celulares que esquecemos muitas vezes de olhar ao redor. As pessoas passam horas imensuráveis na internet em redes sociais, estão mais preocupadas com quantos amigos tem nas redes sociais do que interagir pessoalmente.

Para o Brasil, um pais com diferenças climáticas e que possui muitos imigrantes, tornando se assim uma junção de culturas, conhecido como o pais de todos, tudo que é novo é bem-vindo. Uma cultura conhecida pela simpatia, acolhimento e o chamado “jeitinho brasileiro”, é muito fácil ficar deslumbrado com as novas tecnologias. Quem nunca ouviu dizer que o Brasil é um pais sem cultura, ou, um pais com a cultura de todos. Podemos ver isso como algo positivo ou negativo? Digamos que ambos. O lado positivo é que a população consegue se adaptar aos novos meios. O lado negativo é que muitas vezes vivenciamos culturas que não são nossas pelo simples fato de que não somos tão evoluídos quanto outros países.

De acordo com (ROMEIRO, [s.d.]). Durante o processo da mudança organizacional e tecnológica, os conflitos podem surgir pelo distanciamento entre a realidade das organizações e os instrumentos de análise da cultura organizacional, que, apesar de desenvolvidos no Brasil, muitos têm como referencial autores internacionais e não incorporam os elementos e relações da cultura brasileira.

Fica claro o impacto da evolução das tecnologias em nossa cultura, que vem provocando mudanças em tudo ao redor. Neste novo mundo onde a tecnologia predomina fica difícil seguir com a cultura local. Um exemplo é as pessoas muitas vezes preferem passar por necessidades para obter produtos tecnológicos que acabaram de ser lançadas apenas por status, muitas vezes nem sabem utilizar a tecnologia. Acabam tornando se escravos da tecnologia.

“O desenvolvimento cientifico-tecnológico deve ser encorajado a florescer e a progredir levando em consideração o bem-estar do povo e não somente o econômico como acontece nos dias de hoje.”(SILVEIRA; BAZZO, 2005)

Nos últimos anos a evolução tecnológica tem como foco a elite e não as necessidades cotidianas da sociedade, não visa o benefício da inovação a todos. O foco tornou a evoluir para adquirir lucros. Aumentando assim a desigualdade. (SILVEIRA; BAZZO, 2005)

Tendo em vista tudo isso o ideal é fazer uma reflexão e usar a tecnologia de forma ponderada não se tornando escravo da mesma.

Referências:

ROMEIRO, J. D. S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com