TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira.

Por:   •  23/10/2017  •  Dissertação  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Impactos da evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira.

Com o advento da evolução tecnológica, e a rapidez com que a mesma exerce influência em toda e qualquer cultura, é inegável o quanto a globalização tem proporcionado um efeito de aproximar as diversas microculturas presentes no território brasileiro.

A influência cultural exercida pelos países de maior poder econômico, através da globalização, pode ser vista e notada em diversos aspectos, podendo ocorrer certa dificuldade em identificar a real identidade cultural dos países menos desenvolvidos e com poder econômico menor.

Devido a maior mobilidade advinda também desta evolução, faz com que haja certa miscigenação cultural e certa pressão por parte dos grandes centros, sobrepondo-se às culturas locais.

É certo que o forte regionalismo presente em todas as regiões do País com inúmeros defensores em seus mais particulares aspectos encontra esta evolução científica e tecnológica como aliada, mesmo enfrentando certa sobreposição e grande influência, o regionalismo tende a ser fortalecido e enriquecido, quando se utiliza dos meios tecnológicos como defesa e instrumento de divulgação e difusão cultural.

O grande desafio é compreender a pluralidade, respeitando-a.

Os meios e os modos de pesquisa têm avançado para que seja cada vez mais direcionado por exemplo a maneira de consumir de cada indivíduo de cada região, o que torna muito mais direcionado e com menos riscos o avanço empresarial em determinada região.

Não é possível ignorar a Identidade cultural, porém impossível também, afirmar que com esta evolução, alguns destes aspectos e crenças não sejam suprimidos diante de tanta força e rapidez imposta, que certamente ainda trará grandes transformações em âmbitos gerais. Podemos afirmar que surgirão outras maneiras de pensar e viver a própria cultura brasileira que é muito abrangente.

Amantes ou não desta evolução tecnológica é certo que o mundo está em constante transformação e que seremos diretamente influenciados por tal transformação.

Como exemplo, podemos constatar que nos dias atuais é possível ouvir, acessar, aprender um novo idioma, cursar uma faculdade, em qualquer lugar ou parte do país graças à esta evolução, bastando para isto um simples dispositivo móvel conectado à internet. A transformação cultural, é possível a partir de um simples smartphone.

O homem atual necessita de abertura às novas culturas, tão contrastantes, vencendo barreiras e dificuldades e em caso de opressão ou supressão cultural utilizar-se dos meios tecnológicos como possibilidade de apresentar e divulgar as formas de tradução cultural de seu determinado grupo.

Entender tal evolução como parceira e aproveitar-se dela para o crescimento individual ou em níveis globais, é urgente e necessário.

Cada vez mais os alimentos que ingerimos, por exemplo, estão submetidos a esta evolução que auxilia à cultura local, e transforma, por exemplo, atos antes culturais. Hoje é possível determinar quando plantar, quando colher, o que sem a evolução tecnológica ou respeitando somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com