TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importacia da matematica na escola

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

.


INTRODUÇÃO

O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) é de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade; nele estão contidas informações necessárias de ementas a serem seguidas em cada disciplina e temas transversais que também participa ativamente de sua confecção e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.

Os temas transversais surgem na Educação a partir de questionamentos realizados em vários países e no Brasil com finalidade de evidenciar qual deve ser o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre quais devem ser os conteúdos abordados nesta escola, para melhor ensino e aproveitamento de conteúdo, questões que abordassem conteúdos relacionados ao cotidiano da maioria da população. A fim de diminuir o espaço existente entre o desenvolvimento tecnológico e o da cidadania, uma das propostas feitas pelo PCN é a inserção transversal na estrutura curricular das escolas, mantendo os conteúdos curriculares tradicionais.

Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência

Essa temática destaca a importância da interdiciplinidade no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção de conhecimento e do aluno fica mais amplo e facilita a sua construção.


DESENVOLVIMENTO

Os PCNs são, uma proposta do MEC para a eficiência da educação escolar brasileira. Servem de referências a todas as escolas do país para que elas garantam aos estudantes uma educação básica de qualidade e com os mesmos parâmetros e disciplinas a serem estudadas.

O principal objetivo do PCN é garantir que crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e participantes.

Demo (1998) salienta que: “pensar em escola e educação é pensar em qualidade de ensino e de serviços prestados à sociedade em constante transformação”.

Assim, o PCN orienta a prática de produzir uma realidade. Para isso, é preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada. É imprescindível que, nessas ações, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos

Com os desafios ocorridos pelas transformações na sociedade, a educação, focada na qualidade de uma prática social, pode contribuir para a democratização da sociedade brasileira. Ficando assim evidente, nesse processo, que a busca de qualidade representa o desejo de prestar um serviço eficiente para formar homens e mulheres capazes de compreender a sociedade em que vivem e a transformar.

Uma das formas de mixar o conhecimento e ligar a várias disciplinas é trabalhar os temas transversas, esses temas formam um conjunto, gerando objetivos e conteúdo comum ou mais próximo entre eles, em diferentes momentos e níveis

Com base na concepção elaborada pelos especialistas do MEC, os temas transversais devem perpassar os conteúdos curriculares. Assim “As áreas convencionais devem acolher as questões dos Temas Transversais de forma que seus conteúdos as explicitem e que seus objetivos sejam contemplados.” (Documento PCNs TEMAS TRANSVERSAIS).

Os temas transversais foram incluídos no Brasil apartir de 1998 onde a proposta foi apresentada no documentos do PCNs pelo MEC, os temas apresentados são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.

Os temas devem ser incluídos e mixados sistematicamente ao longo da vida escolar do aluno em diferentes disciplinas. Um ponto importante que evidenciada por YUS (1998) refere-se ao nível de contribuição das diversas áreas em relação á transversalidade.  

Para YUS (1998), a contribuição das diversas áreas numa proposta transversal dar-se-á conforme o tipo de conteúdo a ser trabalhado:

Assim, determinadas áreas terão grande contribuição no que tange a conteúdos conceituais (História, Geografia, Ciências); outras áreas contribuirão mais nas questões que envolvem conteúdos procedimentais (Matemática, Ciências); já os conteúdos atitudinais receberão contribuição de todas as áreas.

Tendo em vista a articulação dos Temas Transversais com a Matemática algumas considerações devem ser ponderadas. Os conteúdos matemáticos estabelecidos no bloco Tratamento da Informação fornecem instrumentos necessários para obter e organizar as informações, interpretá-las, fazer cálculos e desse modo produzir argumentos para fundamentar conclusões sobre elas. Por outro lado, as questões e situações práticas vinculadas aos temas fornecem os contextos que possibilitam explorar de modo significativo conceitos e procedimentos matemáticos. (Documento PCNs MATEMÁTICA)

O ensino da matemática no decorres dos anos vem passando por várias mudanças de caráter curricular e metodológico. Contudo as avaliações nacionais realizada identificam a necessidade a aprimorar mais esses conteúdos, não é apenas os resultados dessas avaliações que estimulam essas mudanças, faz-se necessário reformular o ensino da matemática para que a mesma passe a ter significado e consequentemente o processo ensino aprendizagem seja significativo

Os objetivos da matemática para o ensino fundamental é a possibilidade de ensino e aprendizagem. Esse critério norteou a escolha de temas ao alcance da aprendizagem nessa etapa da escolaridade favorecendo a compreensão da realidade e a participação social. A finalidade dos Temas Transversais se expressa neste critério: que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença, intervir de forma responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com