TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO NA ESCOLA SECUNDÁRIA

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS EAD

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

JANILSON SIMÕES DE AZEVEDO FILHO

COMPUTAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

SÃO GONÇALO DO AMARANTE / RN

2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO______________________________________________ 3  

2 DESENVOLVIMENTO_________________________________________4

3 CONCLUSÃO _______________________________________________5  

REFERÊNCIAS  _______________________________________________6  

        

1  INTRODUÇÃO

Atualmente, é indiscutível o fato de que a informática está a cada dia mais presente no cotidiano das pessoas. O uso de computadores, tablets, smartphones e outros equipamentos que requerem o processamento digital e/ou virtual de informações, tem se mostrado algo muito comum por usuário de diferentes idades, escolaridade, regiões e renda financeira. O avanço da informática é um fenômeno que começou ganhar mais força na segunda metade da década de 1990, mas tem se tornado mais popular e acessível no atual Século XXI.

Tomando o computador como referência e exemplo de equipamento que propiciou um maior desse avanço e acesso da informática a população mundial, o presente trabalho vem relatar parte do seu histórico, de sua utilidade em diversas situações, dos programas e serviços que são disponíveis para esse equipamento eletrônico, e sua utilização para interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

2  DESENVOLVIMENTO

Os computadores são de essencial importância e utilidade nesse Século XXI. Eles realizam diferentes tarefas e são usados para diversas finalidades. Seu uso é irrestrito para pessoas de várias idades, regiões, escolaridade e renda financeira. Muitas pessoas o utilizam para acesso a redes sociais, busca de informações, pagamento de contas, para assistir ou ouvir vídeos e músicas, e também a para situações de aprendizagem virtual.

A primeira geração dos equipamentos que viria a se tornar os computadores atuais (entre os anos de 1946 a 1959) tinham como princípio de funcionamento o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes (GUGIK ,2009).

No ano de 1964, surgiram os circuitos integrados produzidos com base no Silício. Isso permitiu que o tamanho avantajado dos computadores primordiais pudesse reduzir as suas dimensões e baixar o preço dos mesmos. Houve também significativas melhoras em seu desempenho, trazendo mais confiança e fácil acesso de uso.

Atualmente, os computadores estão mais bem equipados e, consequentemente, mais rápidos e eficientes (MENDES, 2010). A cada dia são criados ou atualizados diversos programas para muitas ações e objetivos: processadores de textos, editores de planilhas, leitores de arquivos em PDF, reprodutores de músicas e vídeos, gravadores de CD/DVD, entre outros.

A presença dos computadores é notável em empresas, escolas, lojas e estabelecimentos comerciais diversos, além dos órgãos e repartições públicas. Os computadores são ferramentas que facilitam o trabalho de vários profissionais, nas mais diferentes áreas: medicinas, educação, engenharia, arquitetura, advocacia, administração empresarial, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com