TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Agropecuária Brasileira

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

Importância da Agropecuária Brasileira

A produção agropecuária é uma atividade desenvolvida no espaço rural, em áreas que se encontram ocupado pelo setor primário da economia, no qual se destacam a agricultura, a pecuária e as atividades extrativistas. Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país. O Brasil, como produtor rural, ocupa o primeiro lugar no mundo em produção de café, cana-de-açúcar, laranja e bovinos, além de segundo e terceiro respectivamente na produção de soja (2º), milho (3º), suínos (3º) e equinos (3º). A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.

O cenário brasileiro de recessão iniciou-se entre os anos de 2014 e 2015 e 2016 seguia essa mesma perspectiva de queda. Os dados econômicos do País mostravam queda do PIB, no consumo das famílias, nas taxas de investimentos. Também mostravam o aumento da taxa de juros praticas e da inflação.

Sendo a Taxa de Juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) o piso de juros a serem praticados na economia nacional e Inflação a elevação contínua e generalizada dos preços elas impactam diretamente no crescimento econômico do país. Especialistas econômicos e de literaturas especializadas correlacionam que o aumento da Taxa Básica de Juros da economia do país tende a refletir negativamente no índice da Inflação.

A agropecuária teve um papel importante na projeção desse cenário e sobre isso vamos discorrer, bem como mostrar as expectativas para o futuro da economia brasileira.O IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) brasileiro apesar da recessão continua em ascensão, parte graças a agropecuária. Ele mede o grau de desenvolvimento das economias, daí a importância do ritmo positivo.

A economia brasileira amarga mais um período recessivo. Depois de vislumbrar um período positivo de crescimento econômico e social a partir de 2009 até 2013. Porém em meados de 2014 o PIB iniciou seu período recessivo.

Brasil - Taxa De Crescimento do PIB

[pic 1]

As discursões sobre os fatores que levaram o Brasil nesse rumo foram muitos: Lava Jato e preço do petróleo, a crise política, aperto monetário e o ajuste fiscal, a queda no consumo e o cenário externo encabeçaram essa lista.

A agropecuária apesar de sofrer com seus problemas de sazonalidade, seca, clima entre outros é o setor da economia que mais cresce em meio a recessão.

Em 2014 a inflação ficou abaixo da meta: 6,41% e foi impulsionada pelo aumento dos alimentos e das habitações. Porém, em 2015 ela ficou acima do esperado; 10,67% e a taxa de juros sofreu outro aumento para conter a alto dos preços ainda sofrendo com a alta dos alimentos e bebidas, mas também a energia, o combustível e as despesas pessoais.

[pic 2]

Mesmo assim o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento liberou em 2014/2015 para a safra uma soma de R$ 158 Bilhões, ultrapassando a meta de R$ 156 Bilhões. O secretário de Política Agricola, André Nassar, disse que as condições de empréstimo rural se mantiveram em “níveis satisfatórios ao atendimento das necessidades de financiamento da atividade agropecuária (custeio e comercialização e investimentos)”.

Armado Cardoso da Agencia Brasil diz em sua publicação que segundo o comunicado da CNA, a agropecuária é o único setor da economia com expansão acumulada nos últimos quatro trimestres – de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país). Pelos cálculos do IBGE, nos últimos 12 meses, até junho, a indústria acumulou retração de 1,4% e o setor de serviços queda de 0,5%.

Nesse ano a agropecuária cresceu 1,8%, reflexo dos bons resultados da produção de soja (+11,9%), milho (+5,2%), arroz (+4,4%), mandioca (+2,3%) e cana-de-açúcar (+2,1%), que compensaram as perdas com café (-2,2%) e com feijão (-4,1%) em 2015 conforme crescimento do mesmo período do ano anterior e isso se deve a sazonalidade. Um acompanhamento desde 1996 da CNA dos trimestresde cada ano revelou que a safra do primeiro trimestre é maior que no segundo. A produção de soja impulsiona os dois primeiros trimestres do ano devido seu período de safra em alta e, consequentemente sofre declínio nos dois últimos.

Seguindo esse crescimento e em contrapartida a recessão da economia brasileira, o Brasil querser responsável por 10% do comércio mundial de produtos agropecuários até 2018. Essa expectativa foi anunciada pelo Ministerio da Agricultura no inicio desse ano. Hoje o país já é responsável por 7% dessa fatia do comercio mundial.

Uma boa fatia desse crescimento a ministra da agricultura da época, senhora Katia Abreu disse que o país iria conseguir apenas se adequando as normas de saúde e higiene dos países importadores dos nossos produtos. Outro acordo internacional prioritário que impactou o crescimento foi o no Mercosul de livre comercio com a União Européia e para a ampliação do acordo com o México. Kátia Abreu destacou a importância de o país investir em acordos de preferências tarifárias ou de livre comércio. Ela citou levantamento que mostra aumento da participação do comércio preferencial nas negociações agrícolas globais de 20%, em 1998, para 40%, em 2009. A ministra disse que o Brasil tem as características necessárias para atender ao crescimento da demanda global por alimentos no longo prazo. A Ministra ainda diz que para que o país atinja seu potencial como grande exportador de alimentos, as ações de defesa agropecuária, relacionadas ao controle de qualidade e erradicação de doenças, serão prioridades.

O Agronegócio é uma cadeia produtiva que liga a produção á industrialização e comercialização de produtos. Ele corresponde a quase 30% do PIB brasileiro.

O Brasil possui lugar de destaque na economia mundial no Agronegócio devido suas características e diversidades. O clima, a hidrografia, o solo e o relevo são favoráveis e ainda possui a quinta maior POTENCIALIDADE de expansão da capacidade agrícola sem prejudicar o meio ambiente.

Seguindo a tendência mundial de cuidar melhor da saúde o Brasil quer apostar no agronegócio dos alimentos funcionais, pois vislumbra mercado interno e externo em demanda. Alimentos funcionais são aqueles que ajudam a melhoras a saúde e previnem doenças. Um centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) será inaugurado em Maceió e se dedicará a pesquisa desses alimentos. Um exemplo mais típico de alimento funcional é o açaí. Esse produto se tornou m mercado de bilhões e se desenvolveu a margem do Brasil. “Os japoneses vieram e desenvolveram esse mercado”, comentou o senhor Maurício Lopes, presidente da Embrapa. Mais exemplos de alimentos funcionais que estão tomando conta do mercado do agronegócio são iogurtes, probióticos, isotônicos, pão integral e agua de côco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (124.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com