TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de uma estrutura organizacional e fatores condicionantes

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Importância de uma estrutura organizacional e fatores condicionantes

Como Chiavenato costumava definir, a estrutura organizacional: “constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.” Chiavenato, p.85.

Tomando isso como base, podemos considerar a organização como instrumento chave para o desenvolvimento e/ou implantação de qualquer projeto em qualquer estrutura, uma vez que isso determinará se os resultados pré-estabelecidos estão sendo alcançados de maneira eficaz e eficiente. Com isso, vamos apresentar a seguir tópicos importantes para que uma estrutura organizacional seja considerada sólida.

Para que uma instituição seja considerada competitiva e saudável, é necessário harmonizar aspectos internos com os externos, sendo indispensáveis para isso funções básicas que incluem: relações interpessoais, na qual considera qualidades pessoais como liderança e coerência para dirigir a entidade com máxima qualidade; controle, quando se diz respeito à inspeção de todas as tarefas ali realizadas; planejamento e organização.

Portanto, cabe ao administrador, a tarefa de escolher o melhor modelo para que as tarefas sejam formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas para sua organização segundo suas estratégias. A estrutura da organização influencia diretamente o desempenho, a gestão e os resultados da empresa, e o modelo deve ser escolhido de forma a garantir a melhor eficiência possível da empresa.

Tipos de estruturas organizacionais (vantagens e desvantagens)

“O processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. É um meio para se obter homogeneidade de tarefas.” É com essa definição de Idalberto Chiavenato, que começamos o tema departamentalização.

Dentre os principais objetivos da departamentalização, estão: aproveitar a especialização, ou seja, se especializar em áreas do conhecimento voltadas ao mundo do trabalho, podendo ser uma área diretamente ligada; maximizar os recursos disponíveis, deixando, assim de haver desperdícios desnecessários que podem vir a comprometer com a missão da empresa; integrar ambiente e organização, relacionados a forma como flui a comunicação e a delegação de tarefas, podendo estar associadas a motivação dos integrantes no espaço de trabalho e reduzir conflitos, para que haja a maior harmonia entre os diferentes processos e departamentos da empresa.

Para que tudo ocorra como planejado, a logística trabalhada deve se apoiar a algum tipo de estrutura, seja ela funcional, formal ou informal, cada uma com um ideal diferente, servindo como base para os mais diversificados tipos de negócios.

 Estrutura Funcional

Estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento, sendo cada setor especializado em uma utilidade, como por exemplo, setor financeiro, setor de produção e etc. Esta forma de estrutura apresenta como principais vantagens o fato de proporcionar a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a seleção e a formação de novos trabalhadores. Quanto às desvantagens, este tipo de estrutura apresenta certa rigidez estrutural e excessiva dependência do topo da hierarquia, para poder tomar cada decisão.

Existem também estruturas funcionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com